Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez: Em 1970, programas de maior audiência chegavam a conquistar 50% no Ibope

17 de Julho de 2014

"Alô Brasil, Aquele Abraço" era vice-líder de audiencia no Rio

O início da década de 1970 marcou por registrar altos índices de audiência para os programas que ocupavam o horário nobre da televisão brasileira, principalmente aqueles apresentados pela TV Globo.

Na lista dos dez programas mais vistos pelos telespectadores, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo, não se registrava muita diferença entre as atrações com maior audiência. Se tomarmos como base o mês de agosto de 1970, nove dos programas mais vistos eram da Globo e apenas um era da TV Tupi.

"Irmãos Coragem", na foto parte do seu elenco, era líder no Rio e SP

O grande destaque, em agosto de 1970, ficava com a novela “Irmãos Coragem” de Janete Clair, um sucesso absoluto com pouco mais de 50 capítulos exibidos, e que registrava 70% de audiência no Rio e 45% em São Paulo.

No segundo lugar no Rio estava o programa “Alô Brasil, Aquele Abraço” com 64%, seguido por “Faça Humor, Não Faça a Guerra” com 62%; o “Jornal Nacional” com 60% e a “Discoteca do Chacrinha” com 59%.

O único programa de uma outra emissora que não a TV Globo que aparecia entre os 10 mais vistos, no Rio de Janeiro, era o “Programa Flávio Cavalcanti” da TV Tupi, que ocupava o nono lugar, com 44% de audiência nas noites de domingo.

"Programa Silvio Santos" conquistava 44% de audiência em SP

 

Em São Paulo, a novela das 20h da Globo era seguida por “Programa Silvio Santos”, na sua época também na TV Globo, com 44% da audiência. A seguir vinham “Balança, Mas Não Cai” com 41%; “Jornal Nacional” com 38% e “Alô Brasil, Aquele Abraço” com 36%.

"Faça Humor Não Faça a Guerra" era sucesso nas segundas-feiras

 

Também na lista dos mais vistos em São Paulo, o único fora da Globo era o “Programa Flávio Cavalcanti”, exibido a partir das 18h dos domingos, com 29% da audiência.

Mas os paulistas preferiam o humor de "Balança, Mas Não Cai"

 

A novela das sete da TV Globo na época também era um sucesso de audiência. “Pigmalião 70” de Vicente Sesso, já caminhando para a sua reta final, conquistava 54% de audiência na capital carioca, enquanto que na capital paulista seus índices chegavam a 32%, garantindo nos dois estados, o sétimo lugar entre os dez programas mais vistos.

Flávio Cavalcanti era o único programa da Tupi entre os 10 mais vistos 

 

Na próxima semana: Outra novela de Janete Clair bateu todos os recordes de audiência.

Comentários
Assista ao vídeo