![]() |
A Tripda (http://www.tripda.com.br/), mais nova empresa do grupo Rocket Internet, chega ao mercado para ajudar os brasileiros a viajar mais pagando menos – facilitando caronas através de uma plataforma rápida e simples. Mais do que um site, a Tripda é uma comunidade confiável e amigável cuja proposta é oferecer uma alternativa de transporte sustentável e acessível em todo o Brasil.
O projeto foi idealizado pela jovem empreendedora Giuliana Reis, 24, como uma solução para um problema cotidiano. Ao sair de São Paulo para visitar seus familiares na região de Ribeirão Preto, gastava pelo menos R$ 200 incluindo combustível e pedágios. “Sempre reparei que boa parte dos carros na estrada transportava apenas uma ou duas pessoas. Na hora veio aquele sentimento de que com mais pessoas compartilhando, teríamos pelo menos metade dos veículos circulando. E eu também estava sozinha. Veio aquela vontade de fazer algo a respeito e daí surgiu a primeira ideia da Tripda”, explica Giuliana.
A Tripda é uma empresa com enfoque social e ambiental, não tendo faturamento como objetivo principal. O foco nesse primeiro momento é criar a maior comunidade de caronas do Brasil e expandir a marca no maior número possível de países ao redor do mundo sob quatro pilares principais: econômico (compartilhar e reduzir custos com transporte), social (comunidade que conecta pessoa e gera vínculos de amizade), ambiental (menos veículos nas ruas, consumindo menos combustível) e cultural (estimular as pessoas a valorizarem alternativas como poupar, trocar, emprestar e compartilhar).
Para utilizar a plataforma da Tripda, é necessário fazer login com uma conta no Facebook. Isto é feito para adicionar o caráter social e colaborativo de comunidade. Os usuários são estimulados a completar seus perfis, de forma a ter a melhor experiência com os serviços. Isto inclui a possibilidade de aceitar ou não transportar animais, ouvir música, conversar, comer e fumar dentro do veículo. Desta forma, todos os usuários sabem o que esperar da carona e podem selecionar seus companheiros de viagem de acordo com suas preferências.
A Tripda sugere o preço a ser cobrado por trecho, através de cálculo de combustível e pedágio. O motorista pode mudar o preço, respeitando um preço máximo, para que ninguém obtenha lucro – a ideia é sempre compartilhamento de custos. Após cada carona, os usuários avaliam seus companheiros de viagem (motorista avalia os passageiros e vice-versa), para recomendá-los ou não aos outros usuários – reforçando ainda mais a segurança da plataforma.
Em pouco mais de três semanas de operação, a Tripda já obteve mais de 40 mil acessos e possibilitou a oferta de 2 mil caronas para mais de 500 rotas diferentes, com maior força nos estados de São Paulo, Minas Gerais e região Sul do país. Na Europa, sites que seguem o mesmo conceito chegam a ter mais de 1,3 milhão de membros ativos, consolidando-se como uma forma alternativa, barata e sustentável detransporte.
Como funciona
Para os passageiros, basta inserir o local de partida e chegada para visualizar as caronas disponíveis, que aparecerão ordenadas por datas. Para os motoristas, basta indicar seu trajeto, data e hora da viagem, bem como algumas informações extras (tamanho da bagagem, se aceita fazer desvios e tolerância de horário). No perfil dos usuários, também é possível ver o número de amigos que possui no facebook. Os usuários podem escolher quais informações suas serão compartilhadas com seus companheiros de viagem.
Para otimizar o espaço do carro, o usuário pode estabelecer pontos de parada ao longo do trajeto, onde passageiros podem subir ou descer do veículo. Também é possível indicar qual é a flexibilidade para desviar um pouco de uma rota original para atender à necessidade de determinado passageiro. Esses aspectos aumentam a chance de obter passageiros durante a viagem, já que maximizam o alcance de destinos e ainda indicam a predisposição de quem oferece a carona a se adaptar às necessidades de outros usuários.
Antes de agendar sua viagem, o passageiro sabe o nível de conforto do carro, marca e modelo, além do espaço disponível para bagagens. Isso permite que o usuário selecione os motoristas, dentre as diversas opções existentes, de acordo com sua preferência de conforto.
Além disso, visando a preferência e segurança de cada usuário, há a opção “Só para Elas”, representada por um ícone personalizado que filtra para que as caronas ocorram apenas entre mulheres motoristas e passageiras.
Serviço:
www.tripda.com.br
https://www.facebook.com/tripdacarona
Sobre a Rocket Internet GmbH
Originado em Berlim (Alemanha), o grupo Rocket Internet GmbH trabalha na construção de modelos de negócio promissores e já criou diversas empresas de Internet de sucesso nos últimos anos. Entre elas os destaques estão: Zalando, Home 24, Groupon/CityDeal, Dafiti, Mobly, Easy Taxi, Kanui, Tricae e Westwing. Atualmente, está presente em mais de 18 países – Europa, Ásia e América. No Brasil, desde março de 2011, já desenvolveu mais de 16 modelos de negócios (e-commerce, marketplace e subscription), utilizando a Internet como principal plataforma.