Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Cartão de Visita: Notáveis participam da Rota 66

3 de Novembro de 2011














A coluna Cartão de Visita conta com o apoio cultural de Nilton e Cristina Beraldo, da Beraldo Advogados Associados, da Formato Móveis, da Gallery, da Dentfix, da Woman Plastic e da Moviecom.

NOTÁVEIS PARTICIPAM DA ROTA 66

Em recente viagem aos Estados Unidos, o colunista percorreu, de moto, a lendária Rota 66, ao lado de Francisco, Dejar, Kadri, Jacob, Renan, Emygdio, Rogério, Fábio, Youssef, Davi, Albano, Jamil, José e Gustavo.

A histórica Rota 66 é hoje de grande importância cultural e turística. Antes, era uma rodovia norte-americana, chamada US 66. Com a sua desativação, o governo atribuiu à rodovia o estatuto de "Estrada Histórica", eternizando-a para sempre. A Route 66 possui uma dimensão quase mítica na cultura americana. Simboliza um período importante do desenvolvimento da maior nação do mundo. A cultura do automobilismo norte-americano propiciou que o automóvel, a motocicleta e a liberdade fossem os principais protagonistas da fama dessa histórica estrada.

A Route 66 tornou-se um estereótipo e está intimamente associada a diversas imagens da cultura americana, algumas com a dimensão de ícones: os caminhões transcontinentais, como o Peterbilt; o Corvette; as Choppers; os motores V8 e tantos outros exemplos. Essas imagens têm sido amplamente utilizadas pelo cinema. Quando vemos obras como Paris-Texas, Easy Rider, Bagdad Café ou Duel - um filme de Spielberg feito para a TV, em 1971- ou mesmo qualquer outro filme que se passe nas cidades rurais, é inevitável que não remetamos o pensamento à mãe de todas as estradas.

Grande parte da 66 desapareceu embaixo das modernas auto-estradas, outros trechos foram transformados em ruas de cidades, com um comércio relevante, e outros estão completamente abandonados e intransitáveis. No entanto, diversas associações lutam pela preservação do que sobrou da Rota 66, e continuam a cultivar toda a histórica fama dessa estrada e do que ela representou para a América.
(Fonte: http://www.rota66.org/main.html?src=%2F)









Além do Tele História, a coluna Cartão de Visita é publicada em diversos jornais do interior de São Paulo e Minas Gerais. Os primeiros jornais a publicar a coluna foram O Santarritense, A Gazeta, O Farol, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), O Jornal Da Cidade, de Atibaia (SP) e o Correio do Papagaio, de Aiuruoca (MG), que circula em 28 cidades do sul de Minas. O programa Cartão de Visita, apresentado por Débora Santilli, em breve estará na Record News.

Comentários
Assista ao vídeo