Viver - Saúde

Conheça alguns exames para manter o coração saudável durante os jogos da Copa

11 de Junho de 2014

A Copa do Mundo é um ótimo exemplo de como o futebol desperta grandes emoções nos torcedores. Um evento com tamanho poder de mobilização pode mudar consideravelmente o comportamento do organismo diante da adrenalina dos jogos. Pesquisas indicam que, seja ganhando ou perdendo, o que realmente causa alterações no corpo é a dramaticidade das partidas. A hora dos pênaltis, por exemplo, é responsável por muitos ataques do coração.

De acordo com o Dr. Rafael Munerato, diretor médico e cardiologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica, quando estamos diante de fortes emoções, recebemos uma forte descarga de adrenalina no organismo. “Esse hormônio aumenta a frequência dos batimentos cardíacos e a pressão arterial”, explica o especialista.

Para uma pessoa com problemas cardíacos, o excesso de adrenalina pode desencadear reações graves: “Se o sangue passa com maior velocidade e pressão por vasos sanguíneos com placas de colesterol, pode iniciar um processo de coagulação que fecha os vasos, causando infarto”, completa.

Como a adrenalina é liberada em situações de perigo ou risco, o corpo se prepara para reagir. Daí a importância de manter os exames cardíacos em dia, para evitar surpresas durante o momento intenso dos jogos. O Dr. Munerato fala sobre seis exames gerais de medicina diagnóstica  que podem ajudar a checar suas condições cardíacas atuais e monitorar a saúde do corpo.

Confira os exames que não podem faltar na lista de Check up:

Eletrocardiograma: Realizado em repouso, o exame avalia a condução elétrica do coração. É utilizado para mapear o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, permitindo a identificação de arritmias cardíacas (alterações do ritmo do coração) e distúrbios na condução elétrica deste órgão.

Teste ergométrico: O teste de esforço pode ser realizado em esteira ou bicicleta. Serve para provocar o esforço físico máximo em um ambiente supervisionado, onde é possível medir a pressão arterial durante todo o exame. É um dos métodos mais sensíveis para investigar arritmias induzidas pelo esforço e doença de coronárias. 

Holter 24 horas: É um eletrocardiograma que dura 24 horas. São colados eletrodos no tórax do paciente, que são conectados a uma caixa semelhante a um toca-fitas. O paciente deve carregar essa caixa por 24 horas, mantendo sua rotina normalmente, e se possível, reproduzindo as ocasiões que provocam algum desconforto. Além disso, deve anotar minuciosamente no diário tudo que fizer durante o dia. 

Ecocardiograma transtorácico: O aparelho de ultrassom é encostado na pele e com isso é possível desenhar o coração na tela do computador. Também é possível medir a velocidade do sangue e como ele se movimenta por meio das válvulas. Outra utilidade é ver como o coração contrai e relaxa. Em resumo, é uma avaliação da anatomia do órgão.

Perfil Lipidico: a dosagem do colesterol total e frações associada com dados da consulta medica possibilitam a estratificação do risco cardiovascular e orientações específicas para que as pessoas possam diminuir o risco de enfrentar algum problema cardíaco.

Hemograma: O famoso exame de sangue avalia a distribuição das células de defesa do organismo e os níveis de plaquetas do sangue. É fundamental para mapear casos de anemia, ainda que em pequeno grau, e a pré-disposição ao sangramento e/ou trombose, além de mostrar como está a saúde do organismo e do sistema imunológico.

 

Comentários
Assista ao vídeo