Colaboradores - Ruvin Singal

Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva, ganha versão musical

26 de Setembro de 2026

Com direção de Gustavo Barchilon e adaptação de Marilia Toledo, espetáculo conta a história do acidente do escritor e tem hits dos anos 80 de Legião Urbana, Titãs, Lulu Santos e Barão Vermelho. A estreia acontece no dia 19 de setembro no Teatro Sabesp Frei Caneca, em SP

Créditos: Caio Galluci

O premiado romance autobiográfico Feliz Ano Velho, do escritor, dramaturgo e  jornalista paulista Marcelo Rubens Paiva — autor de Ainda Estou Aqui, livro que deu origem ao filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional — está prestes a ganhar sua primeira versão musical com direção de Gustavo Barchilon e adaptação de Marilia Toledo. 

O elenco protagonista é formado por Hugo Bonèmer (Marcelo Rubens Paiva), Bruno Garcia (Marcelo Rubens Paiva / Rubens Paiva) e Heloísa Périssé (Eunice Paiva). Completam o elenco Abrahão Costa, Bibi Tolentino, Giselle Lima, Ingrid Gaigher, João Côrtes, Lázaro Menezes, Lia Canineu, Luciano Mallmann, Mateus Ribeiro, Mattilla, Renan Mattos, Sabrina Korgut e Tuna Dwek.

O musical, que terá sua temporada de estreia no Teatro Sabesp Frei Caneca, de 19 de setembro a 22 de novembro de 2026, tem ingressos à venda. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras e tem produção da Barho Produções. 

Escrito em 1982, o primeiro livro de Marcelo Rubens Paiva marcou diversas gerações,  sobretudo a dos anos 1980, por retratar tão bem a juventude da época e por contar  sem tabus a história do acidente que o autor sofreu em uma lagoa em Campinas e  que o deixou tetraplégico. 

Além de ter vencido diversos prêmios, como o Jabuti, e de ter sido traduzida para diversos idiomas, a obra ganhou ainda mais evidência depois de uma icônica montagem teatral  em 1983, dirigida por Paulo Betti, adaptada por Alcides Nogueira e estrelada  por Denise Del Vecchio, Lilia Cabral, Adilson Barros, Christiane Rando e Marcos  Frota. 

Para levar aos palcos essa trajetória de reabilitação e superação, cheia de reflexões sobre a vida, o musical reúne hits inesquecíveis dos anos 1980, como sucessos de Legião Urbana, Titãs, Lulu Santos e Barão Vermelho. “A montagem busca uma linguagem diferente daquela que estamos acostumados a ver nos musicais tradicionais. Com uma estética atemporal, música, texto, imagem e atuação se misturam para contar essa história de um jeito novo. Assim como Feliz Ano Velho trouxe uma nova linguagem para a literatura de sua época, quero  que o espetáculo também encontre uma nova forma de se comunicar com o público de hoje”, conta o diretor Gustavo Barchilon. 

“Figurinos, espaço e linguagem se afastam da reconstrução histórica para concentrar o olhar no ator, na palavra e nas relações”, conclui.

SOBRE A PETROBRAS 

O Brasil é diverso e inspirador. E é por isso que a Petrobras é uma das maiores  patrocinadoras da cultura brasileira. A companhia possui uma história de mais de 40 anos  acreditando de forma contínua na cultura como elemento transformador e fonte de energia para a sociedade. O Programa Petrobras Cultural tem a Brasilidade como elemento  norteador, que se materializa nas temáticas, origens, curadoria, história e características de  cada projeto que selecionamos. Por meio do patrocínio a diversos projetos em todo o país,  colocamos em prática nossa crença de que a cultura é uma importante energia que  transforma a sociedade. 

"É um privilégio para a Petrobras apresentar a primeira versão musical de 'Feliz Ano  Velho', uma obra que segue marcando gerações. Trazer aos palcos uma história de  superação tão emblemática reafirma nosso papel de impulsionar a brasilidade e o  desenvolvimento do país, também por meio da cultura", afirma Milton Bittencourt,  gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras. 

Ficha técnica: 

Diretor Geral: Gustavo Barchilon 

Diretor de Produção: Thiago Hofman

Dramaturgia: Marilia Toledo, a partir do texto original de Alcides Nogueira, inspirado no romance de Marcelo Rubens Paiva

Diretora Associada: Daniela Stirbulov 

Diretor Musical e Arranjador: Carlos Bauzys

Cenógrafa: Natália Lana

Coreógrafo: Gabriel Malo

Designer de Luz: Maneco Quinderé

Designer de Som: Gustavo Inca

Designer de Vídeo: André Voulgaris

Figurinista: Karen Brusttolin

Visagista: Feliciano San Roman

Elenco: 

Hugo Bonèmer (Marcelo Rubens Paiva)

Bruno Garcia (Marcelo Rubens Paiva / Rubens Paiva)

Heloísa Périssé (Eunice Paiva)

Abrahão Costa

Bibi Tolentino

Giselle Lima

Ingrid Gaigher

João Côrtes

Lázaro Menezes

Lia Canineu

Luciano Mallmann

Mateus Ribeiro

Mattilla

Renan Mattos

Sabrina Korgut

Tuna Dwek

Serviço 

Local: Teatro Sabesp Frei Caneca 

Endereço: Rua Frei Caneca, 569, 7º andar - Consolação  

Datas: 19 de setembro a 22 de novembro de 2026 

Horários: sexta-feira, às 20h | sábado, às 17h e às 20h | domingo, às 15h e às 18h

Capacidade: 600 lugares 

Classificação indicativa: 14 anos 

Duração: 100 minutos 

Abertura da casa: 1 hora antes de cada espetáculo. 

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS 

Internet (com taxa de serviço): uhuu.com  

Bilheteria do Teatro Sabesp Frei Caneca (sem incidência de taxa de serviço): 

Shopping Frei Caneca: Rua Frei Caneca, nº 569, 7º Piso - Consolação.

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 12h às 15h e das 16h às 19h. 

Às segundas-feiras, a bilheteria permanece fechada.

O Cartão de Visita News teve o prazer de assistir ao FELIZ ANO VELHO, da obra de Marcelo Rubens Paiva. O premiado diretor Gustavo Barchilon, já coleciona ao longo de sua carreira grandes sucessos, tais como:

Sherek

Dreamgirls

Funy Girls

Titanique, dentre outros , e Feliz Ano Velho não será diferente.

Direção precisa para um elenco afinado, destacando Bruno Garcia e Hugo Bonemer vivendo Marcelo Rubens Paiva. Estória pungente, atemporal que o público curte canta e se emociona. Imperdível !!!!!

Comentários
Assista ao vídeo