Cultura - Teatro

Espetáculo Valsa nº 6, da Cia. Cães Errantes faz curta temporada no Espaço Parlapatões, em setembro

16 de Agosto de 2026

Montagem da Cia. Cães Errantes radicaliza o minimalismo do texto de Nelson Rodrigues e aproxima a obra de temas urgentes como a violência de gênero e o abuso infantil

Créditos: Cecília Gidali

Valsa nº 6 retorna ao Espaço Parlapatões para uma curta temporada de seis apresentações, nos dias 02, 03, 04, 12, 29 e 30 de setembro. Dirigido por Gabriel Starobinas e protagonizado por Fernanda Gidali, o espetáculo da Cia. Cães Errantes propõe um olhar contemporâneo para uma das obras mais singulares do autor.

Escrito em 1951, o único monólogo de Nelson Rodrigues acompanha Sônia, uma jovem assassinada aos 15 anos que tenta reorganizar os fragmentos de sua própria história. Entre lembranças confusas e lacunas, a personagem constrói e desconstrói sua narrativa enquanto busca compreender os acontecimentos que levaram à sua morte.

Na montagem, texto e interpretação ganham foco central. Sem cenários ou figurinos que remetam a uma época específica, a encenação reforça o aspecto atemporal da obra, aproximando-a de questões urgentes da atualidade como a violência de gênero e o abuso infantil. A proposta é partir do minimalismo para criar uma experiência em que o público participe ativamente da reconstrução da história de Sônia.

A sonoplastia assinada por Nina Darin e o desenho de luz de Gabrielle Costa contribuem para a construção desse universo vazio e fragmentado, oferecendo diferentes possibilidades de leitura e convidando o público a mergulhar na perspectiva da personagem.

O espetáculo marca o início das atividades da Cia. Cães Errantes, que surge com a proposta de desenvolver trabalhos centrados no ator e na experimentação de linguagem.

Sinopse

Após ser assassinada, Sônia tenta montar o quebra-cabeça de suas memórias e reconstruir os acontecimentos de sua vida. Suspensa em um espaço sem tempo definido, a jovem revela uma trama de assassinato, adultério, alucinações e conflitos entre o real e o imaginário.

Serviço

Datas: 02, 03, 04, 12, 29 e 30/09

Horário: 20h

Local: Espaço Parlapatões - Pç. Franklin Roosevelt, 158

Ingressos: R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia)

Duração: 60 minutos

Classificação: 14 anos

Ficha Técnica

Texto: Nelson Rodrigues

Direção: Gabriel Starobinas

Elenco: Fernanda Gidali

Sonoplastia: Nina Darin

Iluminação: Gabrielle Costa e Gabriel Starobinas

Operação de luz: Caroline Rúbio

Produção geral: Vitória Anibal

Realização: Cia. Cães Errantes

Comentários
Assista ao vídeo