Trio aposta em um disco que conecta música, artes visuais e ação coletiva, e além de trazer os novos nomes da música brasileira, eles exaltam grandes nomes como Arthur Verocai, Lenine e Hamilton de Holanda
![]() |
A juventude como um modo de ser e viver. É nessa perspectiva que Os Garotin lança “Força da Juventude”, segundo álbum da carreira que expande sua identidade sonora e transforma o conceito em prática, reunindo música, artes visuais e colaborações que atravessam diferentes gerações. O projeto reúne 13 faixas que transitam entre o pop e a MPB, incorporando elementos de funk, samba e soul, sem perder o groove e a assinatura romântica que marca o som do trio. Ouça aqui!
Vencedores do Grammy Latino em 2024, o grupo dá um passo adiante ao apostar em um disco que cresce tanto em alcance quanto em ambição. “A Força da Juventude é sobre postura, posicionamento e estilo de vida. Também carrega a responsabilidade do jovem de olhar para o futuro e refletir sobre a forma como enxerga a vida – sempre em busca do novo e de uma existência mais intensa, com emoção. As músicas que falam de amor traduzem justamente essa vivência: um amor experimentado de maneira profunda, própria da juventude”, comenta Anchietx.
A base do projeto continua sendo a criação coletiva. Antes de chegar ao estúdio, as músicas nascem da composição conjunta dos integrantes, que desenham arranjos e harmonias vocais como ponto de partida. A produção fica novamente nas mãos de Julio Raposo, produtor musical responsável também pelo primeiro álbum, agora contribuindo para um trabalho mais maduro, direto e coeso.
“A gente participa muito no primeiro momento quando a ideia é compor as músicas e levantar algumas ideias de arranjo. A produção do Raposo entra para trazer harmonia e aprimorar todo esse material. Uma coisa muito importante é que a composição nasce antes da produção musical. No nosso trabalho, nós somos os compositores e, depois, os produtores ‘colocam a roupa’ nas canções. Acho bem mais interessante trabalharmos dessa forma, pois a canção nasce sem amarras e depois pode ser levada para onde quiser. Além de tudo, nós, como trio, participamos muito desse processo de ideias com o Raposo. Com ele, evoluímos bastante na composição. Respeitamos muito quando ele se impõe e recebemos isso muito bem, trazendo uma visão mais sofisticada, sem perder a nossa essência, o que faz manter a nossa identidade”, acrescenta Cupertino, destacando o processo criativo do trio.
As participações ampliam ainda mais o alcance do disco. “Força da Juventude” reúne nomes como Lenine, Arthur Verocai, Hamilton de Holanda, Liniker, Marina Sena, BK’, 2zDinizz e a cantora americana MALIA. Mais do que feats, os encontros funcionam como extensão do conceito do álbum – diferentes vozes, trajetórias e estéticas conectadas por uma mesma ideia de movimento e transformação.
“Apesar de a junção dos feats ter acontecido de forma natural reunindo Lenine, Arthur Verocai, Hamilton de Holanda, Marina Sena, BK’ e outros, o álbum reúne artistas de diferentes estilos e idades. Acredito que isso, por si só, já traduz um conceito de juventude mais amplo, mostrando que ela pode ser apresentada de diversas formas”, completa Leo Guima.
Essa diversidade de encontros também ultrapassa fronteiras. A cantora americana MALIA, que vem integrando o projeto, destaca a conexão com o trio:
“Tento não colocar muitas expectativas na música depois que ela é lançada no mundo — só espero que as pessoas sintam algo quando a ouvirem. Essa, em especial, parece muito boa, com um espírito bem leve. Colaborar com Os Garotin foi uma experiência linda. Houve uma verdadeira sensação de abertura e sintonia musical, mesmo à distância — parecia que estávamos falando a mesma língua emocionalmente”, finaliza MALIA.
Essa sintonia criativa se traduz nas faixas do álbum, especialmente em “Se Joga”, com Marina Sena e o rapper BK’, escolhida como foco do projeto. Com uma sonoridade pop e direta, a música sintetiza o espírito do disco ao unir universos distintos em uma faixa com forte potencial de alcance.
“Força da Juventude” não se limita ao áudio. O projeto se desdobra também nas artes visuais, reforçando o conceito de coletividade que guia o projeto. Doze artistas de diferentes regiões do Brasil foram selecionados para criar obras inéditas inspiradas nas faixas. A curadoria mistura nomes já admirados pelo trio e artistas periféricos, ampliando o alcance dessas produções e propondo um diálogo direto entre música e arte.
As artes que compõem o projeto levam as assinaturas de Renata Leoa, Emerson Rocha, Pandro Nobã, Kika Carvalho, Elian Almeida, Blecaute, Maria Ismalia, Tainan Cabral, Amanda Neves, Alexia Ferreira, Tassila Custodes e Marcos da Matta.
A distribuição do projeto é feita via Virgin Music Group.
OUÇA “Força da Juventude” AQUI
TRACKLIST
1. Hoje Eu Vou Me Dar Bem
2. Se Joga (feat. BK’ e Marina Sena)
3. Baby Não Vá
4. Deixa Eu Te Encontrar (feat. MALIA)
5. Soul Brasileiro (feat. Lenine e Hamilton de Holanda)
6. Força Da Juventude
7. Falador (feat. 2ZDinizz)
8. Gimme Just One Night
9. Calor e Arrepio
10. Não Vá
11. Fantástica
12. Simples Assim (feat. Liniker)
13. Uma Noite Só (feat. Arthur Verocai)