A AT Internet (www.atinternet.com), uma das maiores companhias de Digital Analytics do mundo, anuncia o lançamento de uma solução de “TV Tracking” para ajudar os anunciantes a medir o impacto em tempo real das campanhas publicitárias veiculadas na TV em suas plataformas na Web. O serviço já está disponível na Europa e no segundo semestre estará também acessível aos clientes brasileiros.
Estudos recentes de comportamento comprovaram que 75% dos usuários de Internet interagem com uma “segunda tela” em outro equipamento enquanto estão assistindo televisão e que o site de uma marca tem picos de acesso nos dois minutos seguintes à exposição do comercial na TV.
A partir destas constatações, a AT Internet desenvolveu uma ferramenta para monitoramento de TV com três objetivos:
- Medir com precisão o retorno do investimento em publicidade;
- Obter conhecimento mais detalhado da audiência para definir melhor o target a partir de uma análise sócio-demográfica;
- Sincronizar e otimizar campanhas cross-media
“A habilidade de medir a audiência proveniente da Web será extremamente útil para os anunciantes em suas campanhas criadas para os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil. Este dado tem um enorme valor para as marcas que querem monitorar e justificar seus investimentos em campanhas tanto na Internet quanto na Web”, disse Jean-Baptiste Roux, Vice-Presidente de Vendas da AT Internet.
Medir a audiência gerada a partir da Internet era praticamente impossível
Ano após ano as marcas vêm aumentando a fatia do bolo publicitário para a mídia TV mesmo com a complexidade de medir o retorno do investimento e o impacto na Web. A falta de dados confiáveis dificultava mensurar diretamente a influência dos comerciais de TV no tráfego na Internet ou as taxas de conversão. A partir de agora, a solução da AT Internet permite aos anunciantes calcular o retorno real do investimento (ROI) e, desta forma, justificar e otimizar seus investimentos em marketing.
A plataforma de analytics da AT Internet disponibiliza dados precisos sobre a audiência, alcance e taxas de conversão em tempo real no momento em que o comercial está no ar. Além disso, possibilita acompanhar a atividade dos visitantes do site mesmo depois da veiculação do filme publicitário. Os anunciantes conseguem assim analisar suas audiências com grande profundidade. A habilidade de acessar dados da Web a partir de critérios sócio-demográficos, como classe social, profissão, idade, interesses e outros fatores, irão resultar em uma definição mais precisa dos targets das campanhas.
Plano de mídia 3.0
O “TV Tracking” da AT Internet gera para as marcas informações ricas para a elaboração de um plano de mídia otimizado. Os anunciantes podem identificar as combinações mais eficazes de criação, emissora de TV e tempo de exibição e redefinir seus targets a partir da audiência alcançada na Internet. A solução dá aos profissionais de mídia uma visão 360 graus, permitindo afinar suas compras de mídia para veicular campanhas de forma mais eficiente e com resultados mais efetivos.
Conectando os universos de TV e Internet
O sistema desenvolvido pela AT Internet integra, de forma inovadora, os dados ricos provenientes da TV e da Web em uma simples e intuitiva ferramenta. Seus ‘dashboards’ amigáveis permitem aos usuários customizar os indicadores de performance (KPIs) em cada segmento – e-commerce, B2B, serviços financeiros e outros.
A tecnologia inteligente por trás da nova solução foi desenvolvida em parceria com experts em ‘TV Tracking’. O sistema reconhece o fluxo de áudio e vídeo e pode associar o comercial de TV com o site da marca a partir de simples tags de JavaScript. Outro benefício relevante é sua simples e rápida integração, independente dos anunciantes já utilizarem plataformas de analytics da AT Internet.
“Nossa nova solução gera um valor agregado real na medida em que enriquece o ‘analytics’ com informações confiáveis e mensuráveis essenciais para o planejamento de mídia. Outra grande vantagem da nossa ferramenta de ‘TV Tracking’ é seu baixo custo, que representa um investimento mínimo dos anunciantes em comparação com os orçamentos destinados para campanhas em TV e o tremendo valor dos dados extraídos”, finaliza Jean-Baptiste Roux.
Para mais informações sobre o TV Tracking acesse o site e o infográfico.