Cultura - Música

Tom Ribeira, revelação da Nova MPB, lança o single “Juba”

30 de Janeiro de 2026

Artista também anuncia o lançamento de seu primeiro EP ‘Pedaço’ para o dia 6 de março

Tom Ribeira: single constrói metáfora do leão que perde a juba para a leoa
Créditos: PH Soares e Daniel Ribeiro

Em “Juba”, novo single do cantor e compositor Tom Ribeira, a leoa não vence pela força, mas pelo encanto, pelo desejo e pela inteligência afetiva. A faixa chega nesta sexta-feira, dia 30, às plataformas digitais, com destaque para o tom contemplativo do autor. Desde os primeiros versos — “Sua imagem me paralisou / Nem se eu quisesse escapar, daria” — ela se instala em um território em que o amor surge como força arrebatadora, capaz de suspender o tempo e a razão.

Tom constrói uma metáfora poderosa: a do leão que perde a própria juba para a leoa. Não se trata apenas do símbolo de orgulho e soberania, mas de uma entrega total em nome da paixão. “É um amor tão forte, tão maluco”, como diz o próprio artista, que subverte hierarquias e redefine quem conduz a narrativa.

O single faz parte do primeiro EP do artista intitulado ‘Pedaço’, com lançamento marcado para o dia 6 de março.

A canção “Juba” se destaca dentro do repertório de Tom por sua influência old school, com uma sonoridade clássica e orgânica. Segundo o artista, a gravação ao vivo com a banda reforça essa sensação de intimidade e atemporalidade, evocando uma estética de “banda antiga”, em que os silêncios, respirações e pequenos desvios fazem parte da emoção.

VEJA O CLIPE DE “JUBA”, O NOVO SINGLE DE TOM RIBEIRA

“É uma faixa que soa preservada, quase intacta, com poucas intervenções posteriores — apenas os coros adicionados ao final, no refrão, ampliam a sensação de eco e entrega”, define o artista.

Diferentemente das outras faixas do EP, como “Vênus ou Urano” e “Botucatu”, por exemplo, “Juba” aposta menos na urgência e mais na imersão, revelando um Tom Ribeira interessado em explorar outras texturas sonoras. O resultado é uma canção que não se impõe — ela envolve. Um retrato delicado e intenso de um amor que não apenas conquista, mas transforma.

A canção foi escrita por Tom e apresentada ao amigo Breno Viricimo, que também assina a produção do EP, ganhando novos acordes e texturas. Juba chega ao mundo como uma parceria de Tom e Breno.

O novo single será apresentado em show de lançamento do EP, no dia 15 de março, na casa de shows Na Rotina, em São Paulo.

Sobre Tom Ribeira

Com influências de Dorival Caymmi, Cartola, Adoniran Barbosa, Gal Costa e Itamar Assumpção, Tom Ribeira sacramenta a MPB como o DNA do seu estilo de compor e cantar, mas também transita por gêneros como samba, pop e rap.

Tom começou a construir uma sólida comunidade nas redes sociais aos 18 anos, com interpretações de músicas populares e autorais. Em 2022, saiu de sua cidade e, depois de alguns meses, estreou em dois importantes palcos internacionais – os históricos teatros La Cigale e Elysée Montmartre, em Paris.

Enquanto seu primeiro EP é lançado, o jovem artista encontra seu público pelos palcos do Brasil, apresentando suas canções autorais e interpretações de grandes nomes de nossa música em shows que já passaram por diversas cidades do país.

Ficha Técnica de “Juba”

Tom Ribeira - voz, violão de nylon, coro

Breno Viricimo - baixo, violão de aço, synth

Danilo Moura - percussão

Thomas Harres - bateria

Agenor de Lorenzi - teclado

Produção Musical:

Breno Viricimo

Sound recording:

Pedro Quiriku

Mix: Rémy Dumelz

Master: Joe Laporta

Arranjos:

Breno & Tom

Letra:

Tom Ribeira

Composição:

Tom Ribeira e Breno Virícimo

A&R: Philippe Ascol

Comentários
Assista ao vídeo