Cultura - Música

Queridinho das celebridades, Trancoso aposta em festival de música com grandes nomes no pós-verão

27 de Janeiro de 2026

Após receber famosos como Virginia e Vini Jr, o distrito no sul da Bahia dá espaço a evento que une concerto e ritmos populares 

Com água cristalina, arquitetura histórica e uma ampla diversidade cultural, Trancoso, na Bahia, vem se popularizando entre as celebridades. Os resorts luxuosos e casinhas coloridas características do distrito tomaram os feeds na temporada de festas: nomes como Vini Jr., Virginia Fonseca e Adriane Galisteu marcaram presença no litoral baiano neste fim de ano.  

Localizado na cidade de Porto Seguro, o destino no extremo-sul baiano já recebeu visitantes internacionais como Shawn Mendes e Beyoncé, atraindo turistas de todo o mundo para a temporada de verão. Segundo a administração do aeroporto Terravista — que recebe apenas jatinhos e aviões com até 100 passageiros —, o registro anual de voos para destino fica na casa dos 4 mil e chegou a congestionar no verão de 2024.  

No entanto, para quem busca economia, a alta temporada (de dezembro a fevereiro) e os feriados prolongados devem ser evitados, uma vez que apresentam um aumento significativo nos preços das acomodações e consumo em praias e bares por conta da presença de turistas.  

E se engana quem pensa que Trancoso não tem nada a oferecer na baixa temporada. Muito pelo contrário: o distrito é famoso por sua diversidade cultural, promovendo atividades artísticas como capoeira, rodas de samba e festivais de música durante todo o ano.  

Agenda cultural em Trancoso 

Além das casas que remontam ao século XVI e as igrejas barrocas que já são uma atração por si, Trancoso oferece uma gama de atividades para aproveitar a viagem em qualquer época.  

Exemplo disso é o Festival Música em Trancoso, que transforma o Quadrado de Trancoso — gramado cercado pelas casinhas coloridas e principal atrativo do destino — em um verdadeiro palco cultural.  

Misturando os ritmos populares à música erudita, o Festival é sediado no Teatro L’occitane desde 2012 e, neste ano, leva nomes como Vanessa da Mata, Carlinhos Brown e Orquestra Ouro Preto aos holofotes nos dias nos dias 1112, 13 e 14 de março.  

O festival se firmou como um dos principais eventos culturais do calendário baiano ao propor o encontro entre a música de concerto e os ritmos populares brasileiros, ampliando o acesso à cultura e fortalecendo o turismo no sul do estado mesmo fora de temporada.  

“Trancoso é um destino que vai muito além do luxo, e o festival ajuda a mostrar isso. A cultura tem um papel fundamental na descentralização do turismo, valorizando o território, os artistas e a comunidade local mesmo fora do período tradicional de férias”, complementa Sérgio Mehlen, diretor artístico do Festival Música em Trancoso. 

Os valores dos ingressos variam entre R$ 25,00 e R$ 500,00, disponíveis nas modalidades Plateia e Gramado. Esta última permite ao espectador assistir ao concerto do lado de fora do Teatro, por meio de transmissão ao vivo, oferecendo uma opção mais acessível ao público.

Serviço:  

Local: Teatro L’Occitane, Quadrado de Trancoso (BA) 

Data: 11, 12, 13 e 14 de março de 2026 

Ingressos: Sympla

Sobre o Instituto Terravista 

O Instituto Terravista é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da cultura, arte e educação no Brasil. Com uma trajetória marcada por iniciativas de impacto social e cultural, o Instituto tem como missão fomentar o desenvolvimento humano e comunitário através de projetos inovadores e inclusivos. Desde 2010, o Instituto Terravista, inicialmente denominado 'Associação Cultural Música em Trancoso', promove eventos que unem música erudita e popular. Com o Teatro L’Occitane como palco desde 2013, o Instituto ampliou suas ações para as áreas da saúde, esporte, educação e cultura para crianças e famílias locais. Democratiza o acesso à arte, impulsionando o desenvolvimento sociocultural e econômico da região, especialmente fora da alta temporada.

Comentários
Assista ao vídeo