Informes - GERAIS

Boticário cria personagem misteriosa e lança plataforma para atender aos pedidos da comunidade

20 de Janeiro de 2026

A iniciativa transforma demandas recorrentes em um estratégia perene de escuta, decisão e desenvolvimento de portfólio de itens best-seller

Eles podem até ter saído das prateleiras, mas nunca deixaram as conversas. Ao longo dos últimos anos, produtos descontinuados do Boticário seguiram vivos na memória afetiva dos consumidores, mobilizando comentários, conteúdos espontâneos e pedidos insistentes por um retorno. Em 2026, a marca decide transformar esse movimento orgânico em estratégia e apresenta A Chefe dos Descontinuados, uma nova plataforma proprietária de escuta ativa, decisão e curadoria de portfólio que se apresenta sob a forma de uma figura simbólica e misteriosa. 

A iniciativa,  criada pela SoWhat, responsável pela estratégia e pelo desenvolvimento do universo narrativo da ação, nasce como resposta direta a um comportamento cada vez mais evidente nas redes sociais: consumidores que não apenas consomem, mas defendem, colecionam e constroem narrativas em torno de fragrâncias icônicas. Mais do que resgates pontuais, “a Chefe” inaugura um modelo contínuo, capaz de mapear dados, sentimentos e tendências culturais para transformar decisões reais de negócio em comebacks. 

Como primeiro movimento da plataforma, a marca de beleza mais amada pelos brasileiros* lança uma vaga simbólica e fictícia de Chefe dos Descontinuados, divulgada nos canais oficiais do Boticário. Com descrição criteriosa, linguagem técnica e um leve toque lúdico, a proposta convida o público a participar de uma conversa maior sobre desejo, memória e pertencimento. Embora o cargo, a vaga e a cadeira não existam no organograma da companhia, o método e a escuta que essa figura representa são reais. 

Para Carolina Carrasco, diretora de Branding e Comunicação do Boticário, a marca transforma o desejo de conversa e entretenimento em decisão de portfólio, sem tratar a nostalgia como exceção ou movimento passageiro. “‘A Chefe dos Descontinuados’ passa a ser uma figura conceitual e estratégica que representa o nosso compromisso com uma comunidade que nunca parou de pedir e lembrar. Porque, no fim, alguns produtos nunca foram embora. Eles só estavam esperando o momento certo para voltar. A retomada de Dream, primeiro comeback desse movimento, marca o início de uma estratégia de marca  potente, que ganhará novos capítulos ao longo do ano”, comenta. 

Já para a SoWhat, o movimento representa a consolidação de uma lógica em que o comportamento cultural orienta o conceito e os dados dos Botilovers deixam de ser termômetro para se tornarem ponto de partida. “Chefe dos Descontinuados nasce para dar vida à uma cadeira que já existia simbolicamente dentro do Boticário e materializar de forma criativa um racional estratégico que trabalhamos de forma perene dentro da agência: a de quem monitora sinais culturais, interpreta comportamento e transforma demanda orgânica em critério de decisão. Trata-se de uma ideia social-first, construída a partir de pedidos reais que seguem emergindo nas redes. Nosso papel foi traduzir essa escuta contínua em narrativa, linguagem e método. Por isso, a Chefe permanece sem rosto — o foco nunca está em quem ela é, mas no que ela decide”, Gui Zunttini, diretor de criação da SoWhat. 

Dream: a comunidade pediu e o primeiro comeback foi escolhido 

Dentro desse processo de listening estruturado, o retorno surge como um reflexo direto dessa relação atenta com a comunidade. Lançada originalmente como uma linha de body splashes que convida à imaginação e à leveza, Dream se tornou um verdadeiro objeto de afeto entre consumidores, marcada por fragrâncias doces, envolventes e de forte apelo emocional, e agora retorna com as versões ‘Viagem Encantada’, ‘Céu de Baunilha’ e ‘Amor no Ar’. Ao longo dos anos, seus cheiros continuam sendo lembrados e pedidos de volta, consolidando a linha como um dos maiores símbolos da conexão sensorial e afetiva construída pela marca. 

O vínculo também se reflete nos números. Somente na plataforma de vídeos, a conversa em torno do produto já impulsionou a criação de mais de 7,4 mil conteúdos orgânicos, além de ultrapassar 33 milhões de visualizações em hashtags associadas à linha. Indicadores que reforçam o potencial de viralização e evidenciam como o afeto do consumidor se transforma em relevância cultural e tração para a marca. 

Com estratégia 360°, “Chefe dos descontinuados” conta ainda com ação com criadores de conteúdo que convidam o público a reabrir a conversa sobre os produtos e estimular as pessoas a falarem, comentarem e relembrarem porque alguns itens nunca saíram do imaginário coletivo. A reverberação no Instagram é da W3Haus, a curadoria e mapeamento de influência pela Publination e o PR é liderado pela agência PROS. 

FICHA TÉCNICA 

Agência: SoWhat  

Anunciante: O Boticário 

Título: Chefe dos Descontinuados 

Produto: Linha Dream 

Campanha: Chefe dos Descontinuados 

SOWHAT 

CEO: Bruno Lunardon 

COO: Caroline Swinka 

Direção Executiva: Sofia Ricciardi  

Direção Criativa: Gui Zunttini 

Direção de Atendimento: Evelyn Silvestre 

Direção de Estratégia: Claudio Alves 

Atendimento: Vivi Storelli e Marina do Amaral 

Planejamento: Ryo Masunouchi 

Redação: Beatriz Stradiotto, Cleiber Selfstrom, Júlia Mussak e Bárbara Caldeira 

Direção de Arte: Beatriz Morrone, João Lessa e Mayara Colucci 

PR: Ana Catharina Bessa, Silvia Itimura e Daniela Carvalho 

Influência: Leticia Mendes, Mylenna Wernay e Cauã Sampaio 

Social Media & Comunidade: Natalia Radwanski, Micheli Seniv, Gabriela Krull e Raylla Rocha  

Mídia: Heloisa Pinheiro, Ina Oneda e Matheus Tamaki 

Dados: Leonardo Pimentel e Rafael Patelli 

Audiovisual: Kevin Agostinho e Lucas Ravachi 

Produção: Akira Miyake e Carolina Popoviski  

APROVAÇÃO CLIENTE: Renata Gomide, Marcela de Masi, Carolina Carrasco, Sylvia Cardoso Castello Branco, Karina Radeski Floriani, Gabriela Silva Vilela e Fabiana Amano  

PRODUTORA 

Produtora Sweet Filmes 

Produtor Executivo: Kako Tufano 

Produtor Executivo: Marcelo Campana 

Produtor Executivo: Brunno Papa 

Produtor Executivo: Hélio Ranieri 

Atendimento: Ana Haertel 

Atendimento: Julia Meirelles y Araujo 

Coord. de Produção: Nathalia Cardoso 

Assistente de Coord. de Prod: Julia Gonçalves 

Coord. de Pós: Lucas Miranda 

Assist. de Pós: Pedro Ramos 

Roteirista: Arthur Assumpção 

PRODUÇÃO 

Diretor de Cena: Yanco Gomes 

Assistente de Direção: Catharina Bergo 

2º Assistente de Direção: Julia Gonçalves 

DOP: Caio Humb 

Assistente DOP: Daniel Oliveira 

Assistente DOP 2: Giovanna Ferranti 

Vídeo Assist: Giovanna Fedel 

Logger: Juliano Moreira 

Chefe Elétrica: Vinicius De Oliveira 

Assistente de Elétrica I: Rudney Santos 

Assistente de Elétrica II: Carlos Pegolo 

Assistente de Elétrica III: Gabriel Dos Santos 

Chefe de Maquinária: Maycon Cosmano 

Assistente de Maquinária I: Cristiano Da Silva 

Assistente de Maquinária II: Kaique Wedekim 

Assistente de Maquinária III: Lucas Matoso 

Câmera Pílulas: Vitor De Toledo 

Diretora de Produção: Bárbara Gonnc 

Produtor: Fernando Guerra 

Platô: Rodrigo Pedreira "Pepe" 

Ajudante de Produção I: Sidnei Martins 

Ajudante de Produção II: Ricardo De Jesus 

Diretor de Arte: Gabriela Nassar 

Assistente de Arte: Camila Rodriguez 

Produtor de Objeto: Gabriela Drimus 

Assistente de Objeto: Mariana Leal 

Produtora de Arte: Maria Cecília Mota 

Contra Regra: Vinícius Ribeiro 

Ajudante Objeto: Helio Da Silva 

Ajudante Objeto: Erick De Souza 

Ajudante Arte: Luis Figueiredo 

Ajudante Arte: Edson Moraes 

Make + Hair: Mônica Barboza Cunha 

Assistente Make: Ana Moraes 

Produtor de Elenco: Vaz & Stapani 

Elenco: Gabi Moreno 

Brigadista: Mc Eventos Cinematográfica 

PÓS PRODUÇÃO 

Coordenação de Pós: Lucas Miranda 

Assistente de finalização: Pedro Ramos 

Montador: Vitor Toledo 

Color: Isa Giampaoli 

Vfx: Portuga 

IA: Zazá 

Motion Cartelas: Breno 

PRODUTORA DE ÁUDIO 

Produtora Lua Nova 

Produção e Criação: Leonardo Ramos 

Finalização: Gabriel Schubsky 

Atendimento: Isabela Salles 

Direção Geral: Thomas Roth 

Sobre O Boticário 

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros** foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada* de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.  

Fontes:  

*Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022. 

**Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem.  

Site  

Instagram | YouTube | Facebook | Twitter  

@oboticario 

Comentários
Assista ao vídeo