Cultura - Música

Bárbara Bandeira celebra suas raízes em “Marcha”, primeira faixa do EP “Lusa: Ato II”

9 de Janeiro de 2026

Filha de mãe brasileira e pai português, a artista é hoje o maior nome pop de Portugal

Bárbara Bandeira abre um novo capítulo do projeto “Lusa” com o lançamento de “Marcha” nesta sexta-feira (9). A canção inaugura a segunda etapa de uma obra musical e visual estruturada em quatro atos que traduz a travessia da artista entre Portugal e Brasil. No Ato I, o diálogo entre os dois países se deu a partir de colaborações com Veigh WIU ao explorar sonoridades do pop urbano e trap. Agora, o Ato II aprofunda suas raízes portuguesas.

Em “Marcha”, Bárbara Bandeira propõe uma releitura contemporânea da sonoridade tradicional portuguesa incorporada a uma linguagem pop, unindo tradição e contemporaneidade. Símbolos da cultura — como rituais populares, gestos ligados ao luto e à superstição e referências ao imaginário da Procissão ao Mar referenciados na letra e videoclipe — ajudam a marcar esse movimento de passagem dentro do projeto.

Filha de mãe brasileira e pai portuguêsBárbara Bandeira cresceu entre dois repertórios afetivos. “Ao criar ‘Lusa’, encontrei uma forma de levar para a minha música a conexão entre Portugal e Brasil que sempre fez parte da minha vida. ‘Marcha’ abre a segunda etapa do projeto, em que me aprofundo nas minhas raízes portuguesas como parte natural do meu percurso artístico, ao mesmo tempo em que busco me aproximar do público brasileiro", explica.

Em dezembro, a cantora lançou a Intro de “Lusa: Ato II”, um pequeno filme que apresenta a atmosfera que conduz o novo capítulo do projeto. O vídeo, divulgado em seus canais oficiais, funciona como um gesto estético que traduz visualmente o mergulho da artista nas referências portuguesas que estruturam esta fase.

Vale lembrar que os Atos III e IV de “Lusa” serão lançados durante este ano.

SOBRE BÁRBARA BANDEIRA

Com apenas 24 anos, Bárbara Bandeira é uma das principais vozes do pop contemporâneo em Portugal. Cantora e compositora luso-brasileira, ela ultrapassa 50 milhões de streams no Spotify e soma mais de 20 certificações, incluindo Single de Diamante com “Como Tu” (feat. Ivandro) – considerado uma marco em Portugal, pois foi a primeira artista feminina a conquistar números tão expressivos.

Bárbara Bandeira é vencedora do Globo de Ouro SIC – Revelação do Ano, Melhor Artista Feminina nos Prémios Play 2024 e 2025 e de dois MTV Europe Music Awards (Best Portuguese Act). Ela abriu os shows do Coldplay em Coimbra, em 2023, a convite de Chris Martin. Atualmente, desenvolve o projeto “Lusa” com apoio internacional da Warner Music, apostando no diálogo entre culturas, ritmos e afetos que unem os dois lados do Atlântico.

Para mais informações, acompanhe BÁRBARA BANDEIRA nas redes sociais:

Instagram: Link

TikTok: Link

X: Link

Spotify: Link

YouTube: Link

Comentários
Assista ao vídeo