Editora Literare Books International apresenta estratégias simples para ler mais, com prazer, e aproveitar os lançamentos
![]() |
Ano novo costuma vir acompanhado de novas metas. E ler mais livros está entre as resoluções mais frequentes. Mas, na prática, esse desejo ainda esbarra em um cenário desafiador no Brasil.
De acordo com a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pela Câmara Brasileira do Livro, 53% dos brasileiros não leram nenhum livro nos 12 meses de 2024. O dado representa uma redução de aproximadamente 6,7 milhões de leitores em relação à edição anterior, de 2019.
A principal justificativa? A falta de tempo em uma rotina cada vez mais acelerada. Segundo levantamento do Instituto Locomotiva, 65% da população afirma não ter tempo livre durante a semana. Entre aqueles que têm algum momento de ócio, a maioria o dedica às redes sociais (79%), enquanto apenas 15% escolhem a leitura.
Em meio ao consumo rápido de informações e estímulos digitais constantes, a leitura se consolida como um convite à pausa. Ler é uma forma de desacelerar, aprofundar reflexões e reconectar-se consigo mesmo. Além do ganho cultural, o hábito contribui para a memória, estimula funções cognitivas, amplia a criatividade e pode trazer benefícios importantes para a saúde mental.
Por isso, incentivar a leitura é fomentar um hábito cultural e promover qualidade de vida.
Como criar (ou retomar) o hábito de leitura em 2026
Se a sua meta é ler mais no próximo ano, algumas escolhas fazem toda a diferença:
Leitura que gera impacto
A Literare Books International acredita no poder dos livros para transformar pessoas, carreiras e organizações. Seu catálogo reúne obras que dialogam com os desafios atuais, combinando curadoria, conteúdo relevante e autores que inspiram mudanças reais.
Se 2026 é o ano para fortalecer seu vínculo com a leitura, vale colocar no radar os lançamentos da Literare Books, pensados para quem busca conhecimento, reflexão e crescimento pessoal e profissional.