Italiana retorna a São Paulo em 27 de fevereiro de 2027 com a turnê mundial
![]() |
| Créditos: Javier Biosca |
O novo álbum IO CANTO 2, de Laura Pausini, será lançado em 6 de fevereiro de 2026, pela Warner Records e Warner Music Italy, com pré-venda disponível a partir de hoje. O trabalho estará disponível nos seguintes formatos físicos: CD deluxe, também em edição autografada, vinil duplo padrão em três cores, vermelho, perolado e preto, além de vinil duplo deluxe em edição limitada autografada, na cor prata.
Pré-venda: https://laurapausini.lnk.to/
O anúncio acontece poucos dias após o lançamento do primeiro single do álbum, RITORNO AD AMARE, canção escrita e originalmente interpretada por Biagio Antonacci em 2001, agora apresentada na versão de Laura Pausini e lançada em todas as plataformas digitais. A faixa tem produção e arranjos assinados por Paolo Carta e pela própria artista. Também foi divulgada a tracklist de IO CANTO 2, tanto da edição padrão, com 17 faixas, quanto da edição deluxe, que inclui quatro músicas adicionais.
O álbum é uma verdadeira homenagem aos grandes compositores, intérpretes e autores da história da música italiana, com um olhar ampliado que inclui canções em outros idiomas que mantêm uma relação especial com a Itália. Entre elas estão a adaptação em português de La mia storia tra le dita, por Ana Carolina, o sucesso Já Sei Namorar, do Tribalistas, grupo cuja vocalista e compositora Marisa Monte tem raízes italianas, a versão em francês de Due vite, de Marco Mengoni, além das adaptações em alemão, português e inglês de Il cielo in una stanza, clássico de Gino Paoli eternizado por Mina. O repertório inclui ainda uma homenagem a Madonna, uma das maiores estrelas pop de todos os tempos e também descendente de italianos, reinterpretada por Laura em La Isla Bonita. As canções atravessam o período de 1960 a 2023 e incluem Felicità, faixa em que Laura divide os vocais com o saudoso Lucio Dalla, um dos pilares da canção italiana.
A oportunidade de ouvir algumas dessas músicas ao vivo, ao lado dos maiores sucessos de toda a carreira da artista, chega em março de 2026 com o início da IO CANTO / YO CANTO WORLD TOUR 2026/2027, a décima primeira turnê mundial de Laura Pausini, que já é um grande sucesso e teve datas extras adicionadas devido à alta demanda. O show em São Paulo acontece em 27 de fevereiro de 2027, no Mercado Livre Arena Pacaembu.
Pela primeira vez, a nova maratona de shows terá início fora da Itália, começando pela Espanha, no dia 27 de março, em Pamplona, passando por Tenerife, Barcelona, Valência e Madri. Em seguida, a turnê segue para a América Latina, com apresentações no Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, República Dominicana e Porto Rico, antes de chegar aos Estados Unidos, com shows em Miami, Orlando, Dallas, Los Angeles, Chicago, Toronto e Nova York.
No outono europeu, a turnê retorna à Itália e percorre as principais arenas da Europa. Em fevereiro de 2027, Laura desembarca no Brasil e, na sequência, volta à Itália para um grande show em estádio, seguido de uma nova etapa de inverno pela Itália e Europa até o fim do ano.
A agenda inclui ainda novas datas adicionadas recentemente à etapa italiana e europeia a partir de outubro de 2026, com dois shows de abertura em Mântua, nos dias 1º e 2 de outubro, apresentações duplas em Turim, Bolonha e Florença, além de dois novos shows em estádios, em Lignano Sabbiadoro e Pescara, nos dias 2 e 26 de junho de 2027, respectivamente. O cronograma contempla também a aguardada apresentação no Royal Albert Hall, em Londres, no dia 28 de outubro de 2027.
Será mais uma grande maratona ao vivo que reafirma a trajetória de uma artista internacional que, há mais de 30 anos, leva sua música ao mundo e que, nesta turnê, apresentará, além de seus maiores clássicos, algumas das canções do novo álbum.
A versão em espanhol do projeto, YO CANTO 2, será lançada em 13 de março de 2026, pela Warner Records e Warner Music. O álbum reúne canções de alguns dos maiores compositores latinos, representando os países que consagraram Laura Pausini como ícone musical, da Espanha à Argentina, do México ao Chile, da Colômbia ao Peru, entre outros. Estará disponível em edição padrão, com 18 faixas, e em edição deluxe, com três músicas adicionais. A pré-venda começa à meia-noite do dia 18 de dezembro, nos formatos CD padrão, CD deluxe com edição limitada autografada, vinil duplo padrão transparente e vinil duplo deluxe em edição limitada autografada, na cor branca.
Laura Pausini é uma das artistas mais bem-sucedidas da música mundial, com mais de 75 milhões de discos vendidos e mais de 6 bilhões de streams. É a artista italiana feminina mais ouvida fora da Itália e a primeira e única italiana a vencer um Grammy Award e a entrar no Billboard Hot 100. Também foi a primeira e única italiana a figurar no ranking com a versão de Se Fue ao lado do porto-riquenho Rauw Alejandro. Ao longo da carreira, conquistou quatro Latin Grammy Awards e foi homenageada como Person of the Year 2023 pela Latin Recording Academy, tornando-se a primeira artista não hispanofalante a receber o título. Seu currículo inclui ainda um Globo de Ouro e indicações ao Emmy e ao Oscar, além de ser a primeira artista a se apresentar tanto no Estádio San Siro quanto no Circo Massimo.
Recentemente, recebeu o Billboard Icon Award e o Global Icon Award no Billboard Women in Music, entregues na presença de Sua Santidade, o Papa Leão XIV.
Ao longo da carreira, colaborou com grandes nomes da música internacional, como Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli, Michael Bublé, Ray Charles, Phil Collins, Shakira, Mariah Carey, Charles Aznavour, Marc Anthony, Ricky Martin, Kylie Minogue, Alejandro Sanz, Céline Dion e Michael Jackson. Entre as colaborações mais recentes estão uma apresentação surpresa ao vivo com Alanis Morissette e um dueto com Robbie Williams, hino oficial da FIFA, apresentado na final do Mundial de Clubes em Nova York e que também será o hino da Copa do Mundo de 2026.
Laura Pausini já se apresentou em alguns dos palcos mais prestigiados do mundo, tornando-se a primeira italiana a cantar no Radio City Music Hall e no Madison Square Garden, em Nova York, além de ser a primeira italiana a se apresentar no Royal Albert Hall, em Londres, e no Olympia, em Paris.
Mais de 40 países já receberam seus shows ao vivo ao longo de mais de três décadas de carreira, incluindo países da Europa, América Latina, América do Norte, Rússia e Austrália.
A IO CANTO / YO CANTO WORLD TOUR 2026/2027 é organizada e produzida pela Friends&Partners.
Ticket information: www.friendsandpartners.it
IO CANTO 2
Biagio Antonacci (Biagio Antonacci) - 2001
Pino Daniele (Pino Daniele) - 1980
Ana Carolina (Gianluca Grignani, Massimo Luca, Ana Carolina Souza, Dudu Falcão) - 2001
Ornella Vanoni (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Bruno Lauzi) - 1973
Umberto Tozzi (Umberto Tozzi, Giancarlo Bigazzi) - 1987
Achille Lauro (Matteo Ciceroni, Lauro De Marinis, Davide Petrella, Daniele Dezi, Daniele
Mungai) - 2020
Zucchero (Zucchero) - 1987
Madonna (Bruce Gaitsch, Madonna, Patrick Leonard) - 1986
Giorgia (Giorgia Todrani, Massimo Calabrese, Marco Rinalduzzi) - 1994
Lucio Dalla (Lucio Dalla) - 1988
Tribalistas (Marisa De Azevedo Monte, Antonio Carlos Santos de Freitas, Arnaldo Augusto
Nora Antunes Filho) - 2002
Nada (Franco Migliacci, Claudio Mattone) - 1969
Vasco Rossi (Vasco Rossi, Saverio Grandi, Gaetano Curreri) - 2004
Marco Masini (Giancarlo Bigazzi, Gianna Albini, Marco Masini) - 1990
Marco Mengoni (Marco Mengoni, Davide Petrella, Laurent Damien Lescarret, Davide
Simonetta) - 2023
Mina (Gino Paoli) - 1963
+ (DELUXE VERSION ONLY)
Claudio Baglioni (Katyna Ranieri, Riz Ortolani) - 1972
Laura Pausini (Gino Paoli, Laura Pausini) - 2026
Mina (Gino Paoli) - 1960
Mina (Gino Paoli, Don Raye) – 1960
YO CANTO 2
Gloria Estefan (Gloria M. Estefan, Jorge Alberto Casas, Clay Ostwald, Richard Duarte Roque) Cuba/USA - 1989
Mecano (José María Cano) - España - 1986
Gianluca Grignani (Gianluca Grignani, Massimo Luca, Ignacio Diaz Ballesteros) - Italia - 1995
Natalia Lafourcade (Leonel Garcia Nunez de Caceres, Maria Natalia Lafourcade Silva) -
México - 2015
Juan Luis Guerra (Juan Luis Guerra) - Santo Domingo - 1990
Violeta Parra (Violeta Parra Sandoval) - Chile - 1966
Fito Paez (Rodolfo Paez) - Argentina - 1994
Izal (Mikel Izal Luzuriaga) - España - 2018
Shakira (Luis Fernando Ochoa, Shakira Mebarak) - Colombia - 1995
Jeanette (Jose Luis Perales Morillas) - España - 1974
Alejandro Sanz (Alejandro Sanchez Pizarro) - España - 2000
Joan Sebastian (Joan Sebastian) - México - 2006
Gian Marco (Gian Marco J Zignago Alcover) - Peru - 200314. EL TALISMÁN
Rosana (Rosana Arbelo Gopar) - España - 1996
Bad Bunny (Benito Antonio Martinez Ocasio, Roberto Jose Jr Rosado Torres, Marco Daniel
Borrero, Scott H Dittrich, Jonathan Asperil) - Puerto Rico - 2025
Ricky Martin (Desmond Child, Robi Rosa, Luis Gomez Escolar Roldan) - Puerto Rico - 1999
Ricardo Montaner (Franco Ciani, Adelio Cogliati, Piero Cassano, Ricardo Montaner) -
Venezuela - 1992
Pablo Lopez (Pablo Jose Lopez Jimenez) - España - 2017
+ (DELUXE VERSION ONLY)
Maria José (Ivano Fossati, Jaime Compaire) - México - 2009
Antonio Orozco (Antonio Jose Orozco Ferron) - España - 2020
Ricardo Montaner (Franco Ciani, Adelio Cogliati, Piero Cassano, Ricardo Montaner) - Venezuela - 1992