"Cidade Contra Cidade" foi um programa campeão de audiência |
No início da década de 1970, entre os dez programas de maior audiência da televisão na cidade de São Paulo, apenas dois eram da TV Tupi: a novela “Nino, o Italianinho” e o Programa “Cidade Contra Cidade”, comandado por Silvio Santos. Os outros mais vistos ficavam entre a Record e a Globo.
O “Cidade Contra Cidade” foi um marco em termos de audiência e de repercussão em todo o estado de São Paulo, já que a idéia criada foi a de colocar uma cidade contra outra em um programa de auditório e de competição com muito ritmo e atrações locais, o que garantia recordes de audiência do programa nas cidades que vinham competir no programa.
O carisma de Silvio Santos conquistava o público |
Criado em 1969, inicialmente ele era apresentado às sextas-feiras no horário das 21h45, pela TV Tupi, com a apresentação de Silvio Santos, e os índices de audiência beiravam os 45%, o que hoje é praticamente impossível de acontecer, se levarmos em consideração que o programa de maior audiência nesse momento, a novela das 21h da TV Globo, “pena” para chegar nos 32% em São Paulo.
A Tupi batia tranquilamente as concorrentes em São Paulo com o programa nas noites de sexta-feira, pois enquanto a TV Record exibia “Big Valley”, a TV Globo atacava de “Dercy de Verdade”, que tinha altos índices no Rio mas não repetia a mesma performance em São Paulo, bem como a novela “Verão Vermelho”, também sucesso em terras cariocas mas com bem menos números no Ibope em Sampa.
A cidade vencedora ganhava uma ambulância nova |
O “Cidade Contra Cidade” tinha na apresentação de Silvio Santos um dos seus grandes trunfos, mas também trazia para a televisão a sempre vitoriosa receita da competição que resulta na premiação social de quem vencesse aquela verdadeira olimpíada de atrações. Neste caso, a cidade que vencia a competição ganhava uma ambulância zero quilometro para a sua cidade, o que na época representava muito para as administrações desses municípios do interior paulista.
O programa reunia sempre dois municíoios de São Paulo |
A partir de 1979, o “Cidade Contra Cidade” passou a ser uma atração do “Programa Silvio Santos” aos domingos à tarde, e em 1980 foi para a telinha da TVS junto com toda a programação comandada por Silvio Santos. Já no SBT, chegou a ser comandado por Gugu Liberato, e ajudou a transformar o “novato” apresentador em uma celebridade, em pouco tempo, na televisão brasileira.
Gugu Liberato ganhou fama apresentando também o "Cidade Contra Cidade" |
Na próxima semana: a primeira novela a ter uma continuação na televisão.