Informes - GERAIS

Spartakus lança álbum visual afrofuturista "Livre com Fiança"

4 de Dezembro de 2025

Músico comemora boa fase e confirma convite para ser o apresentador do Pink Carpet no TIKTOK Awards 2025

O comunicador e artista baiano Spartakus, natural de Itabuna (BA), lança o álbum visual "Livre com Fiança", uma obra afrofuturista que une música, poesia e cinema em um filme-ritual sobre autoconfiança, ancestralidade e libertação. 

Escrito e dirigido pelo próprio artista, o projeto reúne seis canções e sete poemas, narrando uma jornada espiritual guiada pelos orixás e marcada pelo desejo de transformar feridas em força criativa. O projeto surgiu como reação à sensação de aprisionamento imposta pelo algoritmo das redes sociais, que nos incentiva a padronizar nossa identidade e criatividade para que sejamos mais consumidos, vistos e admirados. Como um homem negro e gay que já tentou preencher o vazio de autoestima com likes e seguidores, Spartakus decide compartilhar sua história e seus aprendizados através de um EP que traz seus mantras de sobrevivência. Com isso, ele busca conscientizar sua comunidade sobre as armadilhas de um sistema que vende a livre confiança através da busca por fama e sucesso, mas nos deixa livre com fiança, ou seja, com uma liberdade condicionada, que continua nos acorrentando. 

Produzido pela Haus of Spartta, produtora independente de Spartakus, em parceria com a Phono Filmes e Butterfly Coletivo, o projeto tem clipes de Ricardo Souza (vencedor do VMA com “Funk Rave” de Anitta), Marco Antonio Ferreira (diretor do documentário “Exu e a ordem do universo) e Breno Shinn (Diretor e Pesquisador de Cinema Marginal em São Paulo).

Os frutos do trabalho já começam a pipocar nos festivais internacionais: “Livre Com Fiança” é Finalista do International Indie Film & Screenplay Festival (Paris)-, ganhou Menção Honrosa no East Village New York Film Festival (EUA), e no Athens International Monthly Art Film Festival (Grécia). “Feitiço”, foi selecionado no Indie Short Fest (Los Angeles), além de ser finalista no Festival de Curtas em Los Angeles, na categoria de melhor clipe.

Musicalmente, o EP dialoga com o rap, o pop, o reggae, o samba e a música popular brasileira. A produção musical é de RDD (ATTOOXXAÁ), Faustino Beats, Alan du Grave, Filipe Gomes (Aláfia), Bruno Costa (Diretor musical de IZA) e DJ Maxnosbeatz. É um álbum que foi pensado para ser ouvido, sentido e vivido, como uma história em 6 atos.

Comentários
Assista ao vídeo