Cultura - Música

Vanessa da Mata faz ponte musical com a China e canta ao lado da Orquestra Chinesa de Macau

12 de Novembro de 2025

A artista vai representar o Brasil na sétima edição do “Encontro em Macau – Festival de Artes e Cultura entre a China e os Países de Língua Portuguesa”

Um diálogo singular entre a suavidade e a harmonia do canto brasileiro com o timbre milenar dos instrumentos orientais. Neste sábado, a cantora Vanessa da Mata leva sua voz marcante e de rara afinação à China, como representante do Brasil na sétima edição do “Encontro em Macau – Festival de Artes e Cultura entre China e os Países de Língua Portuguesa”. A artista se apresenta no Grande Auditório do Centro Cultural de Macau, acompanhada pela Orquestra Chinesa de Macau, em um concerto que serve de ponte entre duas culturas distintas.

O repertório reúne sucessos consagrados da cantora e faixas de seu mais recente álbum, Todas Elas, além de uma interpretação especial da ária de ópera “Mio Babbino Caro”. Com uma trajetória consolidada em apresentações sinfônicas, Vanessa tem se destacado pela capacidade de adaptar sua musicalidade a diferentes formações orquestrais. Já se apresentou ao lado de importantes conjuntos de música clássica no Brasil e no exterior, como a Orquestra Filarmônica de Roterdã, na Holanda, em 2017.

A apresentação na China é um importante reconhecimento em sua carreira. Anualmente, o Festival escolhe um artista de um país de língua portuguesa para se apresentar em Macau e Vanessa da Mata é a convidada deste ano.

“É uma honra enorme receber este convite e ser a única brasileira a representar a língua portuguesa no festival, cantando com uma orquestra chinesa que tem instrumentos orientais e ocidentais. Será um concerto maravilhoso”, antecipa Vanessa.

O concerto será dirigido pelo Maestro Zhang Lie, diretor musical e maestro principal da Orquestra Chinesa de Macau. Reconhecido como maestro de primeira classe a nível nacional, Zhang Lie tem conduzido diversas orquestras em apresentações internacionais. A Orquestra vai interpretar as canções de Vanessa da Mata que foram especialmente orquestradas para o Festival. O concerto vai unir a sutileza e o lirismo da música tradicional chinesa com a obra da cantora, oferecendo para o público uma experiência musical transcultural.

Comentários
Assista ao vídeo