Mais de 150 kg de haxixe foram encontrados em bagagens abandonadas
![]() |
| Foto: Divulgação/ PF |
A Polícia Federal realizou uma série de ações entre sexta-feira (7/11) e domingo (9/11), que resultaram na apreensão de mais de 160 kg de entorpecentes e na prisão de três pessoas por tráfico internacional de drogas. As ações, que contaram com a colaboração de outros órgãos, também registraram a detenção de uma passageira por lesão corporal.
Na sexta-feira (7/11) e no sábado (8/11), policiais federais foram acionados por servidores da Receita Federal para averiguar malas não recuperadas por passageiros de voos procedentes do Canadá. As bagagens, consideradas suspeitas, foram levadas à delegacia da PF, onde peritos criminais identificaram e apreenderam mais de 150 kg de haxixe. Foi instaurado procedimento policial para identificar os responsáveis pelas bagagens e os destinatários da droga.
Também na sexta-feira (07/11), no controle migratório, policiais federais foram acionados por Agentes de Proteção da Aviação Civil (APACs) para conter uma ocorrência. Uma passageira, após ser orientada a descartar frascos com líquido em volume superior ao permitido, agrediu uma agente no rosto com um copo. Foi instaurado Termo Circunstanciado de Ocorrência contra a acusada pelo crime de lesão corporal.
No domingo (09/11), durante fiscalização de bagagens despachadas, com o auxílio de cães farejadores e aparelhos de raios-x, os policiais localizaram mais de dois quilos de cocaína dentro de cápsulas em uma mala. A bagagem pertencia a um passageiro brasileiro que embarcaria para Paris, na França. Ele foi localizado e preso.
Uma mulher que o acompanhava foi entrevistada e confessou ter ingerido cocaína em cápsulas. Em razão do alto risco à sua vida, ela foi conduzida ao Hospital Geral de Guarulhos para a expulsão segura da droga, permanecendo sob custódia hospitalar da Polícia Penal do Estado de São Paulo até receber alta médica.
![]() |
| Foto: Divulgação/ PF |
Ainda no domingo (09/11), servidores da VIGIAGRO, ao fiscalizar indiretamente uma bagagem, suspeitaram de seu conteúdo e acionaram a PF. A passageira, nacional da África do Sul, proprietária da mala que havia chegado em voo proveniente de Angola, foi localizada e presa após peritos federais identificarem quase 10 kg de anfetamina ocultos dentro de pacotes.
Os três presos por tráfico internacional de drogas foram apresentados à Justiça Federal.