Notícias - Televisão

Mateus Solano é o convidado do Arte do Artista da próxima segunda

8 de Maio de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A TV Brasil apresenta, na próxima semana, o terceiro programa da nova temporada do Arte do Artista. A atração vai ao ar na segunda, dia 12, às 23h, com um convidado especial, o ator Mateus Solano. Depois de viver um dos maiores vilões da teledramaturgia brasileira, Mateus Solano reencontra Aderbal Freire-Filho e, além de relembrar muitos outros trabalhos, canta, interpreta, se caracteriza e faz grandes revelações para o apresentador, que já foi seu diretor na peça Hamlet.

Mateus começa o programa numa cena em busca do Príncipe Hamlet. Passeia pelo cenário e declama trechos da peça, que é relembrada com imagens dos personagens de Mateus Solano e Wagner Moura. Com essa interseção de imagens, o ator Mateus Solano surge no camarim mágico e inicia o bate-papo falando sobre as muitas vidas de um ator e o que se aprende com cada uma dessas vivências, seja no teatro, no cinema ou na televisão.

“Hoje em dia está tudo muito efêmero. As pessoas esquecem as coisas muito rápido. A televisão e o cinema trouxeram uma perpetuação do trabalho da gente. O grande barato é visitar aquilo sempre, com um olhar diferente e com o público diferente. Mas, por mais efêmera que seja a nossa profissão, o importante é ficar perpetuado no coração de quem assiste. Isso é o que eu acho mágico e funcional da arte.”, explica Solano.

Aderbal aciona a Máquina de Pensar/te e, apresenta o livro O mito de Sísifo, ensaio sobre o absurdo, do escritor francês Albert Camus. O apresentador traz uma epígrafe que cai como uma luva quando se trata do fazer artístico: “Ó, minha alma, não aspira à imortalidade, mas esgota o campo do possível”. E logo depois faz a seguinte pergunta para o convidado: Como ficou a vida fazendo esse personagem que fez tanto sucesso na televisão brasileira?

Mateus responde: “Você começa a viver dentro do que o outro espera que você seja. Isso é muito complicado, principalmente pra mim que gosta de gente. Eu gosto de gente. Eu gosto de ir aos lugares, ver as pessoas. Mas eu não vejo, eu não assisto, eu sou assistido em qualquer lugar que eu vá. Isso é a parte mais triste, essa visibilidade tão grande. É eu não poder ser eu. Eu tenho que montar algum personagem para viver a minha própria vida.”.

Aderbal Freire-Filho: E como é o processo e voltar para o Mateus? Quando você pega a taça de vinho o teu gesto ainda é do personagem? O teu corpo ainda está regulado pelo personagem ou você já se livrou dele?

Mateus: “Acho que não. Acho que isso faz parte até da profissão, esse entra e sai esquizofrênico. Na televisão, eu tive a oportunidade de fazer gêmeos. E para fazer gêmeos na televisão eu tinha que sair de um, trocar de roupa e entrar em outro imediatamente porque os dois estavam gravado juntos na mesma cena. Eu lembro que eles brigavam. Era um trabalho esquizofrênico. E, se eu levasse o personagem pra cama, digamos assim, eu estaria numa suruba”.

O ator Mateus Solano também conta, entre tantas revelações, pérolas pessoais, como: “No último Carnaval, fui levar a minha filha ao bloco infantil. E aí me vem um animador anão, me reconhece e, lá do carro de som grita para todos no microfone: o ator Mateus Solano está aqui com a gente!!!. Resultado: saí de fininho.”. E quando o papo vai para a música, Solano revela: “Eu voltei a estudar violino. Estou fascinado em voltar a estudar porque eu fiz um pouco quando eu tinha 6 ou 7 anos, mas fui massacrado pela repetição. Quando eu vi que o meu negócio não era a repetição e sim o improviso eu fui para o teatro”.

Na conversa com Aderbal Freire-Filho, Mateus Solano lembra as suas sessões de análise e diz que cada personagem é como se fosse um filho. Aderbal pergunta sobre o personagem Félix e Solano dispara: “Estou com saudades dele. Espero que ele esteja bem”.

O público também vai poder conferir como funciona o Camarim de Todos os Teatros, no qual os atores podem entrar em seus camarins, de qualquer teatro do mundo, e magicamente, aparecer no estúdio do programa. O novo objeto cenográfico foi um dos elementos principais da peça Jacinta. OArte do Artista está na sua segunda temporada, ganhou nova abertura, novos elementos no cenário e, na próxima semana (19 de maio, segunda, às 23h), recebe o humorista Fábio Porchat.

 
Comentários
Assista ao vídeo