Colaboradores - Patrícia Fernandes

Espumante brasileiro chega à Argentina

4 de Novembro de 2025

Miolo transforma o Moscatel do Vale do São Francisco em símbolo da expansão do vinho brasileiro no continente, com projeto inédito que inaugura novo capítulo na vitivinicultura latino-americana

Foto: Divulgação

Pela primeira vez na história, a Miolo Wine Group exporta espumante moscatel para a Argentina — um mercado tradicionalmente fechado neste segmento. E os hermanos já caíram no gosto tropical: mais de 50 mil garrafas já cruzaram a fronteira. A Miolo Wine Group leva para o país vizinho o Punto Final Moscatel, elaborado com uvas cultivadas na Vinícola Terranova, no Vale do São Francisco (BA), inaugurando uma nova rota para o vinho brasileiro na América Latina. O movimento reforça o protagonismo da Miolo em um momento de ascensão da bebida em terras brasileiras: o Brasil ocupa hoje a 9ª posição entre os maiores produtores mundiais e a 8ª entre os maiores consumidores de espumantes, segundo dados de 2024, da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Com o frescor, a leveza e a alegria que definem o estilo brasileiro, o espumante moscatel conquista o paladar argentino e marca uma nova era na vitivinicultura latino-americana.

O Punto Final Moscatel chega à Argentina pelas mãos da Bodega Renacer - quinto terroir da Miolo Wine Group - responsável pela importação e distribuição do rótulo no país. O interesse dos argentinos pelo produto é reflexo de um mercado em transformação. Segundo o Fondo Vitivinícola Argentino, o país comercializou mais de 37 milhões de garrafas em 2024, volume 25% inferior ao ano anterior, mas com avanço expressivo na categoria doce, que já representa 27% do total consumido. Atenta a esse movimento e com olhar perspicaz para novas oportunidades, a Miolo enxergou o momento ideal para apresentar ao público argentino o estilo que o Brasil domina com maestria: leve, aromático e democrático, perfeito para acompanhar o clima e o espírito de celebração dos hermanos.

Até pouco tempo, a importação de espumantes era praticamente inexistente na Argentina, restrita a rótulos de champagne. A chegada do produto brasileiro rompe esse padrão, apresentando ao consumidor argentino uma proposta acessível, moderna e de alta qualidade, com excelente relação custo-benefício. Distribuído inicialmente pelas redes Umami (Província de Buenos Aires, Capital Federal e Patagônia) e Redigram (Rosário, Província de Santa Fé e Entre Ríos), o Punto Final Moscatel amplia de cara sua presença, chegando a canais como o Grand Bar (Mendoza, San Juan e San Luis), Vitis (Córdoba) e Majer (Misiones e Corrientes). A resposta é imediata e positiva: já foram exportadas 50 mil garrafas, em diferentes remessas, e novos envios estão previstos diante da forte aceitação do público argentino. O lançamento oficial aconteceu no dia 22 de outubro na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, reunindo o trade argentino.

O Brasil é hoje referência na produção de espumantes, e a Miolo tem papel central nessa conquista. O Punto Final Moscatel simboliza a força e a autenticidade do espumante brasileiro, levando nossa essência a novos mercados e aproximando ainda mais o Brasil da América Latina. Esse é mais um passo importante na consolidação da nossa presença internacional, fruto de uma trajetória construída com trabalho, qualidade e visão de futuro”, destaca Adriano Miolo, Diretor Superintendente da Miolo Wine Group. A iniciativa integra a estratégia de internacionalização da Miolo, que hoje exporta para mais de 30 países. Em junho, a vinícola protagonizou a maior exportação de espumante brasileiro já feita para a Suécia: 200 mil garrafas de espumante elaborado com uvas Chenin Blanc cultivadas no sertão brasileiro. Batizado pelos suecos com o nome Cuvée N°7, o rótulo ganhou distribuição nacional e já está disponível nas 448 lojas do Systembolaget.

Espumante com sabor e alma brasileira

O Brasil tem grande vocação para o Moscatel. Poucos países no mundo reúne condições tão favoráveis — solo, clima e técnica — para elaborar espumantes com tamanha intensidade aromática, frescor e equilíbrio natural. Essa característica se manifesta de forma exemplar no Vale do São Francisco, onde o calor do sertão baiano e a luminosidade intensa criam um terroir singular, capaz de produzir uvas com grande concentração de aromas e acidez vibrante, perfeitas para o estilo Moscatel.

Mundo dos espumantes Miolo

Com rótulos elaborados em quatro terroirs brasileiros — Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves/RS), Campanha Meridional (Candiota/RS), Campanha Central (Santana do Livramento/RS) e Vale do São Francisco (Casa Nova/BA) — a Miolo expressa toda a diversidade do país em borbulhas. De norte a sul, o grupo produz cerca de 2,5 milhões de garrafas por ano, o equivalente a 25% da sua produção total, somando 17 rótulos sob as marcas Miolo, Terranova, Seival e Almadén. Do frescor tropical ao refinamento das caves subterrâneas, o portfólio reflete a pluralidade de estilos, origens e preços que fazem do espumante brasileiro um símbolo de qualidade, autenticidade e celebração.

Espumantes no mundo

O Brasil vem despontando no cenário mundial de espumantes, avançando de forma consistente nos últimos anos. Em agosto de 2025, durante visita ao país, o diretor da OIV, John Barker, confirmou a 9ª posição do Brasil no ranking global de produção. De acordo com o relatório da OIV, os maiores produtores mundiais são Itália (27%), França (22%), Alemanha (14%), Espanha (11%) e Estados Unidos (6%), enquanto o Brasil aparece como um player emergente, ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento pela qualidade e diversidade de estilos.

MIOLO WINE GROUP HOJE

Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves/RS - Brasil) – 100 hectares de vinhedos
Vinícola Seival (Campanha Meridional – Candiota/RS - Brasil) – 200 hectares de vinhedos
Vinícola Terranova (Vale do São Francisco – Casa Nova/BA - Brasil) – 200 hectares de vinhedos
Vinícola Almadén (Campanha Central - Santana do Livramento/RS - Brasil) – 450 hectares de vinhedos
Bodega Renacer (Mendoza – Uruguai) – 30 hectares

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