![]() |
Um livro infantil sobre a ação frente à fome e à desigualdade social. Assim é o novo livro "O Prato Vazio", de Adriana Falcão com ilustrações de Bruno de Almeida – lançamento neste sábado, dia 08/11, às 11h, na Livraria Janela do Jardim Botânico – que vai além da literatura: é um apelo urgente à empatia, à solidariedade. Narrado do ponto de vista de um prato vazio, o livro apresenta a história de uma menina cuja realidade é marcada pela espera da comida que não chega, simbolizando milhões de crianças em situação semelhante.
Este livro também marca a estreia do catálogo da recém-criada Ação Editora, o novo braço cultural da Ação da Cidadania e celebra os 90 anos de Herbert de Souza, o Betinho, simbolizando o compromisso da editora com o direito de toda criança à alimentação saudável — para o corpo e para a mente.
Com a linguagem sensível e belíssimas ilustrações, o livro de capa dura mistura leveza, poesia e humor para tratar de um tema profundo e necessário, pois nenhuma criança deveria viver à espera do que é direito de todas: o alimento e o sonho.
Indicado para leitores de todas as idades, "O Prato Vazio" também é recomendado a escolas, projetos sociais e clubes do livro que desejam promover discussões sobre desigualdade, solidariedade e direitos humanos. Ao final da leitura, fica a sensação de urgência: a necessidade de agir agora para ajudar a preencher não só pratos, mas também corações.
Adriana Falcão e Bruno de Almeida entregam, assim, uma narrativa inesquecível, que convida a olhar para além do prato vazio e a fazer parte da solução para um problema que não pode esperar.
Adriana Falcão é roteirista e escritora. Conhecida por sua versatilidade em contar histórias, atua na televisão — em séries como “A Grande Família” e “Mister Brau”, da TV Globo — e no cinema, onde assinou roteiros de sucessos como “O Auto da Compadecida” e “Se Eu Fosse Você”. Na literatura, é autora premiada de livros como “A Máquina”, “Mania de Explicação” e “Luna Clara & Apolo Onze”, além de diversas obras voltadas para o público infantojuvenil.
Em sua infância, recorda-se de um prato rosa com um cavalinho azul no fundo: sempre que comia tudo tinha a alegria de ver o cavalinho surgir como um prêmio. Essa lembrança inspira seu desejo de que todas as pessoas do mundo tenham o que comer até raspar seus pratos. Hoje, dedica-se a escrever histórias e é mãe de três filhas — Tatiana, Clarice e Isabel — e avó de três netas: Isadora, Catarina e Violeta.
Artista e pesquisador, Bruno de Almeida é formado em Design de Moda pela Universidade de Franca e atualmente faz mestrado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal. Desde 2021, vive no país, onde compartilha a casa com amigos e dois gatos que dormem o dia inteiro – por isso não estará presente fisicamente neste lançamento, mas lá estará toda a sua criatividade e belezas.
O ilustrador nasceu em uma comunidade rural no município de Muzambinho, interior de Minas Gerais, mas seu trabalho já ultrapassou muitas fronteiras. Ele ficou em primeiro lugar no concurso de ilustração “Encontro do Sol com a Lua”, organizado pela Solisluna Editora em 2023, participou da “Illustrators Exhibition” na Feira do Livro Infantil de Bolonha em 2024 e foi o primeiro artista brasileiro a ser convidado para criar a identidade visual da vigésima quinta edição da mesma feira, em 2025.
Serviço
Lançamento livro: “O Prato Vazio”, de Adriana Falcão e Bruno Almeida
Data: 08 de novembro, sábado, às 11h
Local: Livraria Janela - R. Maria Angélica, 171 - loja B - Jardim Botânico, Rio de Janeiro