 
            Enfim a liberdade, 33º livro do autor gaúcho radicado na região de Ribeirão Preto, será apresentado em sessão de autógrafos neste sábado (1/11), às 10h
|  | 
| O autor Menalton Braff | 
| Créditos: Renato Lopes | 
Um dos principais nomes da literatura contemporânea brasileira, Menalton Braff lança seu novo romance, Enfim a liberdade, pelo selo Ópio Literário, da Degustadora Editora. O lançamento, com bate-papo e sessão de autógrafos neste sábado (1/11), às 10h, integra a programação do Festival Literário de Primavera da Degustadora de Histórias, que segue até domingo, em Ribeirão Preto.
No livro, o leitor acompanha a trajetória de Renato, um professor casado e pai de dois filhos que cumpre pena por um crime que não cometeu. Após 17 anos de prisão, ele deixa a cadeia e descobre que tudo mudou: a família, a casa, o mundo - e ele próprio.
“Renato é acusado injustamente e, quando finalmente é libertado, percebe que a liberdade é sempre relativa. Nada do que existia 17 anos antes continua existindo. Então começa sua luta para recuperar o passado, mas o que consegue é recomeçar a vida. A relativização da liberdade é que vai orientar as ações do protagonista”, comenta o autor.
O romance é narrado em fluxo de consciência, técnica narrativa desenvolvida por Édouard Dujardin, escritor francês do final do século XIX e que atingiu seu ápice em Ulisses, de James Joyce. “Neste fluxo, é como se o narrador cortasse o ‘tampo’ da cabeça da personagem e ali instalasse uma câmera para captar tudo o que se passa em sua mente. O pensamento fragmentário, as idas e vindas, muitas vezes caóticas, narram o registro dos pensamentos”, exemplifica Menalton.
Enfim a liberdade é o 33º livro de Menalton Braff e o terceiro título do selo Ópio Literário, dedicado à publicação de obras da literatura brasileira contemporânea. O catálogo já reúne Instantâneos de Anas, de Cristina Bresser Campos - vencedora do 1º Concurso Literário da Degustadora, em 2024 -, e Sonata Patética, também de autoria de Menalton, lançado em fevereiro deste ano.
Sobre o autor
O gaúcho Menalton Braff, 87 anos, é um dos principais nomes da literatura nacional. Com mais de 40 anos de carreira e 33 livros publicados, venceu prêmios como o Jabuti, em 2000, e o Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional, em 2020. Radicado em São Paulo desde 1965, Menalton reside na região de Ribeirão Preto há mais de três décadas.
Sobre o festival
O Festival Literário de Primavera é uma realização da Degustadora de Histórias Livraria e Editora, em parceria com o Instituto Agir Ambiental, e conta com apoio cultural de 60 Minutos Escape (Shopping Santa Úrsula) e Amo Pet Ribeirão. A programação teve início no dia 24 de outubro e trouxe, ao longo da semana, encontros com autores, lançamentos, oficinas e clubes de leitura. O encerramento do festival será neste domingo, com a participação de Luiz Puntel, autor de livros da coleção Vaga-Lume (veja programação abaixo).
Serviço
Festival Literário de Primavera da Degustadora de Histórias 2025
Data: Até 02/11/2025
Local: Livraria A Degustadora de Histórias (rua Garibaldi, 485, Centro, Ribeirão Preto/SP)
Mais informações e inscrições: (16) 99799-0839
Programação até domingo
01/11 - Sábado
10h - Lançamento do livro Enfim a liberdade, de Menalton Braff, e bate-papo com o autor
13h - Bate-papo com Marco Aurelio Lucchetti sobre a obra de seu pai, Rubens Lucchetti
14h - Clube de leitura sobre o livro Drácula, de Bram Stoker, com mediação de Marco Aurelio Lucchetti
15h30 - Oficina de carimbo ex-libris com Dandara Martins
16h - Oficina de Cordel com Elaine Christina Mota
02/11 - Domingo
10h - Bate-papo com Luiz Puntel sobre as suas obras na Coleção Vaga-lume