Informes - GERAIS

Delegado Mauro Marcelo de Lima e Silva participa da maior conferência mundial de chefes de polícia,

20 de Outubro de 2025

O Delegado de Polícia Classe Especial de São Paulo e ex-Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Mauro Marcelo de Lima e Silva, participa com orgulho da International Association of Chiefs of Police (IACP) — a maior e mais influente associação profissional de chefes de polícia do mundo.

Com 31 anos de participação ativa na entidade, Mauro Marcelo destaca a importância da IACP como um fórum global voltado à liderança, ética e inovação na segurança pública. Este ano, a conferência acontece na cidade de Denver, Colorado (EUA), reunindo autoridades e especialistas em segurança pública de diversos países.

“É uma satisfação imensa integrar a viagem de estudos do Curso Superior de Polícia e poder apresentar aos futuros Delegados de Classe Especial o trabalho da IACP, que representa o que há de mais avançado em gestão e cooperação internacional na área policial”, afirma o delegado.

Durante o evento, Mauro Marcelo fez questão de relembrar três nomes fundamentais da história da polícia moderna:

  • Sir Robert Peel (1788–1850) – considerado o pai da Polícia Moderna, fundador da Polícia Metropolitana de Londres em 1829 e criador dos princípios que orientam até hoje a atuação policial no mundo.

  • J. Edgar Hoover (1895–1972) – diretor do FBI por quase 50 anos (1924–1972), responsável por modernizar a investigação criminal nos Estados Unidos e transformar o Bureau em referência mundial em inteligência policial.

William J. Bratton (n. 1947) – ex-chefe das polícias de Nova York (NYPD) e Los Angeles (LAPD), reconhecido por implementar a teoria das janelas quebradas e a política de tolerância zero, que reduziram drasticamente a criminalidade em Nova York nos anos 1990.

“Tive o prazer de visitá-lo em seus gabinetes tanto em Nova York quanto em Los Angeles. Hoje, já aposentado do serviço público, Bratton atua na iniciativa privada — mas continua sendo um nome que todo policial deve lembrar e respeitar. E ele está aqui, prestigiando a IACP”, destacou Mauro Marcelo.

Entre as experiências marcantes do evento, o delegado brincou sobre um encontro especial: “Não posso dizer que era fã do seriado CHiPs — isso entregaria a idade! — mas foi incrível encontrar hoje, no evento da IACP, o lendário Erik Estrada, o famoso Ponch da série.”

Com uma trajetória sólida e reconhecida no Brasil e no exterior, Mauro Marcelo de Lima e Silva reforça o papel da IACP como espaço essencial de aprendizado e troca de experiências entre líderes das forças policiais de todo o mundo.

Dep. Police Chief | FBI NA 173rd
Delegado de Polícia Classe Especial (SP)
Diretor-Geral da ABIN (2004) — Mauro Marcelo de Lima e Silva

Comentários
Assista ao vídeo