Informes - GERAIS

Petrópolis leva sabores e cultura da Bauernfest para a maior festa alemã do Brasil

15 de Outubro de 2025

Troca de experiências e tradições une a Bauernfest e a Oktoberfest

No último fim de semana, Petrópolis marcou presença em Blumenau, Santa Catarina, levando a tradição da cultura germânica e o espírito da Bauernfest, segunda maior festa alemã do Brasil, para o berço da Oktoberfest, o maior evento do gênero das Américas.

A comitiva de Petrópolis foi composta pelo secretário de Turismo Pablo Kling, pelo empresário Rodrigo Paiva, presidente da Associeventos, e pelo chef Michel Scharder, do restaurante oficial da Bauernfest, Família Scharder, além da rainha da Bauernfest 2025, Tânia Mello. O grupo participou do Oktoberfest Summit, encontro voltado à troca de experiências e qualificação de profissionais do setor, e também do desfile oficial da Oktoberfest, levando a alegria e a energia da festa petropolitana para o público catarinense.

O Croquete Petrópolis, símbolo da Cidade Imperial no Rio de Janeiro, foi inserido neste ano no cardápio da Oktoberfest 2025, levado como opção gastronômica para Blumenau após a visita de representantes da festa à cidade em julho. Mais de 20 mil unidades devem ser produzidas durante o evento. "A nossa receita saiu de Petrópolis e chegou em Blumenau, como um símbola da nossa cidade, durante a Oktoberfest. E nós vamos fazer o mesmo em Petrópolis, durante a Bauernfest do ano que vem. Vamos trazer de Blumenau uma receita específica para a nossa festa, fortalecendo a ligação entre as cidades”, destaca o Chef Michel Scharder. 

Para o produtor de eventos Rodrigo Paiva, a experiência em Blumenau representa uma oportunidade de aprendizado. “Aqui é um evento realmente um dos mais importantes do Brasil, e estar aqui podendo observar tudo de perto, a segurança, a limpeza, toda a estrutura, é muito importante pra gente poder replicar em nossos eventos”, afirmou.

O secretário de Turismo de Petrópolis, Pablo Kling, também ressaltou a importância da imersão. "Estar em Blumenau é uma experiência essencial para qualquer profissional que trabalha com eventos no Brasil. Petrópolis e Blumenau são cidades-irmãs desde 1990. Nós temos a segunda maior festa germânica do país, e estar aqui representa um benchmark, uma oportunidade de network e de aprendizado com boas práticas de gestão de grandes eventos", pontua.

Comentários
Assista ao vídeo