Iniciativa que utiliza tecnologia e cooperação internacional para localizar pessoas desaparecidas concorre na categoria Segurança Pública
![]() |
Foto: Divulgação/ PF |
O Projeto Lumini, desenvolvido pela Polícia Federal, foi selecionado como finalista da 7ª edição do Prêmio Espírito Público, na categoria Segurança Pública. A premiação reconhece servidores e iniciativas que contribuem de forma relevante para a melhoria dos serviços públicos e o fortalecimento das instituições brasileiras.
Criado em 2023, o Projeto Lumini desenvolve sistemas de verificação automatizada de informações para auxiliar na busca, identificação e localização de pessoas desaparecidas no Brasil e no exterior. A iniciativa integra tecnologia, inteligência policial e cooperação internacional para fortalecer a atuação do Estado na defesa dos direitos humanos e no enfrentamento de crimes como tráfico de pessoas, contrabando de migrantes e trabalho análogo ao de escravo.
Desde sua criação, o Lumini alcançou resultados expressivos:
A atuação internacional do projeto também resultou em 41 ações de cooperação entre países.
O reconhecimento do Lumini no Prêmio Espírito Público reforça o compromisso da Polícia Federal com a inovação tecnológica, a integração institucional e a proteção da vida e da dignidade humana.
A votação popular está aberta até 10 de novembro, no site do Prêmio Espírito Público: https://premioespiritopublico.org.br/
Acesse a página, vote no Projeto Lumini e apoie o trabalho da PF em prol dos direitos humanos e da reunificação de famílias.