Cultura -

Antonio Dias – Nepal

7 de Outubro de 2025

Exposição resgata período marcante da obra do artista

A Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe, a partir de 8/10, a exposição “Antonio Dias – Nepal”, em uma homenagem a um dos grandes artistas contemporâneos brasileiros. A exposição pode ser visitada gratuitamente de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos e feriados, das 11h às 19h.

A curadoria da crítica de arte Ligia Canongia concentra o foco da exposição nos papéis artesanais realizados pelo artista no Nepal, de 1977 a 1987, de forma a enfatizar um segmento da obra inédito em Minas Gerais, e um recorte da produção com identidade própria e ressonâncias posteriores no próprio desenvolvimento do trabalho do artista. “Antonio Dias – Nepal” compreende a apresentação de 20 obras, uma grande instalação e uma sala documental, com textos, objetos pessoais, publicações, vídeos e rica exibição de material da época. 

“A produção de Antonio Dias realizada com os papéis artesanais do Nepal representa um segmento com identidade específica no conjunto da obra. Ligado à experiência comunitária do artista com as tribos étnicas nepalesas e seus processos técnicos, esse segmento significa o que ele considerou o ápice da relação de sua arte com questões ligadas à sociedade. Às questões estéticas do trabalho soma-se, pois, o debate atualíssimo da conexão da contemporaneidade com a política da diversidade e da ancestralidade de povos originários, aqui exemplarmente situado na experiência histórica de um grande artista brasileiro”, afirma a curadora Ligia Canongia.

Segundo a curadora, este recorte representa um “resgate poético do fazer, com a ação do gesto e do corpo sobre a matéria da arte, retomando aspectos sensoriais do início da carreira”. Ele manuseia materiais naturais como terra, barro, grafite, curry e ervas, experimentando seus efeitos cromáticos e  O manuseio da fatura, as polpas espessas do papel, sua materialidade imperfeita e “ampliando, ao mesmo tempo, os horizontes dos próprios artesãos com técnicas antes desconhecidas por eles. O papel em si, longe de se configurar apenas como um suporte, ganhava ali o estatuto estrutural de componente da própria imagem”, ressalta Ligia.  À mostra, soma-se o lançamento de um catálogo-livro, de 80 páginas, com todas as imagens da mostra, e textos críticos da curadora, de Hélio Oiticica, e dos pesquisadores Ileana Pradilla Ceron e Gustavo Motta.

Sobre o artista

Artista plástico e multimídia brasileiro, Antonio Dias estudou com Oswaldo Goeldi, no Atelier Livre de Gravura da Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Trabalhou, ainda, em países como França, Itália, Estados Unidos e Alemanha, além do Nepal, onde aprendeu técnicas de fabricação de papel. O uso de papel artesanal, integrando suas texturas e cores às obras, permaneceu recorrente em seu trabalho. Participou de mostras expressivas, como a 39° Bienal de Veneza, e da XVI Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Faleceu em 2018, aos 74 anos.

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

Serviço

Exposição “Antonio Dias – Nepal”

Curadoria: Ligia Canongia

Período expositivo: 08/10 a 07/12

Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas – Rua da Bahia, 2.244

Horário: terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 11h às 19h

Entrada gratuita

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook/mtccultura

Instagram@mtccultura

Centro Cultural Unimed-BH Minas

Rua da Bahia, 2.244 - Lourdes. Belo Horizonte - MG

Comentários
Assista ao vídeo