Informes - GERAIS

Cia. Estrela D’Alva celebra 20 anos com novo projeto cênico dedicado à ancestralidade feminina

7 de Outubro de 2025

A encenação nasce de uma jornada de escuta, memória e criação coletiva, entrelaçando teatro, literatura e histórias de mulheres. Com foco em acessibilidade, as apresentações contarão com visita tátil e Programa de Previsibilidade para pessoas neuro divergentes

Cia Estrela D'Alva 
Créditos: Sueli Almeida

Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes recebe apresentações de novo projeto da Cia. Estrela D’Alva

Celebrando 20 anos de atuação, nos dias 09 e 10 de outubro de 2025, quinta-feira às 20h, sexta-feira às 15h e 19h30, com entrada gratuita, a Cia. Estrela D’Alva de Teatro (@ciaestreladalva) estreia seu novo projeto com apresentações gratuitas no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André (SP), viabilizadas pela Lei Aldir Blanc, em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura de Santo André.

Dedicado à ancestralidade feminina, o projeto cênico é resultado de uma profunda jornada de pesquisa, memória e criação artística liderada pela atriz e dramaturga Lígia Helena de Almeida (aligia_helena), inspiradas em histórias das mulheres de sua família a partir de uma pesquisa autoetnográfica. 

Ao longo desse processo, narrativas muitas vezes vistas como íntimas ou restritas a um núcleo familiar acabam por revelar uma leitura sociológica de um tempo e de uma sociedade. Histórias que, ao serem contadas, ressoam para além do pessoal — e se tornam espelho e denúncia de tantas outras histórias de mulheres no Brasil.

A ação consolida o percurso iniciado em 2023, com ações que dialogam com o teatro, a literatura e a escuta sensível de histórias de mulheres. Antes de chegar à cena, o projeto da Cia. Estrela D’Alva de Teatro passou por etapas fundamentais de partilha com o público, como o lançamento de um livro (com versão em audiobook) pela editora Me Parió Revolução e ações formativas em territórios diversos da cidade de Santo André. Entre elas, destacam-se as oficinas gratuitas de escrita voltadas exclusivamente para mulheres, que foram convidadas a mergulhar em suas memórias e ancestralidades, sempre acompanhadas por escritoras convidadas que conduziram os encontros a partir de diferentes perspectivas e linguagens.

Agora, a Cia. Estrela D’Alva leva à cena o resultado poético e simbólico dessa jornada, reunindo imagens, sons, palavras e silêncios para dar voz às histórias de mulheres que atravessam gerações.

Como um dos pilares do projeto é o compromisso com a acessibilidade, todas as apresentações contarão com visita tátil antes do início do espetáculo e com um Programa de Previsibilidade, especialmente pensado para pessoas neurodivergentes. As ações foram desenvolvidas por profissionais especializados, visando garantir uma experiência sensível, segura e inclusiva a todos os públicos.

Informaçõeswww.instagram.com/ciaestreladalva ou www.instagram.com/aligia_helena

Serviço: Apresentações da Cia. Estrela D’Alva de Teatro

Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes - Rua Senador Fláquer, 100 – Centro – Santo André

Datas e horários: 09 de outubro (quinta-feira) – 20h00, 10 de outubro (sexta-feira) – 15h00 e 19h30

Grátis - Distribuição de ingressos: 1h antes de cada sessão. Lotação: 70 lugares

Acessibilidade: Visita tátil antes do espetáculo. Programa de Previsibilidade para pessoas neuro divergentes

Ficha técnica - Dramaturgia, direção e atuação: Lígia Helena de Almeida. Musicistas: Camila Ruiz de Paula e Michelle Lomba. Consultoria de dramaturgia: Adélia Nicolete. Provocação da atuação: Patrícia Gifford. Dramaturgia do movimento: Janette Santiago. Figurino: Denise Maria Guilherme. Cenografia e iluminação: Mauro Martorelli. Artes e design gráfico: Drica Sousa. Produção: Paulo Gircys. Guia de previsibilidade: Carla Jarra e lavi azúlys. Fotografia: Sueli Almeida. Participação especial: Arthur Almeida Castro

Comentários
Assista ao vídeo