Cultura - Música

Festival de samba ‘Saudosa Maloca’ recebe Samba de Dandara, Tulipa Negra do Samba e Graça Braga

12 de Setembro de 2025

Evento é realizado todo segundo sábado do mês, no Centro Cultural Vila Itororó

Samba de Dandara se apresenta neste sábado (13), no galpão do Centro Cultural Vila Itororó

Neste sábado (13), será realizada a segunda edição do festival de Samba “Saudosa Maloca” no Centro Cultural Vila Itororó, na região do Bixiga, Centro de São Paulo, a partir das 14h, destacando a força feminina no gênero musical.

A DJ Vivian Marques, que compõe os coletivos QG das Mina e As Mina Risca, abre o evento tocando brasilidades até as 15h, quando o Samba de Dandara toma conta da roda, com participações especiais de Luana Bayô e Jéssica Américo.
 

O grupo é composto somente por mulheres e propõe debates sobre ancestralidade e protagonismo feminino no samba e na sociedade. O nome da banda é uma homenagem à Dandara, referência histórica na luta contra a escravização.

Às 17h, a Roda Saudosa, núcleo artístico que se apresentará em todas as edições, traz duas matriarcas do samba paulista, Graça Braga e Bernadete, a Tulipa Negra do Samba, com violinistas como Rodrigo Campos, ganhador do 24º Prêmio da Música Brasileira na categoria Revelação, o saxofonista Thiago França, do Charanga do França, cavaquinistas e percussionistas como Simone Gonçalves, da Bateria da Vai-Vai.

Conhecida como a “Tulipa Negra do Samba”, Bernadete foi a primeira mulher a interpretar um samba-enredo na Passarela do Samba do Anhembi, em 1991, e assumiu o cargo de diretora da ala de compositores da escola de samba Peruche. Já Graça Braga prestou homenagem a ícones como Candeia e Martinho da Vila e criou espaços culturais como o “Você Vai Se Quiser” na Praça Roosevelt.

O projeto “Saudosa Maloca” é inspirado no clássico samba “Saudosa Maloca”, composto por Adoniran em 1951, e busca celebrar a tradição do samba paulistano e suas diversas expressões, conectando artistas da nova geração com nomes consagrados da chamada “Velha Guarda”, sendo viabilizado pelo edital de Festivais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.

Serviço

Atração: Festival de samba Saudosa Maloca

Quando: sábado (13), das 14h às 20h

Onde: Galpão do Centro Cultural Vila Itororó | Rua Pedroso, 238 - Bela Vista

Duração: 6 horas

Classificação: Livre

Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Comentários
Assista ao vídeo