Business - Agronegócio

Rizoctoniose pode causar perdas de até 30% na produtividade da batata no Brasil

1 de Setembro de 2025

Tecnologia da IHARA com o fungicida Moncut oferece suporte no manejo da doença e preserva o potencial produtivo da cultura

A batata está entre as hortaliças mais cultivadas no Brasil e, entre os entraves que comprometem seu desempenho no campo, destaca-se a rizoctoniose. Esta doença de solo é causada pelo fungo Rhizoctonia solani e pode reduzir em até 30% a produtividade da cultura quando não controlada. Além de ocupar papel relevante na geração de renda no meio rural e na alimentação da população, a batata é cultivada em diferentes regiões do país, o que exige atenção constante dos produtores para o manejo de problemas fitossanitários.

Sem variedades resistentes disponíveis no mercado, o controle da rizoctoniose na cultura da batata precisa ser feito de forma preventiva. Essa medida visa reduzir os impactos diretos da doença, que incluem a morte dos brotos, a redução da formação e do tamanho dos tubérculos e o surgimento de crostas escuras em sua superfície, chamadas de mancha asfalto. A incidência fúngica também pode provocar a formação de reboleiras de plantas debilitadas, que se destacam no campo e comprometem o vigor inicial e a uniformidade da lavoura.

Tecnologia da IHARA apoia a prevenção no campo

Para enfrentar esse desafio, a IHARA disponibiliza o MONCUT, fungicida sistêmico desenvolvido com foco exclusivo na cultura da batata. “O controle e a prevenção dessa doença de solo contam com tecnologias inovadoras criadas pela empresa, como o Moncut, que atende aos requisitos necessários e oferece alto nível de controle sobre a rizoctoniose”, afirma o gerente de Marketing Regional da IHARA, Marcos Vilhena.

Recomendado para aplicação terrestre, o MONCUT é rapidamente absorvido pelas plantas, protegendo estolões, ramas e tubérculos desde as fases iniciais do desenvolvimento. De acordo com Marcos Vilhena o uso da solução contribui para o aumento da porcentagem de batatas especiais, melhora a qualidade da pele dos tubérculos e confere maior uniformidade ao estande. Esses fatores têm influência direta na produtividade e na qualidade final da colheita.

“Temos um produto essencial para a manutenção do potencial produtivo das lavouras de batata. O Moncut reforça o compromisso da IHARA com o desenvolvimento de tecnologias que ampliam a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro”, finaliza o gerente de Marketing Regional da empresa.

Comentários
Assista ao vídeo