O “Samba na Gamboa”, programa musical da TV Brasil, comemora o seu episódio de número 150 no dia 22 de abril, às 22h, relembrando algumas edições passadas. O convidado deste especial é Hamilton de Holanda, o músico que reinventou o bandolim mundial e ficou conhecido na imprensa americana como o “Jimmy Hendrix do bandolim”. Com mais de 1.500 músicas gravadas e 200 artistas entrevistados, já passaram pela roda do “Samba” músicos consagrados, como Martinho da Vila, Caetano Veloso, Seu Jorge, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, D. Ivone Lara, Marcelo D2, Beth Carvalho, Roberta Sá, Alcione e Mart’nália, entre outros bambas.
Diogo Nogueira, que está no comando desta grande roda de samba desde a sua primeira edição, relembra momentos inesquecíveis: “Um dos programas mais marcantes para mim foi o com Seu Walter Alfaiate. Seu Walter foi um dos padrinhos, um grande mestre que veio no início da minha carreira, que me acolheu com muito respeito, com muito carinho. E teve o programa com o Zeca Pagodinho e o com Jorge Ben Jor. Foi um astral, uma energia fora do comum”.
Neste programa de número 150, o saudosismo também tem vez quando são citadas participações e canções que marcaram o “Samba na Gamboa”. Entre uma história e outra, Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda lembram sucessos como: “O que é o amor?”, “Risque” e “Desde que o samba é samba”. Para fazer este episódio festivo, as músicas foram escolhidas a dedo. “O repertório que a gente escolheu tem os elementos musicais, rítmicos e letra que a gente pode dizer que é uma Bossa Negra. Que tem aquela coisa rítmica africana, mas que tem um quê de Bossa Nova, tem o choro também e tem improvisação. As músicas escolhidas foram canções que a gente gosta e que tivesse esse espírito de Bossa Negra”, conta Hamilton, que atualmente está em estúdio com o Diogo Nogueira gravando um CD intitulado “Bossa Negra”.
Mudança de data de exibição
O Samba na Gamboa, exibido até agora toda terça-feira, às 22h, passará a ser exibido, a partir do dia 28 de abril, às segundas, às 22h. Vale lembrar que o programa de número 150 será o último programa exibido às terças-feiras. A partir do dia 28 de abril, os fãs do programa passam a acompanhá-lo às segundas-feiras, no mesmo horário, às 22h. As reapresentações, aos domingos, às 20h, continuam normalmente.