Business -

Contribuintes doadores em 2025 sobem 18,5% em Ribeirão Preto

10 de Julho de 2025

Acirp e entidades setoriais fizeram campanha em prol de fundos para crianças, adolescentes e idosos; cidade manteve 2º lugar no ranking estadual e subiu para 10º no nacional

 

Ribeirão foi em 2025 a segunda cidade que mais destinou em SP e a 10ª em todo território nacional

Ribeirão Preto teve uma alta de 18,5% em 2025, no total de contribuintes destinadores com relação ao ano anterior, elevando a cidade ao 10º lugar do ranking nacional de destinações voluntárias do Imposto de Renda.

O resultado é reflexo direto de campanhas feitas por entidades setoriais, como a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), em articulação com a Receita Federal, Casa do Contabilista e do programa “Destina Ribeirão”, da Prefeitura Municipal. 

No total, foram R$ 5,15 milhões direcionados para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (FMDCA) e do Idoso (FMI). Na classificação estadual, a cidade manteve o 2º lugar em destinação. 

"A união entre setor produtivo, poder público e sociedade civil trouxe este crescimento expressivo em 2025, gerando impacto social mensurável e fortalecendo nossa economia local”, destaca Sandra Brandani, presidente da Acirp.

Marco Legal e benefícios ampliados

O Destina Ribeirão tornou-se política pública permanente por meio de Lei complementar aprovada no último mês de junho. A nova legislação permite aos contribuintes participantes receberem benefícios fiscais ao realizarem suas destinações.

Com o novo status legal, contribuintes (pessoa física e jurídica) que realizarem destinações ao FMDCA  e FMI até dezembro de 2025 poderão deduzir até 6% do IR devido (PF) ou 1% do lucro operacional (PJ), conforme limites legais.

E por Ribeirão dispor de sites dos conselhos municipais, o contribuinte consegue realizar a destinação de qualquer lugar do mundo, guardando o boleto gerado e pago para anexar à declaração do IR do próximo ano. 

Célia Moura Simões, do Núcleo de Responsabilidade Social (NRS) da Acirp, diz que a articulação entre entidades setoriais, Receita Federal e Prefeitura tornou Ribeirão um espaço facilitador para destinação com foco na proteção social. 

A Acirp faz campanha todos os anos para informar empresários sobre o processo e a importância dele para as entidades que dependem da contribuição para se manter. “Quando foram implantadas as novas ferramentas no sistema da Receita Federal e o incentivo do município, já havia uma cultura de destinação que permitiu essa alta adesão, e ficamos felizes em fazer parte disso”, destaca Célia Moura Simões.

Comentários
Assista ao vídeo