Business -

Comércio cresce 9,4% em Ribeirão Preto em fim de semana do João Rock, segundo a Cielo

18 de Junho de 2025

Enquanto as vendas em lojas de rua subiram 5,6%, o faturamento em shoppings aumentou 16,5%. O destaque foi o segmento de Vestuário

As vendas no Varejo em Ribeirão Preto (SP) cresceram 9,4% no fim de semana (13 a 15 de junho) de realização do João Rock, o maior festival de música nacional do país, em relação a fim de semana comparável de 2024 (14 a 16 de junho), de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

O segmento com a variação mais positiva nos três dias do festival foi Vestuário, com alta de 21,7%. Na sequência aparecem: Turismo e Transporte (+14,8%), Supermercados e Hipermercados (+14,3%), Recreação e Lazer (+13,0%), Varejo Alimentício Especializado (+5,5%) e Bares e Restaurantes (+1,5%).

O ICVA também mediu o comportamento do comércio em shoppings e lojas de rua. Enquanto nos centros comerciais o faturamento subiu 16,5%, nas ruas aumentou 5,6%.

“O João Rock tem se consolidado ano após ano como um dos mais importantes festivais da música brasileira e impulsionado o comércio dessa grande cidade do interior paulista. A comparação das vendas no Varejo entre o fim de semana do festival e um fim de semana comum mostra o quanto o João Rock agrega para Ribeirão Preto. Todo o comércio se beneficiou com o evento, mas o segmento de Vestuário se destacou. E isso pode estar associado ao intenso frio que atingiu a cidade”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

Cielo no João Rock

A Cielo foi a maquininha de pagamentos oficial do João Rock. Foram disponibilizados mais de 2 mil terminais inteligentes - a Lio On – para aqueles que compareceram ao evento pudessem fazer seus pagamentos de modo rápido, seguro e sem atritos até mesmo nos momentos de maior demanda. A adquirente também ofereceu a possibilidade de recargas na pulseira Zig.

Segundo Thalita Martorelli, diretora de Marketing da Cielo, “estar no João Rock foi oportunidade para a empresa unir inovação em pagamentos a experiências memoráveis, tanto para quem foi curtir os shows quanto para quem foi empreender”.

Além do João Rock, a Cielo patrocina outros festivais musicais, como Lollapalooza Brasil, Oktoberfest Blumenau e São João de Campina Grande (PB).

SOBRE O ICVA 

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

COMO É CALCULADO

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento - como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Comentários
Assista ao vídeo