Notícias -

PF combate fraudes no fornecimento de merenda escolar em Lavrinhas/SP

8 de Maio de 2025

Empresas usavam endereços falsos e sócios fictícios para fraudar contratos públicos

Foto: Divulgação/ PF

Cruzeiro/SP. A Polícia Federal cumpriu 4 mandados de busca e apreensão na operação “ALVO 227”, que investiga fraudes no fornecimento de merenda escolar para escolas públicas no município de Lavrinhas/SP.

As buscas foram cumpridas nos municípios de Mauá/SP, Suzano/SP, Mogi das Cruzes/SP e Goiânia/GO, onde estão localizadas as sedes de empresas fornecedoras de merenda escolar. Os contratos administrativos suspeitos foram celebrados nos anos de 2022 e 2023.

Durante as investigações foi identificado que no objeto social dessas empresas constam atividades completamente estranhas ao fornecimento de merenda (manutenção predial, obras de urbanização e terraplanagem, por exemplo). Também foram revelados vínculos entre empresas que participavam da mesma licitação, utilização de sócios-proprietários fictícios, utilização de endereços falsos (prédios abandonados) entre outras circunstâncias utilizadas para fragilizar a concorrência e ocultar os valores recebidos.

As investigações revelaram a prática dos crimes de Contratação Direta Ilegal, Frustração do caráter competitivo de licitação, Associação Criminosa  e Lavagem de Dinheiro.

Comentários
Assista ao vídeo