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O que define o sucesso do empreendedor? - por Leonardo Chucrute, Gestor em Educação e CEO do Zerohum

7 de Abril de 2025

Percebo que muitos empreendedores se questionam sobre o que determina o verdadeiro sucesso no setor comercial?  A resposta para muitos seria de que é o preço, o atendimento ou até mesmo a localização. Porém, se olharmos mais profundamente, percebemos que o ponto central está em algo mais essencial: o relacionamento com os steakholders, principalmente os clientes.

São eles que, muitas vezes, tomam as decisões mais importantes e confiam no seu serviço para atender às necessidades de suas famílias, suas necessidades ou expectativas. Mais do que vender, trata-se de ouvir, acolher e criar um vínculo baseado na confiança e no respeito. Criar uma experiência positiva.

No meu caso, como gestor em educação, lido com os pais e alunos. Quando você entende as expectativas e preocupações dos pais, consegue oferecer mais do que um produto ou serviço. Você entrega soluções que fazem sentido e transformam vidas. Com isso, gera grande impacto na vida dos alunos.

Além disso, abrir espaço para o diálogo no seu negócio faz toda a diferença. Ouvir é a base para melhorar. Por exemplo, opiniões valiosas podem surgir quando criamos um ambiente de pertencimento. Quando as pessoas se sentem parte do mesmo grupo, elas ficam mais comprometidas com o trabalho e motivadas a compartilhar boas ideias. Isso pode fazer a diferença. Além disso, importar-se genuinamente com essas opiniões te ajuda a melhorar como empreendedor e como pessoa. Lembre-se do valor da pesquisa de satisfação e da escuta ativa.

Uma dica valiosa que define o sucesso de empreender é liderar com sabedoria e se tornar um “servidor”. O verdadeiro empreendedor sabe que a chave do sucesso está em treinar, servir e capacitar sua equipe para alcançar grandes objetivos. Investir no desenvolvimento do seu time é essencial para ver os resultados transformadores começarem a acontecer no seu negócio.

Então, lembre-se da importância de ter um relacionamento com o cliente, de ter e sempre abrir espaço para o diálogo com clientes e colaboradores, além de treinar e capacitar sua equipe para conseguir resultados promissores. Siga essas dicas e destaque-se no mundo empresarial.

(*) Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos

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