Colaboradores - Tânia Voss

Especial: Os Mestres Renato Teixeira e Antônio Adolfo brindam o lançamento de Combinados

4 de Abril de 2025

Especial: Os Mestres Renato Teixeira e Antônio Adolfo brindam o lançamento de Combinados

Uma noite glamourosa marcou a primeira audição do álbum Combinados, de duas feras da MPB, Renato Teixeira e Antônio Adolfo

Renato Teixeira e Antonio Adolfo | Foto: Léo Rodrigues/ Kuarup

Um bate papo e histórias a cada apresentação de uma música lançada.

Com detalhes ao vivo das letras e melodias, o artista que participava de cada faixa se apresentava no telão, na sala da Kuarup, responsável pelo lançamento do álbum.

A noite regada a um delicioso coquetel da melhor qualidade, apresentou todas as canções com suas participações de grandes nomes da música brasileira.

O cantor Simoninha, que também tem uma faixa participativa no álbum, levou seu abraço pessoalmente.

Antônio Adolfo trabalhou com seu pai Wilson Simonal.

Os artistas atenderam a todos os convidados e alguns contemplados da imprensa.  Um luxo e salve a MPB.

O álbum resultou em um casamento perfeito entre os seus autores, se existe perfeição é o que define esta obra de tamanha qualidade musical. 

Tudo se encaixou perfeitamente, letras, vozes e melodia. 

Combinados é o nome que se dá a uma parceria que se inicia abrindo caminho para mais Combinados.

A jornalista Tânia Voss foi convidada e participou da audição, e se sentiu muito emocionada com a grandeza e pureza das canções do álbum.

Uma obra musical. Parabéns pelo talento dos Mestres da música e da Kuarup, que se dedica totalmente à música brasileira.

Foto: Léo Rodrigues/ Kuarup

Antônio Adolfo e Renato Teixeira celebram parceria apadrinhada por Fagner no álbum Combinados e trazem convidados especiais

Disco que tem edição em CD e disponível nas plataformas musicais traz as participações especiais de Elba Ramalho, Oswaldo Montenegro, Leila Pinheiro, Alaíde Costa, Zeca Baleiro, Simoninha, Carol Saboya, Lu Saboia, Roberta Campos, Pedro Mariano e Anna Setton
O cantor Fagner é padrinho de uma parceria inusitada de Renato Teixeira com o celebrado músico e pianista Antônio Adolfo. O eterno intérprete de Borbulhas de Amor já é parceiro do autor de Romaria no álbum "Naturezas", disco dos dois lançado pela gravadora Kuarup em 2022 e também em Destinos, que saiu em 2024. Um belo dia, o cantor e compositor Fagner enviou para seu amigo Renato Teixeira o esboço de uma canção no piano sem nenhuma explicação detalhada sobre a melodia pelo Whatsapp. Era uma música para o repertório do álbum Naturezas chamada Eu Só Quero Ser Feliz. Inspirado e surpreso por receber uma música de Fagner ao piano, Renato acabou por complementar o trabalho com letra e devolveu a provocação para análise do amigo melodista. Surpreso também, Fagner indagou: "Quem foi que te enviou essa melodia?". “Foi você, Fagner, respondeu Renato”.

A confusão estava feita. O fato se esclareceu quando Fagner se deu conta de que havia encaminhado por engano um arquivo em MP3 de uma canção do amigo Antônio Adolfo para o Fausto Nilo colocar letra e foi para o parceiro Renato Teixeira. Uma gafe que renderia uma boa história e parceria, que começou com várias trocas de conversas, de letras e melodias e agora se torna o álbum Combinados, de Antônio Adolfo e Renato Teixeira, que sai em edição física, em CD e em todas as plataformas digitais pela gravadora e produtora Kuarup no dia 28 de março. A capa é criação do designer gráfico Bento Andreato, filho do saudoso Elifas Andreato, o papa das grandes capas de discos e álbuns no Brasil. A mixagem foi feita pelo engenheiro de som Ricardo Carvalheira.

Tânia Voss e mestre da MPB | Foto: Léo Rodrigues/ Kuarup

Combinados é um encontro marcado entre dois compositores brasileiros que estão bem mais próximos do que eles mesmos imaginavam, afinal o Rio de Janeiro é logo ali e São Paulo avança pelo Vale do Paraíba para o grande encontro onde, num futuro próximo, as cidades se unirão e se transformarão na primeira megalópole da América Latina.  E lá vem Antônio Adolfo descendo a rua da Ladeira para se encontrar com Renato Teixeira que vai caminhando devagar porque já teve pressa. Serenamente. E as canções vão brotando dessa caminhada absolutamente, alheias às funcionalidades das músicas que hoje, parecem se engalfinhar nos veículos de comunicação que já nos iluminaram com Elis, Tom, Vinicius, João, Pixinguinha, Noel Rosa. Em Combinados a eternidade das canções brasileiras soam harmoniosamente nessa investida dos dois compositores pelos caminhos serenos da boa MPB, com o único propósito de produzirem músicas que sobreviverão numa afirmação perene e contundente de que por trás de todas essas alegorias aleatórias que sempre dominam o mercado, a nossa cultura musical vive plena e bela, como sempre.

Para coordenar o encontro, os dois parceiros convidaram o maestro e produtor Maurício Novaes para a viagem. Coordenando todas as ações, o maestro conduziu notas, canções, cantores, músicos pelos corredores da Kuarup apoiado pelo atento Rodolfo Zanke e sob os auspícios do Alcides Ferreira, que com sua equipe viabiliza tudo com a fé que ele sempre teve na boa música do Brasil. Os convidados para dizerem que as canções são verdadeiras delícias sonoras. Da icônica Alaíde Costa, passando por Oswaldo Montenegro, temos Pedro Mariano que funde no seu canto os poderosos DNA’s de César Camargo Mariano e Elis Regina, e reafirma o poder genético que, com doçura e delicadeza se manifesta também no cantar das irmãs Luísa Sabóia e a Carol Saboya, filhas de Antônio Adolfo que, além de criar as canções e fornecer as vozes das filhas, embeleza tudo com a eloquência pianística que fez dele um mestre dos teclados e das composições. Aí surge o nosso Catador de Rimas, o Zeca Baleiro, convincente e talentoso, para iluminar tudo com seu cantar despojado. Para abrilhantar a cantoria surge a linda voz brasileira que vem do além mar onde reside esbanjando sutileza, a doce Anna Setton.

Roberta Campos é uma cantora apaixonante e definitiva que deixa o cast de Combinados um delicioso painel do que temos de melhor do nosso jeito de cantar. O que dizer do Simoninha, que com seu charme e elegância, homenageia um símbolo brasileiro, amado por todos, o nosso simpático cachorro Caramelo? Leila Pinheiro interpreta com competência máxima a primeira música da parceria. Emocionou a todos nós. Que venha então Elba Ramalho num musical que dimensiona a grandeza do novo nordeste demonstrando que ela é sim uma das nossas mais belas vozes de todos os tempos. Todos fazem do cast de Combinados um delicioso mostruário do que temos de melhor no nosso jeito de cantar. Renato, autor das letras atua como um mestre de cerimônias recebendo com seu jeito simples de interpretar suas poesias, os ilustres convidados. 

Comentários
Assista ao vídeo