Dificuldades para dormir, noites mal dormidas e cansaço constante podem parecer comuns na rotina moderna, mas podem esconder um problema sério: os distúrbios do sono. O Dr. Rafael Almeida, médico pós graduado em psiquiatria, reforça que a má qualidade do sono não afeta apenas o humor e a disposição, mas também tem consequências importantes para a saúde física e mental.
![]() |
Dr. Rafael Almeida |
Foto: Divulgação |
Segundo o especialista, distúrbios como insônia, apneia do sono e síndrome das pernas inquietas estão cada vez mais presentes na população e, quando não tratados, podem desencadear ou agravar quadros de ansiedade, depressão, hipertensão, obesidade e até doenças cardiovasculares.
Com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos nessa área tão relevante, Dr. Rafael participou recentemente de um curso de imersão em sono, organizado pelo professor da IOU/UNICAMP Ervin Cotrik junto com o presidente da academia brasileira de sono (abs), Dr Edilson Zanacanella na Unicamp voltado para o estudo das principais abordagens diagnósticas e terapêuticas relacionadas aos transtornos do sono. O curso reuniu profissionais de referência e trouxe atualizações baseadas em evidências científicas.
![]() |
“A qualidade do sono influencia diretamente na saúde mental dos nossos pacientes. Por isso, compreender os distúrbios do sono de forma ampla é essencial para oferecer um tratamento eficaz e humanizado”, destacou o dr.
A iniciativa reforça o compromisso do Dr. Rafael Almeida com a busca contínua por atualização e excelência no cuidado integral à saúde mental.