Evento aborda bem-estar corporativo, nova legislação sobre saúde mental nas empresas e práticas para reverter o alarmante crescimento de transtornos psicológicos no Brasil
![]() |
Foto: Divulgação |
O Brasil vive atualmente uma ‘epidemia’ de infelicidade no ambiente profissional. Com o passar dos anos, cada vez mais tem sido comum encontrar pessoas que acumulam sobrecarga, frustrações e angústias no mundo corporativo. Os dados alarmantes de um levantamento recente do Ministério da Previdência Social, revelam que apenas em 2024, foram 472.328 afastamentos de funcionários, mediante transtornos de ansiedade e depressão.
O número é o maior dos últimos 10 anos e representa um aumento de 68%, em comparação com o ano anterior. Apenas em São Paulo, foram 125.141 registros, o que acende o alerta sobre a necessidade de medidas que possam auxiliar nesta questão, como a NR-1, norma que traz novas diretrizes para empresas sobre a importância da saúde no trabalho, incluindo fiscalização rigorosa e pagamento de multa, caso os protocolos adequados não estejam sendo implementados.
A capital, que é reconhecida sob a alcunha de “cidade que não dorme”, será palco de um grande encontro sobre felicidade e liderança positiva nos ambientes de trabalho. Entre os dias 20, 21 e 22 de março, seguindo a data em que se celebra o “Dia Mundial da Felicidade”, instituído pela ONU, será realizado o Happiness Brasil Summit 2025, liderado por Sandra Teschner, idealizadora do evento e referência na ciência da felicidade.
“Felicidade não é um luxo, é uma necessidade. Empresas que entendem isso saem na frente, criando ambientes mais produtivos e saudáveis para seus colaboradores. O Brasil vive uma crise de saúde mental sem precedentes. Precisamos transformar o conhecimento sobre felicidade em ação prática”, explica Sandra.
A programação inclui temas essenciais como: Saúde mental e longevidade no trabalho, a Lei 14.831/2024 – nova legislação que obriga as empresas a cuidarem da saúde mental dos funcionários, boas práticas corporativas e a ciência da felicidade organizacional, além de experiências imersivas para fortalecer corpo e mente. No dia 20, serão realizadas palestras, painéis e experiências imersivas conduzidas por especialistas, na Octavio House Faria Lima, seguindo com ações gratuitas no Parque do Ibirapuera, na UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz.
“Viveremos uma jornada imersiva, repleta de práticas que fortalecem o equilíbrio emocional e mental. Queremos democratizar o acesso ao conhecimento e às práticas que promovem o bem-estar. Para isso, teremos também um treino poderoso, integrando corpo e mente para que os participantes saiam revigorados e inspirados. Qualquer pessoa poderá vivenciar essa experiência transformadora de forma gratuita, basta reservar de forma antecipada”, detalha Sandra.
As inscrições para o Happiness Brasil Summit 2025 estão abertas e podem ser realizadas no site oficial: www.happinessbrasilsummit.com.
![]() |
Foto: Divulgação |
Lançamento de dois livros reforça o compromisso com a felicidade corporativa
O Happiness Brasil Summit 2025 também será palco do lançamento de duas obras fundamentais para quem busca compreender e aplicar a felicidade no trabalho e na vida pessoal: “Felicidade se Aprende” (2ª edição) e “Comece pela Felicidade: Porque Ser Feliz Precede o Verdadeiro Sucesso”.
A nova edição do livro “Felicidade se Aprende” reafirma que a felicidade não é um ideal inalcançável, mas uma competência treinável. Com a participação de 23 coautores certificados como Chief Happiness Officers, a obra traz embasamento científico e práticas aplicáveis para melhorar a produtividade e o bem-estar no trabalho.
Já “Comece pela Felicidade: Porque Ser Feliz Precede o Verdadeiro Sucesso”, parte de um conceito essencial: a felicidade não é uma consequência do sucesso, mas sim o ponto de partida para ele. A obra reúne neurociência, psicologia positiva e relatos reais de especialistas, provando que a felicidade é uma ferramenta essencial para uma vida mais produtiva e equilibrada.