Colaboradores - Tânia Voss

Festas para todas as tribos

21 de Fevereiro de 2025

Ritchie e Caetano Veloso lançam nova versão para “Shy Moon”

Single chega às plataformas celebrando os 40 anos da gravação original

Caetano e Ritchie | Foto: Divulgação

Chega às plataformas de streaming uma nova versão para “Shy Moon”, canção de Caetano Veloso originalmente gravada no álbum “Velô”, de 1984. O single atualiza o dueto que Caetano e Ritchie gravaram há exatos 40 anos, e será lançado junto com o videoclipe que registra os bastidores do encontro.

O primeiro registro de “Shy Moon” (sucesso radiofônico imediato) aconteceu a convite de Caetano, depois que os dois se conheceram no camarim de uma casa noturna, em São Paulo. “Caetano inovou ao rodar o país com o show ‘Velô’, antes de gravar o álbum homônimo. Fiquei encantado com a música que ele cantou em inglês e fui ao camarim me apresentar, dizer o quanto eu tinha adorado aquela canção misteriosa da lua. Ele me respondeu que talvez ela não entrasse no repertório do disco (lembro que ele expressou uma certa dúvida a respeito da letra, que havia ‘se aventurado’ a escrever em inglês). Pra mim, soou como uma espécie de canção de ninar e, ao mesmo tempo, uma invocação pagã à Lua, quase uma sagração. Brinquei com Caetano e disse que, caso ele não gravasse, eu adoraria registrar a canção num disco meu. Ele riu e ficou por isso mesmo, uma brincadeira de camarim”, conta Ritchie.
 
Poucos meses depois veio o convite, em um telefonema de Caetano Veloso, no meio da madrugada. “Ele estava em estúdio e me perguntou: ‘que tal gravarmos juntos aquela música que você gostou?’ Vindo do seu ídolo não é um convite, é uma ordem!”.

O próprio Caetano conta mais: “Fiz essa música em Salvador, em um bar no lado do Rio Vermelho. Olhei pra Lua e me veio à cabeça essa expressão, ‘shy moon’, lua tímida. Eu achei bem bonito. Quando vim para o Rio gravar, eu já queria chamar o Ritchie porque ele é inglês, cantaria na sua língua materna. Ele veio, gravou comigo, foi espetacular!”

Quatro décadas depois, Caetano foi surpreendido com a beleza da versão de “Shy Moon” que Ritchie havia apresentado em um evento comemorativo aos 80 anos do compositor baiano, promovido pela UBC. “Eu o ouvi cantar essa música, com a banda, e foi superior a tudo que eu tinha visto naquela noite, e em outras noites, aqui no Brasil. Foi muito profissional, muito lindo”, pontua o compositor deste e de tantos outros clássicos da nossa música.

Agora, inverteram-se os papéis: “Caetano cobriu de elogios a minha performance, e como eu vinha tendo ótima aceitação para o arranjo que já fazia nos meus shows, tomei coragem de convidá-lo para comemorar o 40° aniversário da canção comigo, regravando o nosso primeiro dueto. Para minha honra e felicidade, ele aceitou no ato. Estou novamente no céu com o resultado musical do nosso reencontro!” Caetano Veloso retribui: “Gravar com Ritchie de novo, depois de tê-lo visto cantar ‘Shy Moon’, é uma emoção boa, muito profunda”.

-

A Vida Começa Agora é o primeiro single a ser lançado pelo Biquini para celebrar seus 40 anos ininterruptos de carreira

Biquini Cavadão | Crédito: Marcos Hermes

Com a produção de Paul Ralphes, o Biquini dá a partida ao lançamento de seu novo single: A Vida Começa Agora, de autoria dos quatro integrantes. A música chega às plataformas neste dia 21 de fevereiro depois de já ter sido lançada nas rádios. “A Vida Começa Agora é um recado para este momento em que parecemos viver eternamente em um compasso de espera. Não importa a idade que você tenha, só depende de nós darmos um novo rumo” - explica o cantor Bruno Gouveia.
 
A faixa fará parte do primeiro EP a ser lançado celebrando os quarenta anos da banda. A tour, que começará dia 15 de março no lendário Circo Voador, palco da primeira apresentação oficial da banda, terá o nome A Vida Começa Aos 40. Parece até contradizer os versos de Zé Ninguém (“quem foi que disse que a vida começa aos 40, a minha acabou faz tempo”), sucesso do Biquini de 1991, mas a verdade é, aos quarenta de carreira, a banda vive sua melhor fase. Seus shows tem lotado arenas, festas e eventos de todo país. E não porque simplesmente chegaram a esta marca, mas porque, para chegar a ela, se reinventaram a cada dia. A Vida Começa Agora é um single, um estilo de vida, e a essência deste grupo.

-

Leo Santana estreia no carnaval de São Paulo

Léo Santana | Foto: Divulgação

O GG da Bahia levará seu Bloco “Vem com o Gigante”, em parceria com o Carnafacul, pela primeira vez para as ruas de São Paulo, no dia 09 de março, domingo. Léo Santana promete sacudir e ferver as ruas da capital paulista encerrando os festejos carnavalescos da cidade que contará com 12 dias de festa.

No repertório, que está sendo preparado especialmente para esse grande acontecimento, o Gigante vai apresentar grandes hits como “Contatinho”, “Perna Bamba”, “No Sigilo”, "Zona de Perigo", "Posturado e Calmo", "Golzinho Vermelho", "Cama Repetida", "Santinha" e as grandes apostas do cantor para o Carnaval “Surra se Toma” e “ Êta Novinha”, além de muitas outras canções de sucesso.

Puxar um trio elétrico em um bloco de rua para o povo no Carnaval da maior capital do país sempre foi um sonho, e realizar mais esse sonho com o meu bloco e encerrando o Carnaval que é uma festa que eu amo e que tem muito a minha cara é sem dúvida mais do que gratificante! Estou super feliz, grato e muito ansioso. Estou preparando um repertório mais do que especial para animar em grande estilo os paulistas, turistas e o povo do Brasil inteiro que mora na cidade que nunca dorme, que curte o meu som e nem sempre tem a oportunidade de curtir o meu show. Vem com o Gigante que vai ser uma festa linda, vamos juntos balançar as ruas da cidade e fechar o Carnaval com chave de ouro” - Léo Santana.

-

25 anos DJ Club comemora duplo aniversário

 Gé Rodrigues e Igor Calmona, fundadores do Complexo DJ Club | Foto: Acervo pessoal

Um dos clubes mais icônicos da noite paulistana, o DJ Club comemora 25 anos de trajetória e um ano em seu novo endereço, nos Campos Elíseos. Fundado no final do ano de 1999 por Gé Rodrigues e Igor Calmona, o espaço marcou gerações e continua contribuindo para a cena musical e cultural da cidade, mantendo a noite alternativa viva.

Desde março de 2024 ocupando um charmoso casarão no centro de São Paulo, consolida-se como o Complexo DJ Club, com suas três pistas de dança, hamburgueria, pizzaria, cineclube e, em breve, um estúdio de gravação de última geração, o espaço mantém a tradição de ser um ponto de encontro para amantes da música e da cultura underground.

A comemoração, antecipada por conta do Carnaval, começa na sexta-feira, 21 de fevereiro, na festa Hi-Fi, com os DJs Roberto Maia e Demoh dividindo as pick-ups com Gé na pista 1, enquanto os DJs Ale Garanci, Borro e Binho assumem a pista 2. A comemoração se repete no sábado, dia 22, com a festa Soundcom bombando nas três pistas: Os DJs Rafael Perrotta, Gé Rodrigues e Demoh, na psita 1; na 2, Marcio Vaez e Branco; e os DJS Jumba e Peppo.

Artistas e o público fiel que acompanha a evolução do projeto ao longo dos anos celebram esse marco, em duas noites que reforçam o compromisso do Complexo DJ Club em oferecer experiências autênticas e inovadoras. Mais do que uma casa noturna, o Complexo DJ Club reafirma sua posição como um polo cultural e artístico, mantendo viva a energia de um dos mais longevos clubes da cidade.

Gé Rodrigues, figura essencial na revitalização de ícones da noite paulistana, como o Madame Satã (reaberto por ele como Madame Club), e fundador da lendária Nostro Mundo, segue à frente da cena com seu parceiro Igor Calmona, preservando a essência do DJ Club enquanto aposta em novas propostas para o espaço.

Aniversário Complexo DJ Club
Al. Glete, 562 - Campos Elíseos
21/2, sexta-feira, e 22/2, sábado, a partir das 22h
Ingressos: R$ 40 (entrada) ou R$ 80 (consumação)
Lista de descontos: https://www.instagram.com/djclubbar/
Mulheres VIP e Double vodca (Smirnoff) até a meia-noite

-

Danilo Dunas mergulha no humor e na diversidade musical em seu novo álbum Amor meio amargo

Com participações de artistas como Maria Alcina, Anastácia e Grace Gianoukas, o trabalho será lançado em fevereiro em todas as plataformas digitais

Danilo Dunas | Foto: Caio Oviedo

O multiartista Danilo Dunas lança seu mais recente trabalho, Amor meio amargo, um álbum que transcende gêneros e convida os ouvintes a embarcarem em uma jornada musical única, repleta de sarcasmo, paixão e liberdade criativa. Disponível nas principais plataformas digitais a partir de 7 de fevereiro, a obra reflete o amadurecimento artístico do cantor e compositor, consolidando seu estilo marcante e cheio de personalidade. O show de estreia do álbum, com participação especial de Maria Alcina, está previsto para 22 de fevereiro de 2025, no Redoma Bixiga, às 19h30, prometendo uma experiência teatral e envolvente, fiel ao espírito de cabaré que permeia o disco.

O álbum reúne blues, bolero, tango, fado, e até marchinhas de carnaval, criando uma atmosfera que mescla humor e lirismo. Danilo explora temas como liberdade e amor e traz críticas sociais e crônicas de costumes com letras marcadas por sarcasmo. “Este álbum fala de experiências pessoais e de pessoas próximas, mas também traz uma visão bem-humorada e sarcástica do mundo”, afirma.

Produzido por Cesar Benzoni, diretamente da Irlanda, o disco é uma demonstração de como a distância não é barreira para a criatividade. Com arranjos detalhados e participações de Maria Alcina, Anastácia, Grace Gianoukas, Verónica Valenttino e Pedro Buarque, o trabalho é um exemplo de colaboração artística. “Cada nova camada do arranjo era um deleite. Ver as músicas ganhando corpo foi emocionante”, comenta Danilo.

Com Amor meio amargo, Danilo Dunas reafirma seu lugar como um dos artistas mais autênticos da música contemporânea brasileira. Prepare-se para rir, se emocionar e dançar ao som desse álbum que é puro prazer auditivo.

Um álbum, várias histórias

Composto por 12 faixas, Amor meio amargo mergulha na riqueza de estilos como blues, bolero, tango, fado, merengue e marchinhas de carnaval. Cada canção é uma peça de um quebra-cabeça que constrói o ambiente de cabaré que guia o álbum. O título traduz a essência do projeto: uma visão bem-humorada e, por vezes, cínica sobre o amor e a vida, marcada por temas como liberdade, diversidade, com crônicas de costumes.

O disco abre com Na minha pele, uma música metalinguística. “Gosto muito de compor sobre os atos de compor, tocar e cantar e meus álbuns anteriores também trazem canções com esse enfoque, como O barulho que ela faz, Trilha sonora, Pulando a cerca, Carreira solo, A Bela e a Fera, Passagem de som e Cyrano”, comenta.

O tema de O guru está nu foi sugerido pelo parceiro Pedro Buarque após a divulgação da notícia de que um importante guru religioso, muito respeitado, foi acusado de abuso sexual. O artista não quis, porém, “fulanizar” o caso, como se fosse um episódio isolado, nem achar bodes expiatórios, e resolveu escrever sobre o comportamento de seita e gurus políticos e culturais, não apenas religiosos, que exercem poder inclusive junto a um público que acredita ser mais crítico. A música remete um pouco aos rocks e souls do fim dos anos 1960 e começo dos anos 1970, com referências religiosas.

Show de lançamento do álbum Amor meio amargo
22 de fevereiro de 2024, às 19h30 - Redoma Bixiga - Rua Treze de Maio, 825
Ingressos: https://shotgun.live/pt-br/events/22-2-danilo-dunas-apresenta-amor-meio-amargo-na-redoma

-

Trio de Tenores mais famoso do mundo, Il Volo, anuncia datas para pré-venda e venda de ingressos dos shows no Brasil

Finalmente os fãs do trio de tenores mais famoso do mundo, poderão garantir seus ingressos para os shows de Outubro de 2025

Trio de Tenores | Foto: Divulgação

Dia 25 de Fevereiro de 2025 as 12:00horas (meio-dia), inicia-se a pré-venda para Sócios Ouro Clube Shows (https://www.clubeshows.com.br) e para membros do Fã Clube Oficial Il Volo (https://fanclub.ilvolomusic.com).

Pré-venda ao público

Dia 27 de Fevereiro de 2025 12:00horas (meio-dia), começa a venda ao público em geral - www.poladian.com.br

Piero Barone, Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble, que há anos cativam o público com suas apresentações, prometem encantar mais uma vez os fãs brasileiros com suas vozes extraordinárias acompanhados de grande orquestra. Oportunidade única de assistir, ao vivo, o trio de tenores mais famoso do mundo.

Em 2024, para comemorar seus 15 anos de carreira, o trio deu início a uma das mais bem sucedidas turnês mundiais, lotando arenas nas mais importantes capitais do mundo e comprovando o seu crescente sucesso global.

No Brasil, os shows acontecem no dia 3 de outubro, no Rio de Janeiro, no Vivo Rio; 7 de outubro, em Curitiba, no Teatro Positivo; 8 de outubro, em Porto Alegre, no Auditório Araújo Vianna; e nos dias 10, 11 e 12 de outubro, em São Paulo, na Vibra São Paulo. Na sequência, o IL VOLO segue para Buenos Aires, Santiago e Lima. De lá, retorna para mais espetáculos na Europa.

Acompanhado de grande orquestra, o trio apresentará sucessos da música internacional, que já fazem parte de seu repertório, além de algumas músicas do novo álbum “Ad Astra”, seu mais recente projeto discográfico composto inteiramente por canções originais.

Dia 03 de Outubro de 2025, Sexta-Feira às 21:30h no Rio de Janeiro no Teatro Positivo
Dia 07 de Outubro de 2025, Terça-Feira às 20:30h em Curitiba no Teatro Positivo
Dia 08 de Outubro de 2025, Quarta-Feira às 21:00h em Porto Alegre no Auditório Araujo Vianna
Dia 10 de Outubro de 2025, Sexta-Feira às 21:30h em São Paulo na Vibra São Paulo
Dia 11 de Outubro de 2025, Sábado às 21:30h em São Paulo na Vibra São Paulo
Dia 12 de Outubro de 2025, Domingo as 20:00h em São Paulo na Vibra São Paulo

-

E para quem não está a fins de festas, folias e baladas, confira o espaço mais badalado de Sampa para um gostoso bate papo,: Now Play Vinyl Store

Foto: Divulgação

Um lugar que você vai encontrar discos e a qualidade de discos em vinil, curtir um som, brindar e conversar sobre música. Tem até discos de vinil novos e lacrados de inúmeras vertentes musicas. Todas as tribos do som têm seu espaço por lá. The Tourtured Poets Department e 1989, os trabalhos de estúdio mais recentes de Taylor Swift, estão ao lado de Chega de Saudade, de João Gilberto, o álbum de 1959 que definiu a bossa nova.

Clássicos de todas as fazes do pop e do rock também têm vez. A viagem pode começar com London Calling, o manifesto punk do Clash, de 1979, e desembocar nas novidades de Ezra Collective, Miachel Kiwanuka e Badbadnotgood.

Um aconchegante lugar de convivência para quem gosta de música. Tem cerveja, café e sofás confortáveis para papear sobre seus artistas e bandas prediletas. A conversa pode ser sobre Jorge Ben Jor, Miles Davis, Gentle Giant, Frank Sinatra ou artistas brasileiros da nova geração.

Sentimos uma carência no mercado por espaços assim em São Paulo, muitos jovens nunca tinham entrado numa loja apenas com discos novos, como existiam até os anos 1990”, diz Gustavo Leite, um dos proprietários.

A casa a realizará listening parties, nos moldes da cultura kissa, dos listening bares japoneses, em que amantes da música se reúnem para ouvir discos e conversar sobre seus sons preferidos.

Em breve, a música ao vivo também fará parte da versátil receita da Now Play. O charmoso mezzanino do imóvel está sendo preparado para receber pocket shows.

O espaço é moderno, amplo, de pé direito alto, decorado de modo minimalista e aconchegante. Próprio para quem quer passar bons momentos curtindo o melhor da música.

Comentários
Assista ao vídeo