O Tribunal de Justiça de São Paulo empossou na última semana três novos desembargadores: Marcus Vinicius Rios Gonçalves, Alexandre David Malfatti e Jayme Martins de Oliveira Neto. O ato foi conduzido pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, no Salão Nobre do Palácio da Justiça. Compuseram a mesa de honra os integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público), Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Gilson Delgado Miranda; e o desembargador Regis Fernandes de Oliveira (ex-presidente da Associação Paulista de Magistrados e da Associação dos Magistrados Brasileiros), tio do desembargador Jayme Martins de Oliveira Neto.
![]() |
Marcus Vinicius Rios Gonçalves, Alexandre David Malfatti e Jayme Martins de Oliveira Neto. |
Na abertura, o presidente do Judiciário paulista exaltou a trajetória dos empossados, todos com mais de 30 anos de carreira e advindos do mesmo certame, o 161º Concurso para Ingresso na Magistratura. “Dar posse a amigos é muito fácil. São colegas queridos que merecem a presença de todos que vieram compartilhar esse momento sublime. Após 33 anos, vocês atingem, hoje, o patamar máximo da Magistratura paulista. Sejam bem-vindos”, declarou o presidente Fernando Torres Garcia.
Primeiro a fazer uso da palavra, o desembargador Marcus Vinicius Rios Gonçalves agradeceu àqueles que o apoiaram na carreira, dedicando o momento ao seu pai, desembargador Carlos Roberto Gonçalves. “Ele integrou o Tribunal por muitos anos e foi a maior inspiração da minha carreira. Essa é uma oportunidade de renovar meu juramento e de dizer que mantenho o entusiasmo do começo da profissão, mas, agora, com a responsabilidade do cargo de desembargador”, disse.
Alexandre David Malfatti falou dos ensinamentos aprendidos com colegas ao longo de sua trajetória. "Agradeço aos amigos de Magistratura, a equipe do meu gabinete e minha família, especialmente a pessoa mais importante da minha vida, minha esposa. Só tenho a agradecer. É uma honra estar aqui, na presença de pessoas que me ensinaram muito. Tive a felicidade de trabalhar em várias câmaras e encontrar amigos."
Em seu pronunciamento, o desembargador Jayme Martins de Oliveira Neto fez coro às manifestações afetuosas dos empossados. “É uma honra muito grande estar aqui com amigos, com quem eu tive muito convívio, além de ser muito especial tomar posse em um dia em que meu tio, o desembargador Regis de Oliveira, compõe a mesa. Ele desempenhou papel fundamental em minhas escolhas de vida e de profissão”, afirmou.
Também estavam presentes os familiares do desembargador Marcus Vinicius Rios Gonçalves, Elbe Cecília Rios Gonçalves (mãe), o procurador de Justiça Victor Eduardo Rios Gonçalves (irmão) e a promotora de Justiça Daniela Cristina Rios Gonçalves (irmã); os familiares do desembargador Alexandre David Malfatti, a advogada Dina Malfatti (esposa), Mariana (filha) e Victor (filho); os familiares do desembargador Jayme Martins de Oliveira Neto, a juíza substituta em 2º Grau Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira (esposa), Beatriz (filha) e Carolina (enteada); além de desembargadores, juízes, representantes de instituições, servidores da Justiça, amigos dos empossados.
Trajetórias:
Marcus Vinicius Rios Gonçalves – Nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), em 1966. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), turma de 1988. De 1990 a 1991 atuou como promotor de Justiça. Ingressou na Magistratura em 1991, nomeado juiz substituto da 4ª Circunscrição Judiciária, com sede em Osasco. Atuou nas comarcas de Juquiá, Registro e na Capital. Em 2019 foi removido a juiz substituto em 2º Grau.
Alexandre David Malfatti – Nasceu na Capital, em 1966. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1988. É pós-graduado pela mesma instituição. Ingressou na Magistratura em 1991, nomeado juiz substituto da 8ª Circunscrição Judiciária, com sede em Campinas. Atuou nas comarcas de Cunha, Ibiúna e na Capital. Em 2021 foi removido a juiz substituto em 2º Grau.
Jayme Martins de Oliveira Neto – Nasceu em Monte Aprazível (SP), em 1965. Formou-se pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), turma de 1989. É mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuou como escrevente técnico judiciário do Primeiro Tribunal de Alçada Civil de São Paulo. Ingressou na Magistratura em 1991, nomeado juiz substituto da 8ª Circunscrição Judiciária, com sede em Campinas. Judiciou nas comarcas de Tietê, Rancharia, Santos e na Capital. Foi removido a juiz substituto em 2º Grau em 2019.
Fonte: TJSP