Informes - GERAIS

Nos 100 anos da Chevrolet no Brasil, uma "história de amor" pela Stock Car

28 de Janeiro de 2025

A montadora comemora neste domingo seu centenário no País, com quase a metade dedicada à principal categoria do automobilismo brasileiro

Onde tudo começou: os Opalões no grid da corrida inaugural da Stock Car

Foi em uma segunda-feira, 26 de janeiro de 1925, que a Chevrolet abriu sua história no Brasil. A marca norte-americana, de propriedade da General Motors Corporation, inaugurou naquele dia a primeira fábrica em território nacional, na Avenida Presidente Wilson, bairro do Ipiranga, em São Paulo. As atividades iniciais tinham como objetivo a montagem do Chevrolet 490, conhecido também como Chevrolet Baby. Foi o início de uma trajetória de muito sucesso e que completa 100 anos no próximo domingo (26).

Foi um século de desafios, como a fase de industrialização do Brasil, a Segunda Guerra Mundial, Covid-19 e muitas crises econômicas. E também de muitos marcos e realizações, como o sucesso espetacular do Corsa (o então vice-presidente da marca, André Beer, teve que ir à TV pedir calma aos consumidores), o lançamento do icônico Opala e também a criação da Stock Car Pro Series, que logo se consolidaria como a principal categoria brasileira e a mais longeva do esporte no país, com 45 anos de trajetória completados em abril de 2024.

O projeto Stock Car — No fim da década de 1970, o Brasil vivia em ‘lua-de-mel’ com o esporte a motor em razão das conquistas de Emerson Fittipaldi no Mundial de Fórmula 1, mas se ressentia da falta de uma categoria de carros do tipo turismo forte depois da extinção da chamada Divisão 1. Piloto e revendedor de carros da Chevrolet, Reinaldo Campello liderou o movimento que levou à montadora a ideia de criar uma categoria que teria como base o Opala, que à época completava uma década de grande sucesso perante o público. 
Seguindo o slogan que virou filosofia de marketing nas fábricas envolvidas no automobilismo “Win on Sunday, Sell on Monday” (ou vença no domingo, venda na segunda-feira), a Chevrolet abraçou o projeto e fundou a Stock Car, nascida oficialmente em 22 de abril de 1979 no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, no Rio Grande do Sul, terra que reúne milhões de apaixonados pelo esporte. 

Dez pilotos aceleraram modelos Chevrolet Opala empurrados por motor de seis cilindros em linha e 4.093 cilindradas. A pole position ficou com João Carlos Palhares, enquanto o primeiro vencedor da categoria foi Affonso Giaffone Jr. Foi o início de uma história que, em 2024, completou 45 anos.

Revelando lendas — A prova em Tarumã representou o começo de um relacionamento permanente entre a Chevrolet e a Stock Car. Desde então, a categoria participou da revelação de talentos que se tornariam verdadeiras lendas do automobilismo brasileiro, como Ingo Hoffmann, Paulo Gomes, Chico Serra, passando por nomes que estão no auge, como o tricampeão Gabriel Casagrande. Ao longo das décadas, juntamente com marcas como Volkswagen, Mitsubishi e Peugeot, a Chevrolet ajudou a consolidar a Stock como uma das categorias mais competitivas do mundo. 

A relação entre a Stock Car e a Chevrolet também evidenciou a natural evolução na indústria automotiva. O modelo Opala — e suas variações — compôs o grid nas 15 primeiras temporadas, vigorando até 1993. O icônico modelo, até hoje um dos símbolos da categoria, deu lugar ao Omega, outra sensação nas ruas brasileiras.
Seis temporadas depois, a General Motors promoveu nova mudança e realizou a troca do Omega pelo Vectra no grid da Stock Car. A primeira versão do modelo acelerou entre 2000 e 2003 antes de dar lugar ao Astra, a partir de 2004. A nova versão do Vectra estreou em 2009 e competiu em três temporadas. O Sonic foi o modelo escolhido pela Chevrolet entre 2012 e 2015, enquanto o Cruze disputou o campeonato entre 2016 e 2024, fechando assim a “era Sedan” para a montadora.

Mesmo nas temporadas em que a Stock Car foi uma categoria multimarcas, a Chevrolet foi campeã e adicionou à sua galeria títulos conquistados com os sete modelos utilizados pela marca no campeonato.

A nova era — Em 2025, outro momento especial na história da Chevrolet na Stock Car. Juntamente com Toyota e Mitsubishi, a marca norte-americana será protagonista do início da “era SUV” da categoria, uma mudança de rumo que alinha a Stock Car com os anseios dos fãs brasileiros de automóvel.

A nova geração terá à disposição tecnologia de vanguarda e o melhor da segurança e conectividade em veículos de competição. Um dos SUVs campeões de venda no Brasil nos últimos anos, o Tracker será o modelo da Chevrolet no grid da Stock Car a partir desta temporada com as equipes TMG Racing, A.Mattheis Vogel, Cavaleiro Sports, Scuderia Chiarelli e Scuderia Bandeiras. A Toyota utilizará o Corolla Cross e a Mitsubishi, o Eclipse Cross, ambos também carros de vanguarda em termos de tecnologia e desempenho.

A primeira etapa deste novo capítulo acontecerá no fim de semana de quatro de maio, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Confira abaixo dados históricos da Chevrolet na Stock Car:

Modelo, anos de participação, temporadas disputadas

Chevrolet Opala, 1979 a 1993, 15 temporadas*, 15 títulos

Chevrolet Omega, 1994 a 1999, seis temporadas, seis títulos

Chevrolet Vectra, 2000 a 2003; e 2009 a 2011, sete temporadas, cinco títulos

Chevrolet Astra, 2004 a 2008, 5 temporadas, dois títulos

Chevrolet Sonic, 2012 a 2015, 5 temporadas, três títulos

Chevrolet Cruze, 2016 a 2024, 9 temporadas, sete títulos

Chevrolet Tracker, a partir de 2025

*De 1987 a 1989, na versão Chevrolet Opala Caio-Hidroplas. De 1990 a 1993, versão Chevrolet Opala Protótipo.

A história da Chevrolet na Stock Car Pro Series em números

Corridas disputadas: 634

Pilotos campeões: 17

Circuitos: 22

Modelos diferentes: 7

Títulos: 38

Vitórias: 521

Primeiro campeão: Paulo Gomes, Chevrolet Opala, 1979

Último (atual) campeão: Gabriel Casagrande, Chevrolet Cruze, 2024

Primeira vitória: Affonso Giaffone Júnior, Chevrolet Opala – Tarumã, 1979

Última vitória: Guilherme Salas, Chevrolet Cruze – Interlagos, 2024

Poles: 403

Primeira pole: João Carlos Palhares, Chevrolet Opala – Tarumã, 1979

Última pole: Guilherme Salas, Chevrolet Cruze – Interlagos, 2024

Voltas mais rápidas: 525

Primeira volta mais rápida: Dado Andrade, Chevrolet Opala – Tarumã, 1979

Última volta mais rápida: Julio Campos, Chevrolet Cruze – Interlagos, 2024

Pódios conquistados: 1.588

Primeiro pódio: Affonso Giaffone Júnior, João Carlos Palhares e Raul Boesel, Chevrolet Opala – Tarumã, 1979

Último pódio: Guilherme Salas, Felipe Massa e Gabriel Casagrande, Chevrolet Cruze – Interlagos, 2024

Piloto recordista Chevrolet na Stock Car

Ingo Hoffmann

12 títulos

74 vitórias

56 poles

58 voltas mais rápidas

Pilotos campeões da Stock Car com Chevrolet

1979 – Paulo Gomes

1980 – Ingo Hoffmann

1981 – Affonso Giaffone Júnior

1982 – Alencar Junior

1983 – Paulo Gomes

1984 – Paulo Gomes

1985 – Ingo Hoffmann

1986 – Marcos Gracia

1987 – Zeca Giaffone

1988 – Fábio Sotto Mayor

1989 – Ingo Hoffmann

1990 – Ingo Hoffmann

1991 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli

1992 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli

1993 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli

1994 – Ingo Hoffmann

1995 – Paulo Gomes

1996 – Ingo Hoffmann

1997 – Ingo Hoffmann

1998 – Ingo Hoffmann

1999 – Chico Serra

2000 – Chico Serra

2001 – Chico Serra

2002 – Ingo Hoffmann

2003 – David Muffato

2004 – Giuliano Losacco

2005 – Giuliano Losacco

2010 – Max Wilson

2012 – Cacá Bueno

2013 – Ricardo Maurício

2014 – Rubens Barrichello

2017 – Daniel Serra

2018 – Daniel Serra

2019 – Daniel Serra

2020 – Ricardo Maurício

2021 – Gabriel Casagrande

2023 – Gabriel Casagrande

2024 – Gabriel Casagrande

Comentários
Assista ao vídeo