Misturando a cultura oriental com o sertanejo
Sobre
Conhecidos artisticamente como os “japanejos” , os irmãos Lucas Akira & Fábio trazem ao público um trabalho musical com um toque especial da cultura oriental, já que parte da família é de origem nipônica. Naturais da cidade de Pirajuí, interior do Estado de São Paulo, Lucas Akira Jacomini Inoue e Fábio Massayoshi Jacomini Inoue, desde cedo, tiveram contato com o universo da música por influência dos pais.
A descendência japonesa vem por parte do pai Nelson que, curiosamente, nas constantes reuniões de família, era o responsável em puxar uma verdadeira roda de samba. Por outro lado, a mãe Mariza carregava uma grande apreciação pela música sertaneja que rendia boas modas de viola. E diante dessa mistura cultural, o destino dos irmãos foi se entrelaçando. Em 2007, após cantarem separados, em apresentações no colégio, tiveram a ideia de unir forças e formar uma dupla sertaneja.
Foi o começo de uma carreira de muito sucesso e de experiências extremamente importantes para os dois. Com total apoio dos pais, a dupla traçou diversos objetivos e manteve na essência o caráter e determinação ensinados dentro do ambiente familiar. Não demorou muito para que a ascensão profissional na música se tornasse uma realidade. Em 2011, lançaram o primeiro CD chamado “Segredo” . Na sequência, em 2013, foi a vez do trabalho nomeado de “A Fera”
Ascensão
Algumas apresentações marcantes da dupla foram durante a FAEPIRA, evento tradicional da cidade de Pirajuí, reunindo centenas de pessoas, e em Bauru, município em que eles foram acolhidos e residem até hoje. Na ocasião, cantaram para aproximadamente 40 mil pessoas na tradicional festa agropecuária da cidade.
Já no ano de 2018, o lançamento da canção autoral “Oposto” , e de “Exagera” , que alcançou duas vezes o primeiro lugar nas principais rádios do noroeste do Estado de São Paulo, abriram novas oportunidades para os jovens artistas. Após a divulgação, em 2019, de mais um CD, dessa vez gravado ao vivo, e que recebeu o nome de “Nossa Playlist” - projeto que atualmente já conta com a marca de mais de 10 milhões de reproduções nos serviços de streaming - Lucas Akira & Fábio partiram para a viabilização do projeto de gravação do primeiro DVD.
A produção intitulada “Lucas Akira & Fábio - Japanejo” , contou com quatro faixas inéditas e apresentou ao público o single “Coração Durão” , que também soma milhões de plays nas plataformas digitais. Um destaque importante é que além de compositores, Fábio toca violão e Lucas gaita e sanfona.
Com talento de sobra, eles revelam que as principais influências musicais que possuem são de grandes nomes como João Paulo & Daniel, Milionário & José Rico, Bruno & Marrone, Gino & Geno, Fernando & Sorocaba, Jorge & Mateus, entre muitos outros. Em 2022, saiu do forno o segundo DVD “Acústico dos Japanejo”. Entre os singles lançados com o novo trabalho estão “Nem Ferrando” , “Nem Tudo Foi em Vão” e “Lua de São João”. As músicas trazem o melhor do sertanejo com elementos da cultura oriental, que já faz parte da carreira dos artistas.
Também foram lançadas posteriormente “Assunto Resolvido” e “Manera Aí” , canções que já são um verdadeiro sucesso entre os fãs da dupla. Para honrar o título de “japanejos” , também já se apresentaram na TV cantando clássicos como “Evidências” , “Ai Se Eu Te Pego” e “É O Amor” , mas em japonês, momentos que projetaram a dupla em todo o país.
Destaques para a participação no The Noite do SBT, em uma entrevista conduzida por Danilo Gentili; no Otalab, para um encontro especial com o apresentador Otaviano Costa; em musicais nos programas Aparecida Sertaneja e Terra da Padroeira da TV Aparecida; Tamo Junto da Rede Vida, com apresentação do Padre Marcos; Geral do Povo na RedeTV!; além de um convite para uma das principais atrações da Rede Globo, o programa Caldeirão Com Mion. Através de muita garra e determinação, Lucas Akira & Fábio vêm mostrando ao público que sonhos podem ser alcançados com os pés no chão e muito amor à música, no melhor estilo “japanejo” de ser.