Distrito de Camanducaia recebe inscritos de 30 municípios no passeio ciclístico Pedal Luz e nos desafios Corrida nas Montanhas e Pedal nas Montanhas
Prova de bike teve participação de mais de 120 ciclistas e contou com os prêmios Rei e Rainha da Montanha |
Com quase 300 participantes no total no passeio ciclístico Pedal Luz e nos desafios Corrida nas Montanhas e Pedal nas Montanhas, realizados no último final de semana, Monte Verde (MG) celebra o sucesso da abertura do seu calendário esportivo de 2025. A agenda do “Esportes nas Montanhas” já conta com eventos marcados para março, abril e setembro e neste primeiro do ano teve inscritos de 30 municípios, dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e do Distrito Federal, nas atrações em que ciclistas e corredores puderam desfrutar das paisagens deslumbrantes da Serra da Mantiqueira ao longo dos percursos no tradicional destino turístico mineiro.
A MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) e a Haka Race, maior organizadora de provas de aventura do Brasil, promoveram os eventos, todos de caráter beneficente e com a exigência aos competidores de uma doação obrigatória de 1kg de alimento não perecível, sendo que todo o volume arrecadado será distribuído para uma entidade assistencial da região.
O passeio ciclístico Pedal Luz abriu, na noite do último sábado, as atividades do calendário esportivo de 2025 no distrito de Camanducaia e integrou a programação do Natal nas Montanhas de Monte Verde, que irá até 2 de fevereiro com dezenas de atrações culturais gratuitas ao público. Em um trajeto que passou pela vila da fonte e pela avenida principal da localidade, os participantes desfilaram pelas ruas e puderam contemplar, pedalando, a linda decoração natalina montada no destino. Os ciclistas ainda se enfeitaram com objetos luminosos e adereços, o que tornou a experiência ainda mais especial e inesquecível. Com largada às 19h30, o percurso foi encerrado no portal de Monte Verde, todo iluminado, onde todos os participantes posaram para fotos juntos.
A programação esportiva continuou na manhã de domingo, quando a prova de 40km do Pedal nas Montanhas abriu as atividades do dia, às 8h, com o ciclismo mountain bike, que contou com quatro categorias, sendo uma delas apenas para usuários de bicicletas elétricas. E houve as premiações de Rei e Rainha da Montanha aos ciclistas que fizeram o tempo mais rápido de um trecho de subida do percurso, cronometrado pelo aplicativo Strava. Cláudio Tafula e Damile Salles, respectivos vencedores masculino e feminino dessa disputa paralela da prova, foram agraciados com R$ 250 cada um.
A mesma iniciativa foi promovida na prova de corrida de 10km, que teve Eliomar Miranda como ganhador geral e também da premiação destinada ao competidor que completou com o menor tempo a parte do percurso escolhida para o Rei na Montanha. Atleta patrocinado pela MOVE e gestor das áreas de trilhas administradas pela entidade em Monte Verde, o corredor local ainda integrou o staff da organização dos eventos do final de semana e comemorou o sucesso das atrações que abriram o calendário esportivo do distrito em 2025.
“O evento superou as nossas expectativas, foi muito bom. Esperávamos pela participação de uma quantidade um pouco menor de pessoas, mas tivemos, na soma de todas as provas, quase 300 inscritos, entre os quais até as crianças que também disputaram o Pedal Kids, que foi uma atividade mais lúdica com um percurso de 1km no aeroporto de Monte Verde. Vale destacar ainda que nenhum participante se perdeu nos percursos. As marcações indicando os caminhos estavam excelentes e a organização só recebeu elogios. E não apenas em relação a isso. O pessoal gostou dos pontos para hidratação e lanche em locais estratégicos dos trajetos, assim como destacou o privilégio de poder contemplar paisagens tão bonitas ao longo das provas”, ressalta Miranda, que não escondeu a satisfação com o seu bom desempenho na corrida de 10km que disputou.
“Além de ter chegado em primeiro lugar ao fim do percurso, eu fui o mais rápido no trecho cronometrado de subida, de um quilômetro e cento e setenta metros, que eu percorri em 8 minutos e 53 segundos, quebrando o meu próprio recorde desta parte do trajeto, que era de 9min30s”, reforça o atleta, especialista em corridas de montanha e de trail running, que no domingo venceu com um tempo final de 2h11min12s, apenas dois segundos mais rápido do que Lucca Benelli, segundo colocado. Antoniel dos Santos Lima ficou com a terceira posição.
A premiação de Rainha da Montanha desta prova de 10km foi vencida por Luciana Bandelli, enquanto a primeira posição no geral foi conquistada por Marta da Silva Camilo. Já os ganhadores das disputas de 5km foram Eliezer Lopes Corrêa Souza e Cristina Camargo, sendo que as corridas dessas duas distâncias reuniram aproximadamente 140 participantes ao total.
O Pedal nas Montanhas, evento que teve cerca de 120 inscritos, contou com um fato curioso. Os três primeiros da prova de 40km são de Monte Verde e fazem parte de uma mesma família. Pedro Henrique Ribas Almeida foi o vencedor, seguido por Weslley Aparecido de Almeida e Alisson Diego de Almeida, respectivos segundo e terceiro colocados. Já Cosmo Andric Malandrin Neto foi o ganhador da categoria das bikes elétricas. Wagner Ortigossa veio logo atrás, na segunda posição, e Flávio Nunes Silva ficou em 3º.
“Os eventos do último final de semana foram um grande sucesso e isso se tornou possível graças ao ótimo trabalho do staff da organização, com mais de 40 pessoas envolvidas. Agradecemos a todos que dedicaram a sua manhã de domingo ao Esportes nas Montanhas e às empresas que doaram produtos para serem sorteados aos participantes (duas bicicletas de mountain bike aos adultos e outras duas infantis)”, enfatiza Rebecca Wagner, presidente da MOVE.
Organizadora da atração em conjunto com a Haka Race, a entidade também contou com o apoio das seguintes empresas associadas para realizar os eventos deste último final de semana: Agência Quadriventure, Escola de Falcoaria, Mantikau Chocolates, Confraria Monte Verde, Galeria Cristina Bottallo, Organic Art & La Casa de Cheiro, Edelweiss Geleias, Patinação no Gelo, Apiário Flores da Serra, SmartCel Place, Le Cadeau De Dieu, O Trutário, Fazenda Radical, Villa Donna Bistrô, Aconchego Doces, Villa Madre e Cucina da Villa.