O curso propõe uma reflexão a respeito da trajetória da televisão brasileira, ao abordar os diversos gêneros e formatos de programas de TV desde a sua inauguração no Brasil até os dias atuais. A análise aprofundada da teledramaturgia terá ênfase na telenovela como produto cultural, ao destacar a sua influência e impacto nos telespectadores.
Coordenação: Julio Cesar Fernandes
Data: 14 a 30/04/2014 – segundas, terças a quartas-feiras
Horário: 19h às 21h
Público-alvo: estudantes de comunicações, rádio e TV, jornalistas, escritores, historiadores, dramaturgos e interessados a partir de 18 anos.
Inscrições: Entre os dias 01 a 08/04/2014 pelo site www.oficinasculturais.org.br
Seleção: questionário
Número de vagas: 15
Informações: oficina.memoriatv@gmail.com
Julio Cesar Fernandes é mestre em Comunicação com ênfase em memória televisiva e bacharel em Rádio e Televisão pela UMESP. Trabalhou como produtor, roteirista e pauteiro nas emissoras TV Mundo Maior, TV Cultura e Band. Atualmente é coordenador de operações na TV Globo em São Paulo.
OFICINA DA PALAVRA CASA MÁRIO DE ANDRADE
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - Cep: 01154-010 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085 casamariodeandrade@oficinasculturais.org.br
Coordenação: Julio Cesar Fernandes
Data: 14 a 30/04. Segundas, terças e quartas-feiras.
Público: profissionais e estudantes de comunicação; interessados em geral.
Inscrições: 01 a 08/04 pelo site www.oficinasculturais.org.br
Seleção: questionário.
Vagas: 15
Justificativa: O Brasil é um país carente da preservação de sua memória em geral. Em relação à comunicação, esse fato fica ainda mais evidente. A televisão é o meio de comunicação mais popular no Brasil, e o gênero de telenovela ganhou ao longo dos anos cada vez mais espaço junto aos telespectadores, por refletir a identidade do brasileiro em suas tramas.
Objetivo: refletir sobre a trajetória da televisão brasileira, com ênfase nas telenovelas. E alertar para um campo de estudo pouco analisado no País: a memória televisiva.
Sinopse: Os encontros têm como proposta refletir sobre a trajetória da televisão e da telenovela brasileira.
CRONOGRAMA
Encontro 1 – Televisão
- A televisão no mundo;
- Inauguração da TV no Brasil;
- A TV nos anos 1950 e 1960: ao vivo.
Encontro 2 - Televisão
- Censura na TV;
- Anos 1970 e a consolidação do padrão Globo de qualidade.
Encontro 3 – Televisão
- Anos 1980 e 1990.
Encontro 4 – Televisão
- Século XXI;
- Gêneros e formatos na televisão brasileira.
Encontro 5 – Telenovela
- História do gênero;
- Início da telenovela no Brasil e outros gêneros teledramatúrgicos.
Encontro 6 – Telenovela
- Fases da telenovela brasileira: de 1963 a 2013;
- Telenovela: característica de um produto cultural;
- Minissérie X Novela: obra fechada e obra aberta.
Encontro 7 – Telenovela
- História da TV por assinatura no mundo e no Brasil;
- Televisão segmentada;
- Memória televisiva: iniciativas no Brasil e no mundo.
Encontro 8 – Encerramento
- Canal Viva;
- Lugar da memória em programas de arquivo reexibidos;
- Considerações Finais.
Bibliografia Básica:
ADORNO, Theodor. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel (Org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: EDUSP, 1971. p. 287-295.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural – O Iluminismo como mistificação de massas. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da cultura de massa. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. p. 169-216.
ALENCAR, Mauro. A hollywood brasileira: panorama da telenovela no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Senac Rio, 2004.
ALVES, Vida. TV Tupi: uma linda história de amor. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.
BALOGH, Ana Maria. O discurso ficcional na TV: sedução e sonho em doses homeopáticas. São Paulo: EDUSP, 2002.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
BRAUNE, Bia; RIXA. Almanaque da TV. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
BUCCI, Eugênio. Brasil em tempo de TV. São Paulo: Boitempo Editorial, 1996.
BUCCI, Eugênio; KEHL, Maria Rita. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004.
CARVALHO, Juliano Maurício de. MMDS: a história da TV por assinatura no
Brasil. 1994. 232 f. Monografia (Comunicação Social) – Puccamp, Campinas.
DICIONÁRIO da TV Globo, v. 1: programas de dramaturgia & entretenimento. Projeto Memória das Organizações Globo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
DUARTE, Luiz Guilherme. É pagar para ver: a TV por assinatura em foco. São Paulo: Summus, 1996.
FERNANDES, Ismael. Memória da telenovela brasileira. 4. ed. ampl. São Paulo: Brasiliense, 1997.
FIAT/IFTA – Fédération internationale des archives de télévision, [Copenhague], s.d, on-line. Disponível em: <http://www.fiatifta.org>. Acesso realizado em 03 set. 2013.
FILHO, Daniel. O circo eletrônico: fazendo TV no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
FOGOLARI, Élide Maria. O visível e o invisível no ver e no olhar a telenovela : recepção, mediação e imagem. São Paulo: Paulinas, 2002.
GOMES, Angela Nelly. Gente que paga TV: o telespectador da TV por assinatura no Brasil. 1998. 135 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.
HALBWACHS, Maurice. A Memória nos idosos e a nostalgia do passado. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, v. 7, n. 21, p. 633-658, dez. 2008.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Edições Vértice, 1990.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A Ed., 2000.
HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado: a sociedade da novela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
HOINEFF, Nelson. A nova televisão: desmassificação e o impasse das grandes redes. Rio de Janeiro : Relume Dumará, 1996.
LIMA, Jorge da Cunha. Uma história da TV Cultura. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Cultura - Fundação Padre Anchieta, 2008.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; BORELLI, Silvia Helena Simões; RESENDE, Vera da Rocha. Vivendo com a telenovela: mediações, recepção, teleficcionalidade. São Paulo: Summus, 2002.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. 4. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2000.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
MEMÓRIA Globo, [Rio de Janeiro], [s.d.], on-line. Disponível em: <http://www.memoriaglobo.com.br>. Acesso realizado em 10 set. 2013.
OLIVEIRA SOBRINHO, J. B. de (José Bonifácio). O livro do Boni. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011.
ORTIZ, Renato; BORELLI, Silvia Helena Simões; RAMOS, José Mário Ortiz. Telenovela: história e produção. 2. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
REIMÃO, Sandra. Televisão. In: MELO, José Marques de (Org.). O campo de comunicação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2008.
SCHIAVO, Marcio Ruiz. Dez anos de Merchandising Social. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2006, Brasília. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1820-1.pdf>. Acesso realizado em 03 mar. 2013.
SOUTO MAIOR, Marcel. Almanaque da TV Globo. São Paulo: Globo, 2006.
XAVIER, Nilson. Teledramaturgia, [s.d.], on-line. Disponível em: <http://www.teledramaturgia.com.br>. Acesso realizado em 20 out. 2013.
XAVIER, Ricardo; SACCHI, Rogério. Almanaque da TV: 50 anos de memória e informação. Rio de Janeiro: editora Objetiva, 2000.
Currículo resumido
Julio Cesar Fernandes é graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, tem experiência em produção e roteiro em rádio, televisão e mídia out-of-home. Já atuou nas emissoras de TV Mundo Maior, Cultura, Bandeirantes e, desde 2009, está na TV Globo, onde ocupa atualmente o cargo de coordenador de operações do Jornalismo. Em 2013, obteve o título de mestre em Comunicação com ênfase em memória televisiva. Julio também foi por cinco anos professor de idioma e em 2012 trabalhou em produção de telenovelas no PROJAC, na cidade do Rio de Janeiro.
Questões objetivas para a seleção:
1 - Qual o seu interesse em realizar essa oficina?
2 – Com qual frequência você lê artigos em jornais/revistas ou livros sobre televisão?
3 – Qual sua relação com a televisão?
4- Você se interessa pelos temas “memória televisiva” e “arquivo de televisão”? Em caso positivo, explique sucintamente.
5- Na sua opinião, qual a importância da telenovela para o brasileiro?
Oficina Gratuita "Memória televisiva e Hstória da Telenovela Brasileira"
Em mais de 60 anos, a TV influencia a vida dos brasileiros. Se você se interessa pelo assunto e quer discutir a história das telenovelas e outros programas de televisão no Brasil, inscreva-se!
Coordenação: Julio Cesar Fernandes
Data: 14 a 30/04/2014 – segundas, terças a quartas-feiras
Horário: 19h às 21h
Público-alvo: estudantes de comunicações, rádio e TV, jornalistas, escritores, historiadores, dramaturgos e interessados a partir de 18 anos.
Inscrições: 01 a 08/04/2014 pelo site www.oficinasculturais.org.br
Seleção: questionário
Número de vagas: 15
Informações: oficina.memoriatv@gmail.com
OFICINA DA PALAVRA CASA MÁRIO DE ANDRADE
R. Lopes Chaves, 546 - Barra Funda-CEP: 01154-010 - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085 casamariodeandrade@oficinasculturais.org.br