Agudos, Álvaro de Carvalho, Barra Bonite, Bofete, Borebi, Botucatu, Fernão, Garça, Guarantã, Iacanga, Itatinga, Lençóis Paulista, Lucianópolis, Lupércio, Macatuba, Pardinho e Pederneiras mobilizam a Conferência Intermunicipal
Foto: Divulgação/5cnma |
Ocorre no dia 20 de Janeiro de 2025, de forma exclusivamente on-line, através da plataforma zoom, a partir das 09:00 hrs, a I Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Centro Oeste Paulista - CIMA – COP. A Conferência é uma das etapas mais importantes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.
"A Conferência Intermunicipal sobre Desastres Climáticos é mais do que um evento; é um chamado à ação para toda a região Centro-Oeste Paulista. Estamos diante de desafios urgentes que impactam diretamente nossas cidades e a qualidade de vida da nossa população: secas prolongadas, enchentes devastadoras, queimadas cada vez mais frequentes. Esses problemas não respeitam fronteiras municipais e, por isso, exigem soluções colaborativas e integradas.
A conferência é uma oportunidade única para unirmos forças – sociedade civil, empresas e governos – na construção de um futuro resiliente e sustentável para a nossa região. É um espaço para refletirmos sobre as consequências da inação e, principalmente, para propormos medidas concretas que mitiguem os impactos das mudanças climáticas e protejam nossos ecossistemas.
Se não agirmos agora, os prejuízos econômicos e sociais continuarão a crescer exponencialmente. Este é o momento de transformar nossa preocupação em ação e de demonstrar, através de projetos e propostas, que a região Centro-Oeste Paulista é capaz de liderar a transição para um modelo de desenvolvimento que priorize o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente."
Afirma, Roberta Alvarenga. Diretora-fundadora do Instituto Repense. O Instituto é o responsável pela realização da Conferência Intermunicipal.
A mobilização para as conferências municipais e intermunicipais, é uma iniciativa do governo federal.
Sobre a Conferência
Durante a conferência intermunicipal, os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental.
As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas que será debatido nas Conferências Estaduais.
Benefícios para os municípios
Participar das conferências do meio ambiente traz inúmeros benefícios para as cidades brasileiras. Entre eles, destaca-se o acesso a conhecimento e inovação. As conferências oferecem uma plataforma única para que gestores e técnicos municipais se capacitem e adquiram novas habilidades e conhecimentos sobre gestão ambiental.
A participação também fortalece a governança ambiental local. Ao envolver diferentes setores da sociedade, como governo, sociedade civil e setor privado, as conferências promovem a construção de políticas públicas mais abrangentes e alinhadas com as necessidades e expectativas da população.
Além disso, os municípios que participam das conferências têm a oportunidade de influenciar políticas estaduais e nacionais de meio ambiente. Isso significa que as ideias e soluções desenvolvidas por cada município terão o potencial de impactar políticas em uma escala maior.
O Instituto Repense é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a promoção da sustentabilidade e da justiça climática. Atuamos na educação, mobilização e articulação de iniciativas que integram meio ambiente, sociedade e economia, sempre alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nossa missão é repensar o presente para construir um futuro mais justo, regenerativo e resiliente, fortalecendo comunidades e preservando nossos ecossistemas.
Saiba como participar em: www.institutorepense.org ou inscreva-se diretamente através do formulário: Inscrições: https://forms.gle/JSzKaLUN757EwfD16. Para mais informações, acesse o site do evento, cadastrado no Ministério do Meio Ambiente: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/cnma/f/130/meetings/860
Galeria de Fotos: