Informes - GERAIS

Alma celebra o Natal com concerto “Luzes na Floresta” no Theatro Pedro II

5 de Dezembro de 2024

Espetáculo reúne cerca de 120 artistas em palco - alunos dos cursos de instrumentos, canto e balé e conta com participação de professores da academia. Serão duas apresentações em Ribeirão Preto, nos dias 7 e 8 de dezembro; e uma em São Joaquim da Barra, no dia 12.  O concerto marca o encerramento do ano letivo na Academia e é aberto e gratuito à toda população e região

A união do espírito do Natal com a beleza e o mistério da natureza dão o tom do espetáculo “Luzes na Floresta”, concerto de Natal que a Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) apresenta no Theatro Pedro II nos dias 7 (sábado), às 20h e 8 de dezembro (domingo), às 19h. A entrada é gratuita e a distribuição de ingressos começa nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, na bilheteria do teatro, das 10h às 18h, até esgotarem os lugares. A agenda tem ainda uma terceira apresentação, no dia 12 de dezembro, às 19h30, no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (CCCAN), em São Joaquim da Barra, onde a Academia mantém seu Núcleo 2 de ensino.

Para este tradicional concerto que marca o encerramento do ano letivo na Alma, o grupo de cerca de 120 artistas - entre músicos, cantores e bailarinos - convida o público a embarcar numa viagem mágica embalada por canções natalinas de diferentes tradições pelo mundo. O público será surpreendido com seres místicos que habitam o espaço encantado da floresta, fadas que dançam com a luz das estrelas, borboletas que espalham cores pelos ares e pássaros que entoam harmonias celestiais. “Cada melodia conta uma história, evocando o calor e o encanto que o Natal traz, enquanto celebramos a união entre o mundo humano e a magia da natureza. Será uma noite única e inesquecível, em que a música e a fantasia se encontram para transformar aquele momento em pura poesia”, assegura a professora Snizhana Drahan, diretora artística do concerto.

O repertório de “Luzes na Floresta” reúne 12 canções, de compositores brasileiros e estrangeiros, e cantos tradicionais ingleses e ucranianos. Além dos alunos e alunas solistas dos cursos de instrumentos e canto, o concerto terá a participação do Corpo Estável de Balé na Alma, dirigidos pela professora Marisol Gallo. “O balé compõe o espetáculo como um todo, com apresentações solo, duetos, trios e quintetos, em sete músicas”, adianta Marisol. A classe de balé iniciou na Academia há pouco mais de seis anos e, segundo a bailarina, as participações dos alunos integrando os concertos de Natal mostram a evolução do trabalho.

A preparação e os ensaios para “Luzes na Floresta” vêm sendo realizados há três meses. Entre os momentos especiais preparados, a diretora artística Snizhana Drahan, revela que o nascimento de Jesus deve ser um dos mais tocantes. “Será um momento marcado por uma iluminação especial, cuidadosamente orquestrada, como se uma estrela brilhasse intensamente sobre a floresta, trazendo paz e renovação ao mundo”, entrega Snizhana. “Natal é um tempo de celebração do amor, da vida e da união entre os povos e, para a Alma, oferecer esse concerto à Ribeirão Preto é uma grande realização para selar todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano que é muito especial, pois comemoramos 10 anos de existência”, acrescenta Dulce Neves, presidente da Academia Livre de Arte e Música.

O espetáculo tem direção musical do maestro Bogdan Dragan e duração de 70 minutos. Toda a apresentação terá tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O espetáculo é uma realização da Alma e do Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet). Conta com o patrocínio das seguintes empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia – Necta, GS Inima Ambient, Cutrale; Suíte – Santa Helena Indústria de Alimentos S/A, Interunion, Tereos, Usina Vertente; Ária – Goiasmaq, Suprir e Grupo Intelli. Conta ainda com a parceria da Universidade de São Paulo, por meio do Departamento de Música da FFCLRP, e apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II.

Núcleo 2

O Coral Canto da Alma – São Joaquim da Barra participará também do concerto “Luzes na Floresta” na apresentação do dia 12 de dezembro, no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (CCCAN), às 19h30, em São Joaquim da Barra.

Serviço: “Luzes na Floresta” - Concerto de Natal da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma)

Ribeirão Preto

Datas e horários: 7/12 (sábado) – 20h || 8/12 (domingo) – 19h

Local: Theatro Pedro II (rua Álvares Cabral, 370)

Acesso: gratuito (distribuição de ingressos a partir de 28/11, das 10h às 18h, na bilheteria do teatro)

São Joaquim da Barra

Data e horário: 12 de dezembro (quinta-feira) | 19h30

Local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (CCCAN), São Joaquim da Barra (rua Alfredo Nogueira, 390)

Acesso: gratuito, por ordem de chegada

Programa

“Amazing Grace”, de John Newton

“We wish you a merry Christmas”, canto tradicional inglês        

“Natal branco”, de Irving Berlin

“Schedrik”, canto tradicional ucraniano

“The Prayer”, de David Foster e Carole Bayer Sager                           

“O Velhinho”, de Octávio Babo Filho

“Cantiga para acalentar”, de Antônio Madureira

“Ave Maria brasileira”, de Vicente Paiva

“Faça um lugar”, de Raul Fernando

“Noite Feliz”, de F. Gruber

“The First Noel”, canto tradicional inglês                   

“Fantasia de Natal”

Sobre a Alma

A Alma - Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades. com o objetivo de ampliar o repertório de habilidades e o universo cultural dos alunos.

Comentários
Assista ao vídeo