![]() |
Foto: Ricardo Valarini e Léo Barilari/ Inovafoto |
Com casa lotada e presença de grandes nomes da crônica esportiva do Brasil, a ACEESP realizou na noite de segunda-feira (02/12) a cerimônia de entrega do TROFÉU ACEESP 2024 aos jornalistas premiados e a outros profissionais homenageados, no auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol (Pacaembu).
A festa reafirmou o significado do troféu para os profissionais e veículos no mercado da comunicação. Afinal os vencedores foram eleitos pelo voto direto, livre e democrático dos sócios da ACEESP. É jornalista votando em jornalista.
Apresentada por Gabriela Ribeiro, dos Canais Globo, e Milton Leite, a festa teve vários momentos de muita emoção, tais como a entrega dos troféus Regiani Ritter, para a jornalista Marilia Ruiz, e o Troféu Ely Coimbra, que este ano foi entregue ao repórter Pedro Bassan.
Além dos jornalistas, a festa também premiou os destaques esportivos de 2024. No feminino, a ginasta Rebeca Andrade faturou o tricampeonato. Impedida de vir ao Pacaembu por conta de sua agenda de treinos, a maior medalhista olímpica do Brasil foi representada por sua mãe, dona Rosa, aplaudida de pé pela plateia. No masculino, o craque Estevão, do Palmeiras, levou o prêmio pela primeira vez.
Além do Museu do Futebol, o Troféu ACEESP teve o apoio da Ford, patrocinadora do evento há mais de três décadas, AVSC Audiovisual e o curso de jornalismo da ESPM-SP. Pelo segundo ano consecutivo o evento teve a cobertura ao vivo pelo YouTube produzida pelos alunos do curso de jornalismo da ESPM.
Confira a seguir a relação completa dos premiados da noite.
Todos os ganhadores de 2024 – Confira a seguir a lista dos profissionais e veículos premiados em cada categoria.
TV
Narrador (a): Everaldo Marques (TV Globo/SporTV)
Comentarista: Alexandre Lozetti (TV Globo/SporTV)
Repórter: Eduardo Affonso (Canais ESPN)
Apresentador (a): Renata Fan (TV Bandeirantes)
RÁDIO
Narrador (a): Oscar Ulisses (Rádio CBN)
Comentarista: Raphael Prates (Rádio CBN)
Repórter: Alinne Fanelli (Rádio BandNews FM)
Apresentador (a): João Paulo Cappellanes (Rádio Bandeirantes)
MÍDIA DIGITAL/ON LINE
Melhor veículo: Portal UOL Esportes
Melhor profissional do ano: André Hernan (Canal do André Hernan)
OPINIÃO – MÍDIA ESCRITA (IMPRESSA OU DIGITAL)
Melhor colunista: PVC (Portal Uol Esporte)
INTERIOR
Rádio: Rádio CBN (Ribeirão Preto)
TV: EPTV (Ribeirão Preto) e Thathi TV (Ribeirão Preto) – empate
Jornal/site: A Cidade ON (Ribeirão Preto)
LITORAL
Rádio: Rádio Caraguá FM (Caraguatatuba)
TV: TV Tribuna (Santos)
Jornal/site: A Tribuna (Santos)
EX- ATLETAS
Melhor profissional do ano: Neto (TV Bandeirantes)
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Melhor profissional do ano: Felipe Espíndola (São Paulo Futebol Clube)
PERSONALIDADES DO ESPORTE NO ANO
Feminino – Rebeca Andrade (Ginástica Olímpica)
Masculino – Estêvão (atacante da SE Palmeiras)
PRÊMIOS ESPECIAIS INDICADOS PELA DIRETORIA
TROFÉU REGIANI RITTER – Marília Ruiz (Canais Band, Portal UOL e Paramount+)
TROFÉU ELY COIMBRA – Pedro Bassan (TV Globo)
HONRA AO MÉRITO – 50 ANOS DE CARREIRA – Waldo Braga e Júlio Deslbosque
MELHOR MATÉRIA ESCRITA (MÍDIA IMPRESSA OU PLATAFORMAS ON LINE) – Danilo Sardinha (Globo Esporte.Com), com a reportagem: “Conheça a bola criada por crianças que virou sinônimo de esperança em campo de refugiados na África)
MELHOR IMAGEM DO ESPORTE EM 2024 – Mathilde Missioneiro (Folhapress), com foto de Rebeca Andrade comemorando a medalha de prata na final de salto, em Paris-24, com a bandeira do Brasil em formato de coração.
E acesse a galeria de fotos no link https://drive.google.com/drive/folders/1sKw9MnCgX-xpq8e-WyO356791sQ6EUbe
Para assistir o vídeo, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=FTikzcY20qM
Galeria de Fotos: