OS SERTÕES DO MUNDO é um projeto idealizado por Socorro Lira após fazer residência artística na África do Sul, Moçambique e Gana, no ano 2011. E dedicado às regiões áridas e semiáridas da Terra.
Nessa primeira etapa Lira, que já conta dez CDs em sua discografia, lança um miniálbum (EP) com duas faixas disponíveis na internet, para download, no dia 11 de Abril, às 14h, a partir do site www.socorrolira.com.br. E um videoclipe, no canal www.youtube.com/liraprocult
No EP, duas canções próprias, inéditas, arranjadas pelo pernambucano Jorge Ribbas. Fino Poema é uma homenagem (feitaainda em vida) a DOMINGUINHOS e traz a sanfona dele, gravada em setembro de 2012.
A segunda faixa é Poema Didáctico, uma parceria com o moçambicano MIA COUTO, um dos mais considerados escritores da língua portuguesa, atualmente. Além disso, conta com a participação do também moçambicano Stewart Sukuma e sua Banda Nkhuvu, nos tambores e vocais.
O videoclipe da canção Poema Didáctico é também, por si só, um poema. Roteiro e direção de Danilo Oliveira, artista plástico paulistano que vem se destacando no universo audiovisual.
O espetáculo de lançamento é uma ocasião especial para reunir ‘os sertões’separados pelo oceano que se pôs entre o Nordeste brasileiro e a costa da África. A sertaneja Socorro Lira convida o também sertanejo RAPadura Xique Chico - o rapper que junta rap e repente, unindo as pontas das periferias rural e urbana do Brasil e do mundo. E Lenna Bahule, para cantar sua terra, Moçambique, e a profunda poesia do conterrâneo Mia Couto.
Uma banda à altura acompanha a trupe: Ana Eliza Colomar (flauta, sax), Paulo Bira (baixo acústico), André Rass(percussão) e Breno Ruiz (piano acústico).
Socorro Lira ganhou o Troféu Cata-Vento 2013 da Rádio Cultura Brasil (Programa Solano Ribeiro e a nova música do Brasil), na categoria melhor música do ano com “Delicadeza III – Pata humana pata” e o 23º Prêmio da Música Brasileira 2012 como melhor cantora, na categoria regional.
Mais: www.socorrolira.com.br