A cantora e compositora brinca com a técnica de cantar as palavras ao contrário. Canção é a continuação do último trabalho e recebe clipe gravado em Florianópolis (SC) e em Paris
Marissol Mwaba |
Créditos: Corentin Magny |
Escute aqui:
https://tratore.ffm.to/
Com “Adiref Aul", Marissol Mwaba retorna com uma obra que é ao mesmo tempo um reencontro e uma redescoberta, uma jornada entre música, dança e autoconhecimento. Inspirada pelo processo de reverter suas próprias composições, a artista explora a beleza escondida no “contrário” com sua técnica única, que chama de “Reversas de Lossiram.” Como uma continuação de “Lua Ferida,” lançada anteriormente, “Adiref Aul” surge do fascínio da artista pela possibilidade de revisitar significados ocultos em sua própria obra.
“Adiref Aul” – ou “Lua Ferida” ao contrário – é mais do que uma música invertida; é o resultado de um processo criativo que remonta à infância da artista. Desde pequena, Marissol se fascinava ao cantar canções ao contrário, descobrindo ali uma espécie de “nova música” em meio aos sons familiares. Esse hábito se transformou em uma técnica, a qual ela chama de “Reversas de Lossiram,” um método que desenvolveu para reverter melodias e letras de modo a extrair uma camada inédita de expressão e emoção.
Ao longo dos anos, a artista aperfeiçoou essa técnica, criando uma metodologia própria para compor e interpretar suas canções sob essa perspectiva inversa. A técnica de “Reversas de Lossiram” não se resume a apenas reverter as músicas, mas envolve um estudo detalhado de fonética e sotaques, possibilitando que cada nota e cada palavra ao contrário sejam articuladas e emitidas. “Esse processo cria uma ponte entre o que eu conheço e o que eu ainda não vi na minha própria música” explica a artista. “É como descobrir algo que estava lá o tempo todo, mas escondido na forma de som.”
A canção também é marcada por influências profundas da música e dança árabes, resultado de anos de estudo com a mestra, bailarina e pesquisadora Jade el Jabel no estúdio Dumuaini - um dos maiores redutos de danças árabes no Brasil. Encantada pela complexidade rítmica e pela expressividade da dança do ventre, a artista congo-brasileira trabalhou com Jade, que também contribui na faixa cantando coro e tocando instrumentos (snujs e pandeiros). Na produção musical, Marissol contou com Lucs Romero que integrou diversas referências ao universo árabe da composição.
“Foi um projeto que foi crescendo e eu, como uma cantora diletante, não profissional que sou apaixonada, a oportunidade de tocar e trabalhar do lado da Marissol foi um momento muito inesquecível, e estar dentro da casa dela foi uma inspiração imensa para eu compor minha primeira música em português” completa Jade sobre esse encontro.
Já o videoclipe de “Adiref Aul", dirigido pela própria artista junto com Leonor Scola, foi gravado em duas cidades especiais em sua trajetória: Florianópolis, onde construiu boa parte de sua carreira, representa o lar e a busca pelo reencontro criativo. Em cenas filmadas em locais significativos como a Praia de Santo Antônio, ela retrata a dualidade entre o artista em crise e a inspiração que a visita em sonho. E em Paris, a narrativa do clipe ganha uma nova dimensão, simbolizando o ponto de virada e a reconexão com a arte. Dessa forma, o artista se transforma em um guerreiro de seus próprios sonhos, guiado por um hino reverso e movido pelas forças da arte e pela rede de apoio que acompanha a realização de cada propósito.
Inspirada pelo estilo cinematográfico de Baloji - artista que também compartilha raízes congolesas - nas cenas estáticas, Marissol capturou momentos de renascimento pessoal.
Assista ao clipe:
https://youtu.be/yW-AxybcZpM?
A artista também se dedicou a uma preparação física e vocal minuciosa, unindo o canto à dança do ventre, criando uma ponte entre o som e o movimento. Sob a orientação da Fonoaudióloga Gláucia Verena e da Bailarina Jade el Jabel, ela se preparou durante meses para dominar o desafio de cantar e dançar simultaneamente, levando a complexidade de sua técnica vocal e corporal a um novo nível. O número contou ainda com toques da Bailarina Mariana Quadros. “No início, parecia impossível coordenar tudo, mas o treino diário me deu a segurança para interpretar a música como eu queria", conta.
Para Marissol Mwaba, o lançamento de “Adiref Aul” marca uma nova etapa de renascimento e renovação. Disponível em todas as plataformas digitais, “Adiref Aul” é um convite para explorar o poder da arte como um meio de reinvenção e transformação, ressoando tanto pelo que revela quanto pelo que sugere.
Com apoio da Perene Filmes (Florianópolis), da Dreamland Digital (São Paulo) e da Blossom Talent Agency (Paris), esta realização da ADABU Produções é um reflexo do trabalho colaborativo e independente da artista.
**Texto por Luiza Santi.
Ficha Técnica Adiref Aul
Single:
Voz: Marissol Mwaba
Produção Musical: Lucs Romero e Marissol Mwaba
Coro: Jade El Jabel e Marissol Mwaba
Pandeiro e Snuj: Jade El Jabel
Direção Musical: Lucs Romero e Marissol Mwaba
Letra e música: Marissol Mwaba
Mixagem: Lucs Romero e Dani Mariano
Masterização: Dani Mariano
Captação: Lucs Romero
Distribuidora: Tratore
Editora: BMG Brasil
Selo e MKT Digital: Dreamland Digital
Realização: Adabu Produções
Capa:
Fotografia capa: François Muleka
Direção de Arte de Projeto Gráfico: Alice Assal
Projeto gráfico: Jéssica Junqueira
Direção de Performance: Leonor Scola
Acessório: Fino Trapo
Clipe:
Direção geral e Roteiro: Marissol Mwaba e Leonor Scola
Direção de Performance e preparação de elenco: Leonor Scola
Preparação corporal: Jade el Jabel
Coreografia: Jade el Jabel, Mariana Quadros e Marissol Mwaba
Captação de Imagens: Corentin Magny | Blossom Talent Agency , Leonor Scola e François Muleka | Cinema Perene
Montagem: Corentin Magny e Marissol Mwaba
Colorização e Finalização: Corentin Magny | Blossom TA
Direção de Arte: Alice Assal, Leonor Scola e Marissol Mwaba
Figurino: Thuanny Paes, Leonor Scola e Marissol Mwaba
Acessórios: Fino Trapo e François Muleka
Geral:
Mgmt e Produção Executiva: Adabu Produções
Selo e MKT Digital: Dreamland Digital
Assistentes de Produção: Leonor Scola
Apoio: Blossom Talent Agency
Fonoaudiologia: Lab Voz | Glaucia Verena
Preparação Corporal: Jade El Jabel
Gestão Adm.: Mwewa Lumbwe | Adabu Produções
Assessoria de Imprensa: Carolina Martins
Agradecimentos: Lídia Pereira, Tuna (Luiz Fortunato) e Isadora Souza