Publicação digital com artigos de especialistas sobre temática ‘O dito e o não dito’ estará disponível para download. Evento de lançamento contará com show de Denise Mello com canções da era do rádio
Organizada inicialmente pelo bibliófilo José Mindlin, biblioteca que pertenceu a Ema Klabin conta com livros raros |
Créditos: Nelson Kon |
No dia 10 de novembro, a Casa Museu Ema Klabin lançará o sexto volume dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin, publicação anual em formato digital com textos de pesquisadores convidados sobre temas trabalhados em sua programação cultural. A publicação ficará disponível para download gratuito no site: www.emaklabin.org.br.
Este sexto volume inclui textos relacionados com a temática curatorial de 2023, “O dito e o não dito”, e ensaios sobre a exposição A palavra impressa, 1492 – 1671: livros raros da Biblioteca Ema Klabin. Além disso, a seção Rizomas apresenta textos sobre música, meio ambiente, literatura e mulheres, além de um ensaio sobre a biblioteca de Ema Klabin, que conta com mais de 3.500 volumes, entre manuscritos, incunábulos (livros produzidos até 1500), edições aldinas, relatos de viajantes, primeiras edições, edições de luxo e livros ilustrados por artistas.
Organizado pelo curador da Casa Museu Ema Klabin, Paulo de Freitas Costa, e pela coordenadora do núcleo de cursos e palestras, Ana Cristina Moutela, a publicação expressa a diversidade da programação de 2023.
Era do Rádio
No dia do lançamento, a cantora e compositora Denise Mello apresentará seu espetáculo Mulheres na Canção, que inclui obras de compositoras brasileiras, principalmente da era do rádio. O repertório contará com composições de Almira Castilho, coautora de “Chiclete com banana”; Maysa, autora de “Ouça”; entre outras.Durante o show, Denise também compartilhará histórias de seu livro “A Mulher na Canção”, lançado em 2022.
A banda é formada por Denise Mello (voz/violão), Victor Mendes (violão/viola), Ana Eliza Colomar (flauta/cello) e André Rass (percussão).
Serviço:
Lançamento dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin: o dito e o não dito (v.6) com show Mulheres na Canção de Denise Mello
10 de novembro de 2024, das 11h às 13h
Gratuito*
100 vagas por ordem de chegada
Interpretação e tradução de libras
Rua Portugal, 43, Jardim Europa
Programa
Sobre a Casa Museu Ema Klabin:
A residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994 é uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados. A Coleção Ema Klabin inclui pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, obras do modernismo brasileiro, como de Tarsila do Amaral e Candido Portinari, além de artes decorativas, peças arqueológicas e livros raros, reunindo variadas culturas em um arco temporal de 35 séculos.
A Casa Museu Ema Klabin é uma fundação cultural sem fins lucrativos, de utilidade pública, criada para salvaguardar, estudar e divulgar a coleção, a residência e a memória de Ema Klabin, visando à promoção de atividades de caráter cultural, educacional e social, inspiradas pela sua atuação em vida, de forma a construir, em conjunto com o público mais amplo possível, um ambiente de fruição, diálogo e reflexão.
A programação cultural da casa museu decorre da coleção e da personalidade da empresária Ema Klabin, que teve uma significativa atuação nas manifestações e instituições culturais da cidade de São Paulo, especialmente nas áreas de música e arte. Além de receber a visitação do público, a Casa Museu Ema Klabin realiza exposições temporárias, séries de arte contemporânea, cursos, palestras e oficinas, bem como apresentações de música, dança e teatro.
O jardim da casa museu foi projetado por Roberto Burle Marx e a decoração foi criada por Terri Della Stufa.
Acesse nosso site e redes sociais
Site: https://emaklabin.org.br
Instagram: @emaklabin
YouTube: https://www.youtube.com/c/
Google Arts & Culture: https://artsandculture.google.
ema-klabin
Facebook: https://www.facebook.com/
X: https://twitter.com/emaklabin
Linkedin: https://www.linkedin.com/
Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?
Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?