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Como o mercado de entretenimento digital está crescendo e dominando muitos segmentos

18 de Outubro de 2024
Foto de Vitaly Gariev por Unsplash

Fatores como o aumento da conectividade global, as mudanças nos hábitos de consumo de mídia e o acesso facilitado aos avanços tecnológicos colaboraram para o crescimento do entretenimento digital, um mercado que tem se destacado nos últimos anos pela sua constante expansão.

Neste artigo, para compreender como o entretenimento digital está se expandindo e dominando diversos setores, exploraremos os dados contidos no relatório "Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2023-2027" feito pela PwC, uma firma multinacional de consultoria e auditoria.

Um mercado resiliente no Brasil e no mundo

Em 2022, diversas indústrias tiveram que enfrentar uma série de consequências relacionadas à desaceleração do ritmo de crescimento, a queda dos mercados de ações e o aumento de juros e taxas vivenciadas no período pós-pandemia.

Embora os segmentos de mídia e entretenimento não tenham escapado desse cenário desfavorável, o relatório da PwC constatou que a indústria foi capaz de lidar com as mudanças econômicas e aumentar sua receita no contexto nacional e internacional.

Segundo os dados levantados, a receita global do setor cresceu 5,4%, chegando a US$ 2,32 trilhões, enquanto no Brasil esse número foi ainda mais expressivo, com um aumento de 7%, atingindo US$ 41,3 bilhões. Isso revela a resiliência da indústria e seu potencial de continuar a expandir nos próximos anos, mesmo diante de condições econômicas desafiadoras.

O esperado é que o crescimento continue até 2027, ano no qual a receita da indústria brasileira de entretenimento e mídia deve aumentar em uma taxa superior à mundial. A previsão é de um aumento de 3,4% em relação ao esperado em 2026, já no panorama global, o percentual deve ser de 2,8%.

O crescimento exponencial das casas de apostas esportivas

As apostas esportivas são um dos segmentos do entretenimento digital com o crescimento mais rápido e significativo no cenário brasileiro. Parte desse aumento pode ser associado à constante legalização e regulamentação do mercado, assim como à união atrativa entre a tecnologia, o esporte e a diversão proporcionada pelas casas de apostas.

De acordo com o levantamento divulgado pela CNN Brasil, o número de empresas registradas no Brasil saltou de 26 em 2021 para 217 em abril de 2024, um crescimento de 734,6% em menos de quatro anos.

As recentes mudanças regulatórias que fortaleceram o mercado de apostas esportivas, também conduziram a um aumento na demanda por essa forma de entretenimento virtual. Somente no intervalo entre setembro e novembro de 2023, os acessos aos sites de apostas aumentaram em 95%, conforme estudo realizado pela SimilarWeb, empresa de inteligência de marketing digital.

Dentre as casas mais populares, destacam-se nomes como a Sportsbet.io, também conhecida como sports bet, por oferecer acesso a apostas relacionadas aos principais campeonatos de futebol, incluindo o Brasileirão Série A e B, assim como outros esportes, como tênis, basquete, vôlei, boxe e mais.

Espera-se que o segmento continue sua expansão de forma significativa nos próximos anos, o que deve gerar aumento na arrecadação governamental, impulsionado pelo fim do período de regulamentação de dois anos, iniciado em 2023 com a Lei 14.790, de 29 de dezembro de 2023. A partir de 2025, estima-se que o governo arrecade mais de R$ 3 bilhões em impostos provenientes das casas de apostas.

O segmento de eSports e videogames veio para ganhar

Um dos setores mais importantes que experimenta um crescimento explosivo é o dos videogames. De acordo com a PwC, os jogos estão se tornando um dos pilares mais lucrativos da indústria do entretenimento.

O setor deve experimentar um crescimento expressivo, atingindo receitas globais que deverão ultrapassar US$ 300 bilhões até 2027. Já em relação ao mercado de jogos do Brasil, em particular, as previsões são de que ele se expanda a um CAGR de 14,5%, de US$ 1,8 bilhão em 2023 para US$ 3,1 bilhões em 2027. 

Vale destacar que CAGR é a sigla para Taxa de Crescimento Anual Composta, a taxa média de crescimento de um investimento ao longo de um período específico. Ela serve como indicativo da taxa de retorno anualizada como se o investimento tivesse crescido a uma taxa constante.

Esse crescimento é alimentado pelo crescente apelo dos jogos móveis, jogos em nuvem e eSports, responsáveis por atrair grandes audiências em todo o mundo.

Mundialmente, os jogos também representam uma plataforma de publicidade lucrativa, com desenvolvedores de jogos aproveitando anúncios em jogos e conteúdo de marca para gerar novos fluxos de receita.

Projeta-se que o cenário competitivo de jogos (eSports) cresça junto com a indústria mais ampla de jogos, atraindo mais investimentos e patrocínios de grandes marcas, mostrando como o mercado de entretenimento digital está crescendo e dominando muitos segmentos.

Foto de Onur Binay por Unsplash

Serviços de streaming seguem em alta

A transição dos meios de comunicação tradicionais, como filmes em cartaz nos cinemas, canais de TV aberta e a cabo, para as plataformas digitais, serviços de streaming, tem contribuído para o crescimento do mercado do entretenimento digital.

Por isso, serviços de streaming como Netflix, Disney+ e Amazon Prime Video seguem se destacando ao revolucionar a forma como os consumidores interagem com o conteúdo de mídia sob demanda.

Até 2027, a tendência é que a receita global dos serviços de streaming de vídeo cresça significativamente, com modelos orientados por publicidade, como AVOD (vídeo sob demanda suportado por anúncios) e FAST (TV de streaming gratuita suportada por anúncios) ganhando força.

No Brasil, as plataformas de streaming de vídeo digital experimentaram uma expansão significativa do mercado, especialmente com o aumento do acesso à banda larga e à internet móvel. O relatório da PwC prevê um crescimento de dois dígitos nos serviços de streaming suportados por anúncios, à medida que mais empresas capitalizam o potencial de publicidade direcionada destas plataformas.

A receita gerada pelo setor de publicidade digital não para de crescer

A publicidade digital é outra área do entretenimento que está crescendo rapidamente. Ao passo que as empresas redirecionam cada vez mais orçamentos de marketing dos canais tradicionais (como TV e rádio) para plataformas digitais, espera-se que a receita global de anúncios digitais atinja quase US$ 1 trilhão até 2027.

No Brasil, a publicidade digital teve um aumento robusto em 2022, reflexo do crescimento de 13,3% em relação ao ano anterior. A expectativa é que semelhante progresso seja observado até 2027, com a receita passando de US$ 8,8 bilhões para US$ 11,2 bilhões.

Conclusão

O mercado de entretenimento digital está em expansão, impulsionado pelos avanços nos serviços de streaming, jogos, apostas desportivas e publicidade digital.

À medida que o comportamento do consumidor continua expressar predileção em relação a conteúdos sob demanda, personalizados e compatíveis com dispositivos móveis, as empresas traçam estratégias para inovar e capitalizar novas oportunidades de crescimento.

No entanto, por se tratar de um cenário cada vez mais competitivo, as empresas têm de enfrentar as incertezas económicas e as demandas dos consumidores para se manterem à frente da concorrência.

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